Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 melhores universidades do Brasil, segundo MEC

5 melhores universidades do Brasil, segundo MEC

Olá, queridos leitores!

O Ministério da Educação (MEC) publicou um ranking com a classificação das instituições voltadas ao ensino superior de todo o Brasil. A Unicamp foi a entidade que conquistou o primeiro lugar, seguida pela Universidade Federal do Rio Grande de Sul, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de São Paulo.

Para se chegar ao resultado, foi utilizada uma técnica em que para adentrar a categoria de excelência, a universidade precisava estar presente nas faixas 4 ou 5 do Índice Geral de Cursos (IGC), que pode variar entre 1 e 5. Segundo as regras dadas pelo MEC, as instituições que não alcançassem a nota mínima de 3 são insatisfatórias.

Melhores Universidades do Brasil

Cada área de conhecimento é avaliada pelo Exame Nacional de Desempenhos dos Estudantes (ENADE) a cada três anos. Por conta disso, o IGC considerou os cursos analisados no último triênio. Outros fatores que influenciaram na média final das universidades foi a qualidade dos cursos, avaliadas pelo Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e a nota da Capes, que aponta o desempenho na pós-graduação, mestrado e doutorado.

1 – UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)

A UNICAMP atingiu o primeiro lugar no ranking por estar com o número 5 na faixa do IGC e conseguir a nota 4,380 no IGC contínuo. Foram 43 cursos avaliados para se chegar a esta nota.

Fundada em 1966, o governo de São Paulo é o responsável por mantê-las, assim como as outras três universidades estaduais: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Sua sede principal está localizada em Campinas, no distrito de Barão Geraldo, mas possui uma unidade em Limeira, Piracicaba e ainda um centro de pesquisas em Paulínia. Também é incumbida de fazer a administração de um hospital no município de Sumaré, interior de São Paulo.

2 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mais conhecida como UFRGS, assim como a Unicamp, a universidade ficou na faixa 5 do IGC e seu IGC contínuo foi de 4,349. Foram avaliados 54 cursos a fim de obter o resultado final.

Está situada na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e possui cursos de graduação e pós-graduação em humanas, exatas e ciências biológicas. É umas das pioneiras nos cursos de pós-graduação nível MBA (Master of Business Administration) entre as universidades públicas do Brasil.

Possui também reconhecimento internacional, pois já ocupou o oitavo lugar nacional no QS World University Ranking, divulgado pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido.

3 – Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, a UNILA está na faixa 5 do IGC e conquistou 4,247 no IGC contínuo, com três cursos avaliados.

Sua fundação foi em 2010, ainda recente, e o objetivo segundo os planos do Ministério da Educação, é que ela ofereça cursos de graduação, mestrado e doutorado para mais de 10 mil alunos.

Atualmente a universidade conta com aproximadamente 500 professores de diversas partes da América Latina e a coordenação de tudo fica a cargo de Hélgio Trindade, que possui experiência na reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4- Universidade Federal de Minas Gerais

Assim como as outras três universidades, está na faixa 5 do IGC e sua nota no IGC contínuo foi de 4,190, obtida pela avaliação de 57 cursos.

A UFMG possui campi em Belo Horizonte e Montes Claros e entre seus ex-alunos mais notáveis está a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, conhecido pelo slogan 50 anos em 5, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, entre outros.

5 – Universidade Federal de São Paulo

A Unifesp também figura na faixa 5 do IGC e seu IGC contínuo ficou atrás da UFMG por muito pouco, pois sua nota foi de 4,189 com a avaliação de 26 cursos.

Atualmente, a Unifesp possui sete campi localizados na capital do estado, São Paulo, na Baixada Santistas, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco. Nascida em 1994 proveniente da Escola Paulista de Medicina, foi responsável pela inauguração do primeiro hospital-escola do Brasil e evoluiu seu status de escola da saúde para escola do conhecimento em seus mais de 20 anos de existência.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo