Você está aqui:Home » Livros Grátis » 5 ferramentas para publicar um livro grátis

5 ferramentas para publicar um livro grátis

Olá,

Com a popularização dos dispositivos móveis e os livros digitais, hoje em dia, criar e publicar um livro pode ser um processo muito mais simples e acessível através de ferramentas específicas para a edição, adaptação e publicação de livros digitais. Por isso, confira abaixo uma lista de 5 ferramentas para a criação, desenvolvimento e publicação de livros digitais.

Livros Digitais: Essa plataforma foi desenvolvida pelo Instituto Paramitas com o objetivo de auxiliar professores e alunos na criação e publicação de livros digitais em uma linguagem no português brasileiro e muita simplicidade de uso. Nessa plataforma é possível escolher modelos de capas, páginas e outros formatos em layouts já estabelecidos, porém personalizáveis, que permitem a inserção de imagens e textos em diversas formas. Assim finalizado, o livro digital pronto pode ser convertido em um arquivo PDF no formato de impressão A4 com a possibilidade também de compartilhamento nas redes sociais.

Myebook: Essa ferramenta permite o usuário criar e editar livros digitais também de uma forma muito rápida, simples e totalmente personalizável. O usuário pode desenvolver um projeto a partir de um modelo pronto ou mesmo começar do zero, criando todas as etapas do livro. Uma grande funcionalidade dessa plataforma é a possibilidade de importar e adaptar um documento em PDF. Voltada exclusivamente para explorar todas as possibilidades dos livros digitais, como a criação de recursos interativos como áudios, vídeos, documentos e imagens extras assim como arquivos em flash, dando mais riqueza ao projeto. Essa ferramenta está disponível apenas em Inglês.

Papyrus: no Papyrus, o usuário poderá criar e editar livros online para serem exportados para os formatos PDF, EPub ou Kindle, sendo uma ferramenta bastante atrativa para quem deseja criar livros nesses dois últimos formatos. Qualquer projeto deve ser iniciado a partir de um modelo pré-definido, a escolher dentre os 25 disponíveis, que será adaptado, personalizado e modificado segundo as necessidades e objetivos do usuário, podendo inserir imagens e textos e adicionar novos capítulos.

É uma ferramenta simples e básica que, mesmo com seus limites de personalização, possui alguns recursos de customização básicos. É excelente para usuários que querem produzir livros mais simples com rapidez. Outra vantagem da ferramenta é que ela já está disponível em Português.

ePub Bud: inicialmente essa ferramenta foi desenvolvida para a criação de livros infantis digitais adaptados para iPad. É possível tanto criar publicações do zero quanto importar arquivos, adaptá-los e editá-los para serem visualizados em tablet. A partir dela, os usuários podem tanto disponibilizar suas publicações gratuitamente quanto vendê-los.

Além da criação e edição, o ePub Bud também permite que o usuário conheça obras de outros autores, com um acervo de diversos livros digitais infantis disponíveis para download.

Playfic: o foco dessa ferramenta é a interatividade e usabilidade e, por isso, mesmo não possuindo muitos recursos visuais atrativos, a Playfic permite a criação de livros interativos, em que, por exemplo, o autor pode criar uma história em que o final esteja nas mãos do leitor, através de ferramentas interativas em que este pode escolher alterações para o fim da história.

O Playfic não possui muitos gráficos e sons e utiliza-se de ferramentas simples, como a criação de jogos, que estimulam a capacidade de leitura, escrita e criatividade.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo