Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Artes e Entretenimento » 5 melhores cursos on-line gratuitos de história da arte

5 melhores cursos on-line gratuitos de história da arte

Olá, leitor(a)! 

A arte nos ajuda a compreender o mundo! Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre a importância da história da arte e listar 5 cursos on-line gratuitos para você estudar e conhecer mais sobre o tema. Para quem chegar até o final, traremos também 3 curiosidades sobre o mundo da arte. Confira! 

A importância de estudar história da arte 

Você já ouviu que a arte imita a vida? Isso é verdade, já que é por meio da arte que as pessoas conferem sentido ao mundo, ou seja, definem seus valores, expressam o que sentem e o que pensam. Analisando essas manifestações, podemos entender melhor o momento histórico no qual os artistas estão inseridos. 

A história afeta diretamente a arte, que, por sua vez, é responsável por perpetuar a história. Então, quando estudamos história da arte, temos a oportunidade de compreender os acontecimentos, os valores e os costumes de outras épocas. 

5 cursos on-line gratuitos de história da arte 

5 melhores cursos on-line gratuitos de história da arte

Fonte: Reprodução

Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, veja nossa lista de 5 cursos on-line gratuitos de história da arte: 

1. WR Educacional 

curso da instituição WR Educacional aborda as várias manifestações artísticas que ocorreram ao longo da história o Brasil e no mundo, mostrando suas relações com os contextos sociais, políticos e econômicos de cada época. Também traz tópicos específicos sobre arte e educação. A carga horária é de 60 horas e, para obter o certificado, é preciso ser aprovado(a) na avaliação e pagar a taxa de emissão. 

2. Khan Academy 

A Khan Academy oferece duas formações on-line gratuitas de história da arte. O curso Comece Aqui funciona como uma introdução, focando na importância da arte e ingressando na abordagem histórica. Já a formação Arte Pré-Histórica se aprofunda no tema por meio do estudo das manifestações paleolíticas e neolíticas.  

3. Escola de Cursos Online 

curso da Escola de Cursos Online explora a história de diversas formas de arte, como pintura, escultura, fotografia e cinema. Também traz conteúdos sobre movimentos artísticos que ocorreram no Brasil e no mundo. A carga horária é flexível, mas, para obter o certificado, é preciso pagar a taxa de emissão 

4. Univesp

No canal no YouTube da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), você encontra duas playlists com aulas sobre história da arte. Os conteúdos são ministrados pelo professor José Leonardo do Nascimento, do Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”), e abrangem da Pré-História ao Renascimento. Não há certificado, mas as aulas são ótimas para adquirir conhecimento. 

5. Universidade de Harvard 

curso da Universidade de Harvard “As Pirâmides de Gizé: Arte e Arqueologia do Egito Antigo”, oferecido por meio da plataforma Edx, aborda a arqueologia, a história, a arte, a cultura, a religião e os hieróglifos que cercam as famosas pirâmides do Egito. O conteúdo está em inglês e o certificado é pago. 

3 curiosidades sobre o mundo da arte 

Para você que chegou até aqui, listamos 3 curiosidades sobre o mundo da arte. Veja: 

1. O artista que não assinava suas obras 

Michelangelo (1475 – 1564), artista do Renascimento, nunca assinava seus trabalhos, considerando o gesto uma manifestação de arrogância. No entanto, a única obra que assinou, e de forma bastante evidente, foi a escultura Pietà, uma vez que o trabalho foi atribuído a outro artista e teve a autoria questionada.

2. A decoração do quarto de Napoleão 

Mona Lisa, famosa pintura de Leonardo da Vinci (1442 – 1519), foi levada para a França pelo próprio artista em 1506, quando foi convidado pelo rei francês para trabalhar em sua corte. O monarca teria comprado o quadro, que ficou exposto no Palácio de Versalhes. Após a Revolução Francesa, foi para o Museu do Louvre. Então, o imperador Napoleão Bonaparte (1769 – 1821), apaixonado pela obra, mandou colocá-la nos seus aposentos.  

3. O nome completo de Picasso 

O artista cubista Pablo Picasso (1881 – 1973) é conhecido por uma versão mais curta de seu nome. Entretanto, o nome que constava em seus documentos oficiais tinha mais de 10 componentes: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de Los Remédios Cipriano de la Santíssima Trindad Martyr Patricio Clito Ruíz Y Picasso. 

Gostou de conhecer os 5 melhores cursos on-line gratuitos de história da arte? Compartilhe em suas redes sociais e faça o conhecimento chegar mais longe. 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo