Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » 5 ferramentas para organizar seu próprio controle financeiro

5 ferramentas para organizar seu próprio controle financeiro

Olá amigos do Canal do Ensino!

Nossos pais e avós sempre dizem que temos que economizar para que assim possamos ter um futuro melhor. A necessidade de controlar as finanças é algo que vem de épocas bem antigas, como por exemplo, os antigos reis, que guardavam seu ouro em cofres particulares, e assim tinham controle absoluto do seu patrimônio.

Hoje ainda temos essa necessidade de guardar o dinheiro que obtemos com o trabalho diário, para que caso seja necessário tenhamos de onde tirar.

Mas a principal diferença na forma de controlar as finanças hoje em dia, é que temos a nossa disposição ferramentas como o excel para nos ajudar a criar uma planilha de controle de finanças.

E para aqueles que não conseguem desenvolver uma planilha de controle de finanças utilizado o excel ou se você é do tipo de pessoa que adora tecnologia, saiba que é possível baixar aplicativos gratuitos no celular ou utilizá-los em seu desktop.

Como montar planilha para controle de finanças no excel

Uma das ferramentas clássicas utilizadas para fazer uma planilha de finanças é Excel, mas existe ainda uma outra forma de criar uma planilha de controle de finanças, o Google Drive. Essa ferramenta possui basicamente os mesmos recursos existentes no Excel, entretanto, o que diferencia um do outro, é que no primeiro, os dados são armazenados na nuvem e podem ser acessados online de qualquer computador ou mesmo do celular.

Para montar uma planilha  de controle de finanças em uma dessas duas ferramentas, você deve:

  1. Inserir o mês em cada uma das colunas;
  2. Na primeira coluna, você irá listar as despesas que possui;
  3. Mapear os gastos dos últimos meses, utilizando fatura do cartão de crédito e extrato bancário;
  4. Some as despesas de cada mês;
  5. Após o mapeamento dos gastos e a soma das despesas, você irá comparar os gastos mensais;
  6. Analise suas finanças, para assim você observar onde pode economizar;
  7. Projete sua meta de gastos para os próximos meses;
  8. Acompanhe semanalmente seu desempenho.

Pronto, agora você pode controlar suas finanças utilizando uma planilha desenvolvida em seu computador.

Baixar aplicativos para controle de finanças

Quando realizamos uma busca no Google sobre aplicativos com planilhas de controle de finanças, centenas delas podem ser visualizadas, mas nós do Canal do Ensino selecionamos as 5 mais conhecidas e utilizadas:

  1. O primeiro aplicativo da nossa lista, é o Guia Bolso, com ele você pode fazer registros mensais ou diários de suas despesas, tenho controle absoluto de tudo o que você adquire.
  2. Já o Mobills é recomendando para aqueles que gostam de compartilhar dicas de finanças e ler as experiências de outras pessoas. Ele possui a versão gratuita e paga, que equivale a R$7,90 por mês.
  3. Planilha da BM&F Bovespa, é indicada para aqueles que nunca conseguiram organizar suas finanças em planilhas. A Planilha da BM&F Bovespa possui em seu sistema uma tabela de Excel e pode ser usada em todos os sistemas operacionais.
  4. O aplicativo Finance é recomendado para aqueles não tem o hábito de guardar recibos. Ele possui a versão gratuita e paga, que equivale a R$5,00 por mês. Disponível para IOS e Android
  5. A Planilha do IDEC também é gratuita e bastante útil para quem deseja começar a organizar suas finanças.

E você como realiza o controle de suas finanças?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo