Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 métodos de estudo para assimilar os conteúdos exigidos em um concurso

5 métodos de estudo para assimilar os conteúdos exigidos em um concurso

Olá, leitores!

Para assimilar e memorizar todos os conteúdos exigidos em um concurso, a única saída são os estudos. Mas quantidade não é tudo. Algumas técnicas simples ajudam a otimizar o rendimento e o aprendizado do concurseiro.

Alguns métodos são excelentes para uns e podem ser péssimos para outros. Descubra qual o seu ponto forte para incorporar o método mais eficaz a fim de facilitar na hora dos estudos:

  1. Grave sobre a matéria
    Psicólogos afirmam que, uma boa forma de assimilar um conteúdo é ler uma parte e em seguida gravar a própria voz, explicando o conteúdo lido. Com isso você estuda com mais atenção para gravar, vai memorizar ao explicar em voz alta, além de ter um registro da matéria, onde você pode ouvir em qualquer lugar e em qualquer hora.

  2. Resolva exercícios
    A preparação de um candidato só começa quando resolve exercícios. Resolver exames anteriores é a melhor forma de garantir a aprovação, além de descobrir quais disciplinas são mais exigidas, para dar uma atenção especial para determinada matéria na hora de estudar.

  3. Associações mentais
    Técnica popular em cursinhos pré-vestibular, criar conexões entre palavras e conceitos é uma ótima forma de memorização. Quanto mais engraçada for essa associação, mais fácil de gravar. São úteis para dominar conteúdos menos interpretativos, como por exemplo procedimentos ou regras que têm uma ordem obrigatória.

  4. Escreva
    De preferência à mão ainda é uma das melhores formas de guardar informação no cérebro. Por isso, leia os textos e elabore um resumo com suas próprias palavras sobre o conteúdo. Além de aprofundar o estudo, o fichamento pode ser consultado posteriormente no lugar do livro, economizando o seu tempo.

  5. Estude em blocos
    De acordo com a neurociência, nosso cérebro não consegue se fixar num único objeto por mais do que uma hora. Por isso o ideal é fazer intervalos para descansar e mexer o corpo. Uma dica importante é intercalar as disciplinas, pois além de sobrecarregar menos o cérebro, dividir em temas fará com que você permaneça mais tempo estudando.

Bons estudos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo