Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 5 jogos educativos gratuitos para crianças

5 jogos educativos gratuitos para crianças

Olá, leitores!

Conforme o passar dos anos, os jogos e as brincadeiras para as crianças foram evoluindo cada vez mais, começando por jogos clássicos como lousa e giz, quebra cabeça, montar blocos de matemática, até chegar na tecnologia avançada, encontrada facilmente em qualquer lugar. Atualmente são muitas as inovações, principalmente em relação as crianças, pois no século passado, a infância era bem diferente da encontrada hoje. Uma dessas ferramentas é a internet, que proporciona um importante meio da criança aprender tudo da maneira que ela quiser, como  por exemplo uma criança que quer aprender a fazer um bolo de cenoura, basta alguns cliques e ela já sabe pelo menos como começar a realizar a receita.

Foi através da era digital que muitos programadores desenvolveram games para tablet, celular e até mesmo notebooks e computadores, que ajudam a desenvolver ainda mais sua capacidade de pensar, montar e se divertir com diversos jogos para todos os tipos de gosto, tudo para as crianças. Veremos alguns dos jogos que revolucionaram o cotidiano infantil.

Jogos

criancas-no-computador

Olimpíadas de jogos digitais de educação

Uma divertida olimpíada que tem como foco o conhecimento dos alunos de ensino fundamental e ensino médio. Fundado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, esse jogo hoje funciona também como uma rede social com jogos que desafiam os jogadores em um jogo de RPG, fazendo com que o game estimule habilidades que os alunos não desenvolviam através de outros meios.

Há jogos também dessa olimpíada que permite que os alunos explorem suas competências em interpretações de leituras e até em jogos de realidade alternativa que mescla as atividades virtuais com as presenciais. Esse foi considerado pela maior feira de jogos da América latina, o Brasil Game Show, como o melhor jogo educativo de 2012.

Contra a Dengue

Um jogo que, além de ser educativo, mostra e ensina exatamente como uma criança deve agir com os mosquitos da dengue. Para passar de fase, o personagem do jogo deve matar os mosquitos que causam a dengue em vários cenários diferentes. Visando o público em geral, esse jogo ajuda na consciência da criança no combate direto a dengue, mostrando algumas práticas para eliminar o inseto.

September 12TH

As opções de jogos educativos não se limitaram apenas para a língua portuguesa, pois existem formatos de jogos inspirados em acontecimentos internacionais que chocaram o mundo inteiro, como essa versão do atentado as torres gêmeas. Esse jogo é de uma empresa de Games chamada NewsGame, que acopla jogos eletrônicos inspirados em notícias de jornais do mundo todo. No jogo, não adianta matar ou jogar bombas, pois isso aumentará mais ainda o crescimentos de terrorista, o segredo é a transmissão da mensagem, na qual a violência só gera mais violência.

Way

Esse é um jogo constituído por níveis, no qual permite que a criança passe de fase, dependendo de outro personagem do jogo, dirigido por qualquer outra criança do mundo, fazendo com que um precise do outro para terminarem a missão, estimulando a capacidade de dividir tarefas e ajudar um ao outro, mesmo que não saiba com quem esteja jogando.

Climate Chalenge

Nesse game, você faz o papel do continente europeu, com as responsabilidades de administrar a água, o dinheiro, e cumprir algumas metas como reduzir o carbono até o ano de 2100, verificando o calculo para ver se há água, eletricidade e alimentação para a população até o ano de 2100, o que motiva a criança a aprender a controlar seus gastos e ter uma noção de administração.

São jogos educativos de fácil acesso, que auxiliam a vida de pais e educadores, na educação das crianças e dos jovens do século XXI.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo