Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 hábitos de um estudante nota 10

5 hábitos de um estudante nota 10

Olá,

Aprender a estudar de forma inteligente é o que assegura o sucesso de um aluno, sendo assim alguns hábitos podem ser a chave para garantir seu êxito como estudante.

Veja 5 hábitos de um estudante de sucesso

  • Desenvolva um planejamento de estudos

Os melhores estudantes costumam criar um planejamento de estudos. Programam sua semana e seus horários de modo a conseguir estudar todas as matérias e conteúdos. Um ponto diferencial desses estudantes é que eles estudam todos os dias e não apenas quando possuem avaliações ou atividades escolares. Não deixam matérias para estudarem de última hora e seguem rigorosamente uma rotina que garante que estejam sempre preparados para qualquer situação que venha a surgir.

  • Fracione os conteúdos a serem estudados

Uma ótima dica é não acumular muitos conteúdos diferentes para serem estudados no mesmo dia. Fracione toda a matéria a ser estudada de modo a não exigir muito esforço mental e assim não ficar sem energia no fim do dia. Estudando cada conteúdo separadamente você com certeza sentirá que está absorvendo muito melhor tudo o que foi estudado. Além de que a garantia de uma sessão de estudos eficaz está na sua prática regular e não na sua duração. Curtos períodos de estudos periódicos são o segredo para se obter êxito.

  • Otimize seu tempo e o utilize de forma produtiva

Na sua programação de estudo semanal garanta que está planejando estudar em horários em que você não terá distrações e não irá procrastinar. Planeje períodos curtos de estudo, mas seja rigoroso e siga sua programação. Quando estiver no horário de estudo diário fique longe de todas as possíveis distrações para assim garantir que nada irá atrapalhar e você conseguirá cumprir seu planejamento do dia.

  • Faça exercícios e atividades

Um bom estudante não foca apenas nos conteúdos teóricos, ele pratica. Realizar exercícios e atividades auxilia na fixação do conteúdo recém estudado. Não é por acaso que professores costumam passar exercícios para os alunos após ensinarem um novo conteúdo. Então inclua no seu planejamento de estudos a prática de exercícios: finalizou um conteúdo, faça exercícios. Mantendo esse hábito você com certeza irá garantir que todo o material que estudou seja melhor armazenado no seu cérebro.

  • Não fique com dúvidas

Muito importante! Não fique com dúvidas. Estudou um conteúdo e não entendeu muito bem? Ficou com aquela dúvida e não consegue dar continuidade ou realizar seus exercícios? Não deixe para trás. Anote toda e qualquer dúvida que surgir e converse com seu professor assim que possível. Não tenha medo de perguntar nem receio de ser chato. Seu professor gostará de saber que você está se esforçando estudando em casa e ficará muito feliz em lhe auxiliar. Outra forma de sanar dúvidas é estudar com colegas de sala. Você pode incluir na sua rotina de estudos encontros em grupos para você e seus colegas estudarem juntos. Estudos em grupos costumam ser muito eficazes e auxiliam de forma extremamente positiva na aprendizagem.

Bons estudos!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo