Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 hábitos diários para ter sucesso nos estudos

5 hábitos diários para ter sucesso nos estudos

Oi estudantes!

Seja na escola ou na faculdade, a vida do estudante pode ser bem complicada. Principalmente para aqueles que têm que conciliar aulas, estudos e trabalho, o que geralmente acontece com universitários. Mas, sempre é possível garantir um bom desempenho acadêmico com hábitos diários para ter sucesso nos estudos.

Para isso é necessário incorporar à rotina um plano de estudos definido e segui-lo de maneira organizada. Desse modo, separamos 5 hábitos diários para que que o dia a dia com os livros e apostilas seja mais eficiente:

1- Pratique

Não foque apenas na teoria e nos conceitos. Praticar por meio de exercícios trabalhando o que foi estudado em sala de aula é uma ótima maneira de reforçar o aprendizado e identificar quais são as principais dúvidas na matéria.

2- Utilize seu tempo de forma positiva

Não desperdice seu tempo com uma forma de estudo que não está funcionando. Caso esteja com algum problema em relação à matéria ou com o professor, procure encontrar uma maneira prática de resolvê-lo. Você pode buscar outras fontes de informação pedindo ajuda a um colega ou um professor particular, também pode consultar livros e sites confiáveis sobre o tema que foi abordado em sala de aula.

3- Elabore um plano de estudos

Defina quais matérias precisam de mais atenção ao serem estudadas, em quais conteúdos você tem mais dificuldade.

4- Aprenda com seus erros

Quando receber uma prova corrigida, não se atente somente à pontuação obtida. Procure observar em quais exercícios você não teve sucesso e o motivo de não tê-los resolvido corretamente. Se possível refaça esses exercícios, e se ainda tiver com dúvidas, procure um professor para te ajudar.

5- Pergunte as sua dúvidas

Sempre esclareça suas dúvidas. Caso não tenha entendido o conteúdo pergunte ao professor pedindo uma nova explicação. Pedir ajuda aos colegas também é uma boa maneira de aprender.

Desenvolvendo esses hábitos diários você terá muito mais sucesso nos estudos. Experimente.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo