Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 passos para evitar o “branco” na hora da prova

5 passos para evitar o “branco” na hora da prova

Olá,

Você lê toda a bibliografia indicada no edital, assiste todas as aulas do curso preparatório e faz todos os simulados de provas anteriores possíveis, mas na hora de colocar todo o seu conhecimento na prova, aparece aquele “branco”. Entre as principais causas desse esquecimento estão o nervosismo e a ansiedade, mas por que isso acontece?

O “branco” surge quando o estudante, às vésperas da data da prova, estuda em estado de nervosismo. O cérebro, como forma de defesa, reconhece o estudo como algo negativo e “apaga” as informações, logo, fatores como humor e afetividade podem interferir na fixação do conteúdo. Para combater isso, o estudante deve buscar formas de estudo em que o prazer e a curiosidade sejam estimulados. Quer saber como? Descubra, a seguir.

Veja 5 passos para evitar o “branco” na hora da prova

deu-branco

1 – Busque formas alternativas de estudo

Além de se preparar para a prova, lendo livros e assistindo à videoaulas, você pode também buscar aprender por meio de notícias, reportagens, aplicando no dia a dia ou conversando com outras pessoas sobre o assunto. Dessa forma, você aprende de uma forma descontraída, interessante e, consequentemente sente prazer em aprender.

2 – Estude com antecedência

As informações são melhor fixadas pelo cérebro por meio da repetição e pelo estudo a longo prazo. Não é possível fixar muito conteúdo em apenas um dia. Uma parte pode ser absorvida, mas a outra parte, certamente irá desaparecer da sua memória. Portanto, mantenha contato diário com a informação e estude com bastante antecedência, de preferência, antes da publicação do edital, pois o tempo entre a divulgação do documento e a prova são de três meses, em média.

3 – Se recompense

Está difícil encarar aquela aula de Raciocínio Lógico ou de Direito Administrativo? A cada aula assistida, se recompense ouvindo aquela música que você adora ou comendo a sua comida favorita. Você pode fazer isso também a cada simulado feito ou livro lido. 

4 – Crie um método de estudo

Monte um planejamento de estudos eficiente fazendo anotações e comparações. Escreva ideias-chave de um lado do cartão e a definição no outro. Para treinar a sua memória, pergunte a si mesmo e responda sem olhar a resposta no cartão como uma forma de simular a prova.

5 – Evite estudar durante altas horas da noite

Estudar antes de dormir para que a matéria seja absorvida com mais facilidade é uma ilusão. Dormir bem é uma necessidade fundamental para o funcionamento do cérebro e para a fixação das informações.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo