Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 5 Formas de Falar Sobre Sexualidade em Sala de Aula

5 Formas de Falar Sobre Sexualidade em Sala de Aula

Olá,

Nos dias de hoje, não tem como o assunto sexualidade não ser abordado em sala de aula. Isso faz parte da vida de qualquer aluno e foi-se o tempo em que o tema era tabu. Pode até ser para parte dos pais, mas a escola tem papel fundamental em prover orientação.

É importante falar de acordo com a idade e o nível de maturidade da turma. O ideal é a escola manter um plano que envolva o assunto e o professor aborda de acordo com sua didática. No geral, algumas técnicas são básicas e separamos 5 delas que podem ser úteis nesse momento.

Veja 5 Formas de Falar Sobre Sexualidade em Sala de Aula

Lide bem com o assunto

O primeiro passo para um professor ensinar sobre sexualidade e fazer isso bem é ele mesmo reconhecer a importância sobre o assunto e se despir de qualquer preconceito. Lembre-se que você formará uma opinião.

Levante as dúvidas

Fale com a turma que o assunto será abordado, que é de extrema relevância e que, primeiro, você quer saber quais as dúvidas deles. Dê uma folha em branco para cada um, peça que anotem as dúvidas e diga que somente você vai ler. Isso vai te ajudar a saber qual o nível de conhecimento da turma sobre o tema e, de repente, como começar a falar. Mas mantenha-se discreto com as questões levantadas por eles para que ninguém se sinta exposto.

Construção coletiva

Durante a conversa, sempre dê espaço para que os alunos falem caso desejem. É de total importância que esse assunto seja de uma construção coletiva. A partir de exemplos, é possível desconstruir mitos e construir verdades.

Traga convidados

Os alunos vão adorar um rostinho diferente em sala de aula. Ainda mais se for um teatro, música, um médico especialista. É uma boa oportunidade para convidar quem entende e dar uma aula diferente do que eles estão acostumados.

Envolva os pais

É interessante sugerir que o aluno faça pesquisas, até sobre DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) para os maiores, e que ele busque informações sozinho. Quem sabe, se feito em casa, os pais não acompanham e se envolvam.

Até logo!

comentários (2)

  • Cláudia

    Quando se fala em sexualidade nas escolas ninguém está falando que vai ensinar uma criança a fazer sexo. Deixa de ser ignorante. Sexualidade nas escolas é para ensinar as crianças a respeitar as diferenças, porque você gostando ou não a diversidade existe antes de Jesus.E ensinar as crianças a se protegerem contra o abuso sexual infantil, não tem porque temer isso. a não ser que algum pai esteja com medo de seu filho contar pros outros que ele o abusa.

    Responder
  • og oliveira e souza

    Sexo não é matéria para ser discutida em sala de Aula. No máximo poderia ser discutido em aula de ciências sob a ótica de conhecimento do corpo humano e reprodução humana. Sexo em escola obedecerá, a doutrina marxista-leninista da ideologia de gênero, que acaba com a existência de sexo, transformando meninos e meninas em meninês, onde o sexo não é definido.
    Escola é para ensinar matemática, português, história e outras matérias necessárias, nunca a matéria sexo, que, de acordo com o professor e sua ideologia, ensinará desde sexo livre entre pessoas do mesmo sexo até o bestialismo.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo