Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » 5 opções de aplicativos de questões de concursos para você estudar

5 opções de aplicativos de questões de concursos para você estudar

Olá, leitor!

Passar em um concurso público é o sonho de muitos profissionais. Tanto aqueles que estão entrando no mercado de trabalho agora quanto aqueles que já possuem carreiras estabelecidas. O grande atrativo dos cargos públicos, além dos salários que, em geral, são maiores do que no setor privado, é a estabilidade.

Em busca de uma situação mais previsível para suas carreiras, milhares de pessoas prestam concursos públicos sempre que eles são lançados. Por isso, para passar e conquistar o tão sonhado cargo público, é preciso ter dedicação e disciplina.

Quer mais dicas sobre como estudar para o concurso público? Dê uma lida também nesse outro artigo aqui no Canal do Ensino.

Concurseiros que pretendem ser aprovados precisam se preparar, e dar atenção a todos os detalhes. É preciso pesquisar sobre a banca examinadora, montar um plano de estudos viável e, principalmente, manter a disciplina e a perseverança. Afinal, muitas pessoas prestam vários concursos antes de conquistar a aprovação. É muito importante não desistir!

Uma das formas mais populares para se preparar para concursos públicos é por meio do estudo de questões que foram utilizadas em provas anteriores. Isso ajuda o candidato em muito mais do que entender a matéria!

A seguir, você encontra as melhores opções de aplicativos de questões de concursos, além de entender melhor por que estudar dessa forma pode ser super eficiente. Continue lendo e confira!

Por que estudar por meio de questões de provas anteriores?

Aplicativos_de_questoes_de_concursos_

É claro, um plano de estudos eficiente inclui diversos métodos e tipos de conteúdo. É muito importante repassar os principais conceitos das matérias que constam no edital, por exemplo. No entanto, um roteiro de estudo nunca deve ser apenas teórico.

Fazer exercícios ajuda na fixação do conteúdo, já que os conceitos precisam ser utilizados para a resolução de problemas. Ao resolver questões, áreas diferentes do cérebro são ativadas, diferente de quando apenas lemos o conteúdo. É mais fácil compreender o que estamos aplicando e utilizando ativamente.

A resolução de problemas também ajuda o conteúdo a integrar-se no sistema mental que já possuímos, junto com outras informações importantes para o nosso dia a dia. Isso significa que é mais fácil lembrar desse conteúdo quando você precisa – na prova, por exemplo.

Já que você precisará resolver questões durante seus estudos para potencializar seus resultados, por que não utilizar aquelas que já fizeram parte de alguma prova semelhante? Isso trará ainda mais vantagens, como:

  • Melhor entendimento do estilo da prova e que tipo de conhecimento e raciocínio são cobrados;
  • Maiores possibilidades de identificar pegadinhas;
  • Diminuição da ansiedade, visto que o estudante já sabe o que esperar da prova.

Com todas essas vantagens, você já deve estar convencido: adicionar a resolução de perguntas de concursos anteriores ao seu plano de estudos é uma ótima ideia! Mas lembre-se: sempre utilize vários métodos e tenha certeza de cobrir também o conteúdo teórico!

Como utilizar aplicativos de questões de concursos nos estudos

Para estudar de maneira eficiente, você já deve conhecer a importância de criar e seguir uma estratégia. Ao estudar com questões não é diferente.

É essencial que você separe um horário específico do dia para estudar, e o faça em um espaço organizado. Ter um lugar apenas para seus estudos pode ajudar muito na concentração! Mas nem sempre temos tempo de estudar dessa forma todos os dias. Afinal, o dia a dia de todos está cada vez mais agitado.

Os aplicativos de questões de concursos podem ser valiosos aliados nos seus estudos, especialmente se você tem pouco tempo para dedicar a essa atividade. Com eles, é possível usar tempo que antes era ocioso – como locomoção – e manter os estudos em dia.

Apenas dez minutos por dia são o suficiente para manter seu cérebro sempre ativo! Por isso, não deixe de responder algumas perguntas todos os dias!

Aplicativos de questões de concursos

A seguir, você encontra nossa seleção de aplicativos de questões de concursos. Essas são ótimas opções para encaixar os estudos mesmo nas rotinas mais corridas! Confira a lista e baixe hoje mesmo!

1 – Simulados para concurso

Trata-se de um aplicativo muito completo, que oferece mais de dez mil questões, cobrindo áreas como informática, direito, economia, contabilidade e administração. A interface é muito simples de usar. E o melhor: é possível gerar pequenos simulados de dez questões cada, separados por tema. Sendo assim, ele é perfeito para pessoas que tem pouco tempo para estudar durante o dia a dia.

Ele também apresenta correção automática para cada mini simulado. No entanto, o aplicativo não contabiliza o tempo utilizado para responder as questões. Também não é possível acompanhar resultados anteriores.

Tendo isso em mente, você pode baixar o app para Android ou iOS.

2 – Concurso de Bolso

Nesse aplicativo, é possível selecionar as perguntas por cargo. Existem opções para quem pretende tentar vagas em tribunais, polícia, carreira bancária e fiscal ou carreira jurídica. O aplicativo conta com questões comentadas, resumos, videoaulas e oferece material para leituras complementares.

Uma funcionalidade única e interessante desse aplicativo é o serviço de smart coach, que conta com dicas de organização, planejamentos de estudos e muito mais.

Parte dos serviços são gratuitos, mas algumas das funcionalidades dependem da contratação de um plano mensal no aplicativo. Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS.

3 – Gabaritar

O Gabaritar é um aliado poderoso para estudantes que querem se preparar melhor para diversos tipos de exames. Ele possui dicas e questões preparatórias para o ENEM, OAB, concursos públicos e vestibulares.

Possui ainda uma grande variedade de funcionalidades, como criar e acompanhar planos de estudos, registrar horas dedicadas a cada disciplina, acessar simulados, acompanhar seu desempenho e treinar com questões que já caíram em provas anteriores. Ele também possui notícias sobre os concursos públicos que estão prestes a abrir, que sempre estão atualizadas.

O Gabaritar é completamente gratuito e está disponível apenas para Android atualmente.

4 – Questões de concurso

Esse aplicativo conta com mais de 450 mil perguntas de concursos públicos em diversos tipos diferentes de carreira. E o melhor: é atualizado diariamente. As questões podem ser filtradas por disciplina, carreira ou até mesmo por banca, o que pode ajudar muito o concurseiro. Os gabaritos fornecidos são comentados por professores especialistas nas matérias para garantir que você entenda o por quê de cada resposta.

Também é possível acompanhar seu desempenho e assistir videoaulas para se aprofundar melhor em algumas matérias. É possível fazer download do conteúdo e utilizar o aplicativo no modo offline.

Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS.

5 – Casa das questões

O aplicativo disponibiliza questões de diversas fontes para candidatos a vagas bastante variadas. Ele possui divisão por temas e conta com matérias como Direito Civil, Direito Previdenciário, Direitos Humanos e Cidadania. Essas são temáticas para as quais a grande maioria dos candidatos possui bastante dificuldade para encontrar bom material de estudo. Dessa forma, o aplicativo, Casa das Questões, oferece um grande diferencial.

O usuário pode personalizar suas provas e o aplicativo oferece gráficos que apontam os pontos e matérias que mais precisam ser trabalhados. Infelizmente, algumas dessas funções são pagas, podendo ser contratadas por meio de uma mensalidade.

O aplicativo está, atualmente, disponível apenas para Android.

Outras oportunidades:

Conclusão

Conquistar um cargo público é um enorme desafio. É necessário muita dedicação, esforço, disciplina e, claro, estudo, para se destacar e passar em todas as fases das provas. No entanto, munido de uma boa estratégia de estudos e conteúdo de qualidade, você certamente conseguirá alcançar mais esse objetivo!

Uma das partes mais importantes em um planejamento de estudos sólido é a aplicação prática dos conhecimentos. Sem fazer exercícios, é muito mais difícil compreender e associar conceitos com outros conhecimentos presentes no nosso esquema mental. Resolver questões ajuda a memorizar, entender melhor e ter mais facilidade ao evocar esses conhecimentos na hora da prova.

E não apenas isso. Estudar por meio de questões de provas anteriores pode ajudar a diminuir a ansiedade, evitando os temidos “brancos”. Elas tornam a prova mais fácil, já que o candidato está habituado ao estilo das questões e sabe o que esperar.

Mas é claro: nem sempre é possível parar a rotina para fazer simulados enormes. Nesse conteúdo, você encontrou cinco aplicativos que podem te ajudar nesse ponto. Com eles, você estuda em qualquer lugar, e por quanto tempo tiver disponível. Mesmo cinco ou dez minutos respondendo questões por dia pode fazer uma diferença mais do que impressionante nos seus resultados! Tente esse método você também.

Não esqueça de fazer pausas durante seus estudos, se alimentar e dormir bem. Cuidar do seu corpo também é essencial para garantir um bom desempenho nas provas e um bom aproveitamento do conteúdo estudado!

Outras oportunidades:

E você, que métodos utiliza para estudar questões de provas anteriores para concursos? Você conhece algum bom aplicativo que não foi citado na nossa lista? Divida conosco nos comentários e não deixe de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo