Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 passos para aprender e estudar física

5 passos para aprender e estudar física

Olá leitores do Canal do Ensino!

A física é uma matéria de grande dificuldade para muitos alunos. Se esse é seu caso, confira 5 passos que podem ajudar você a aprender e estudar física.

A Física Clássica, também conhecida comoFísica Mecânica, é uma matéria de grande dificuldade para muitos alunos. Só de ouvir falar em fórmulas já pensam na nota vermelha da prova. Mas isso não precisa ser assim. Separamos cinco dicas que podem ajudar você a aprender e estudar física sem estresse; confira a seguir.

5 passos para aprender e estudar física sem estresse:

Entenda o movimento

Leia os dados do problema apresentado nos exercícios ou nas provas com muito cuidado, para que consiga entender cada coisa que se passa na situação. A física tem muito a ver com o movimento. Primeiramente, você deve visualizar e identificar o movimento.

Não aplique a fórmula cegamente

Aprender as fórmulas e decorá-las não significa que todos os exercícios estão resolvidos. Quando for usar uma fórmula você deve ter três coisas em mente: quando ela pode ser aplicada, quando não pode usá-la e como essa fórmula foi obtida.

Leis de Newton

Tudo o que é estudado em física clássica deve seguir as leis de Newton. Se você estiver com dúvidas em uma questão, procure aplicar as leis para saber quais forças estão envolvidas, onde e com quais efeitos.

Simplifique a situação

Procure simplificar ao máximo a questão oferecida. Se a pergunta possuir gráficos e tabelas, escreva os dados que estão sendo informados e quais fórmulas poderiam ser aplicadas.

Evite o decoreba

Ao invés de tentar decorar todas as fórmulas, procure entender como elas foram desenvolvidas. Assim será muito mais fácil deduzir qual é a fórmula ideal para o problema apresentado e não dependerá de sua memória para acertar a questão.

Aproveite!

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo