Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 5 Passos Para Ajudar seu Filho a Gostar de Ler

5 Passos Para Ajudar seu Filho a Gostar de Ler

Olá, leitor

Desde bebê, é importante que a criança comece a ter contato com os livros. Esse é um dos hábitos mais saudáveis para a criança porque estimula a imaginação, a aquisição de vocabulário e a coloca em contato com o mundo. Alguns passos, se praticados diariamente, podem contribuir para seu filho (a) aprender a gostar de ler. Isso trata bons resultados de comportamento e escolares. Vamos lá?

1 – Desligue a TV

Apertar o botão de desligar da TV é uma iniciativa poderosa. A televisão prende a atenção, por isso muitos pais optam para manter a criança quieta. Mas isso em nada vai estimular a  leitura. A ausência da TV cria um momento de união da família. É uma bela oportunidade para que os pais ofereçam um livro aos filhos. Claro que as crianças podem ver um desenho ou filme, mas estipule um horário curto por dia.

2 РOs pais tamb̩m devem ler

Aquele ditado não falha: os filhos são espelhos dos pais. Não adianta querer que uma criança devore livros se os pais não mantém esse hábito. Seja exemplo para as crianças. Quando estiver junto dos filhos, tente deixar o celular de lado e crie atividades participativas. Valorize o instante juntos.

3 – Cantinho da leitura

Que tal colocar uma prateleira, uma mesinha ou algo assim para que a criança tenha um espaço para guardar os livros. Ele pode encarar como “brincadeira” e imaginação. Um livro novo como surpresa vai ser muito bem aceito.

4 – Apresente vários estilos

A literatura é algo muito diverso. Tem criança que gosta de HQ, outras de contos ou livros mais clássicos. Apresente os diferentes estilos e deixe que seu filho (a) opte pelo que mais o atraia. Ler histórias em quadrinho também conta como leitura. Já que ele terá os livros escolares como obrigação.

5 – Seja leve

Não faça com que a leitura seja uma obrigação na vida da criança. É importante que ele tenha como um momento de concentração e entretenimento ao mesmo tempo. O caminho pelo gosto de ler é natural e, quando ele surge, é pra vida inteira.

Boa leitura em família!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo