Você está aqui:Home » Enem » 5 métodos de estudo eficazes para o Enem

5 métodos de estudo eficazes para o Enem

Olá, leitores!

Uma das maiores preocupações dos estudantes são as avaliações de vestibulares e Enem. A preparação para essas provas requer do aluno que ele tenha foco em seu objetivo e organização nos estudos, principalmente, além da manutenção de um ritmo de vida saudável.

Para ajudar no foco e na organização, é interessante que ele tenha um local separado para estudos, que não tenha tantos estímulos de distração, que seja limpo, iluminado e silencioso. Assim, ele poderá se dedicar por inteiro e, para manter seu corpo em total atividade, é bom que tenha uma boa alimentação e noites de sono bem dormidas. Confira abaixo algumas dicas úteis para você que está se preparando para o Enem:

O que estudar para o Enem?

  1. Distribua seus estudos em um cronograma

Infelizmente, a procrastinação é uma prática extremamente comum e nociva que deve ser combatida ao máximo quando se estuda para um vestibular ou Enem. Para que os conteúdos sejam assimilados e realmente aprendidos, não deixe para abarrotar o seu cérebro de conteúdos de uma vez só, pratique uma aprendizagem organizada e gradual, de modo que a aprendizagem seja real e consistente. Organize a ordem das matérias sempre do mais simples ao mais complexo, para criar certa ordem mental que irá ajudar a assimilar os temas complexos e também a recordar os assuntos já estudados.

  1. Distribua seus estudos entre matérias

Muitos estudantes costumam selecionar uma disciplina e passar horas seguidas estudando diversos conteúdos dessa matéria. Em longo prazo, essa pode não ser a melhor prática; é muito mais eficaz que você distribua e alterne os conteúdos, das diferentes matérias, dentro de um cronograma organizado, para que sua mente tenha tempo de “descansar” daquele assunto e assimilar com mais consistência.

Essa técnica é excelente para memorizar, uma vez que sempre terá de recorrer à memória de longo prazo (e exercitá-la) para retomar os estudos de uma disciplina.

Como estudar para o Enem?

lousa-com-conteudos

  1. Testes práticos

Não basta apenas ler textos ou decorar conteúdos. É muito mais interessante que você, após estudar um conteúdo, responda a testes de múltipla escolha, de questões dissertativas, entre outras. De tempos em tempos, é bom também que você responda testes revisando os assuntos estudados, para que eles se refresquem na memória e lhe auxiliem a compreender questões mais complexas que, provavelmente, estará estudando no momento.

Quanto mais testes, melhor. E, para as questões que você não acertou de primeira, repita-as de tempos  em tempos, para ajudar na fixação do conteúdo.

  1. Explique o conteúdo para si mesmo

Essa é uma excelente técnica que lhe auxilia a elaborar melhor seus pensamentos, mas só funciona se você estender o assunto que está estudando. Force-se a explicá-lo para si mesmo com as próprias palavras e, ao passo em que o faz, você pode avaliar cada palavra dita e verificar a sua coerência com as referências que você estudou. Faça perguntas para si mesmo, como se estivesse dialogando com outra pessoa. Essa é uma forma de identificar ambiguidades e possíveis dúvidas.

  1. Alterne atividades de estudo e lazer

Não seja aquela pessoa que estuda três turnos por dia, 7 dias da semana. Nosso cérebro precisa de diferentes estímulos e nós precisamos de momentos de prazer. Separe momentos para seus amigos, família, atividades que você gosta.

Sem elas, você acaba criando uma tensão imensa que, em longo prazo, lhe deixará com dificuldade de raciocinar e absorver conteúdos – o que é justamente a condição para acabar com qualquer plano de estudos. É claro que você não poderá praticar atividades que venham a atrapalhar seus estudos, como bebidas em excesso, outras drogas, noites sem dormir, etc. Estabeleça um equilíbrio entre a rotina de estudos e os momentos de lazer.

 Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo