Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 5 ferramentas para criar apresentações em sala de aula

5 ferramentas para criar apresentações em sala de aula

Oi pessoal!

É bastante comum os professores organizarem suas aulas através de slides. É por isso que apresentamos aqui 5 dicas de ferramentas gratuitas para criar apresentações para a sala de aula.

Os slides são muito úteis, pois além da possibilidade de compartilhar o material com os alunos, os mestres não precisam fazer anotações na lousa, o que os deixa mais livres para circularem pela classe e tornarem as aulas mais dinâmicas.

Além do já conhecido Power Point existem outros softwares que permitem a criação de apresentações utilizando diversos recursos. Muitos deles são online, e assim, não é preciso ter um computador que tenha o Power Point instalado ou correr o risco de descobrir uma incompatibilidade de versões do software, o que é uma grande vantagem.

A lista abaixo apresenta ferramentas úteis para elaborar e disponibilizar suas aulas de maneira digital.

As 5 ferramentas para criar apresentações em sala de aula

1 – Google Presentation
Além de permitir o compartilhamento de arquivos, também é possível criar apresentações diversas no Google Drive. Nele, existem ferramentas bastante úteis para a elaboração das aulas, como diversos fundos de tela e fontes, assim como a possibilidade de inserir tabelas, gráficos, animações, imagens e vídeos. O Google Presentation e pode ser acessado através de uma conta do Google.

2 – Haiku Deck
Esse software foi desenvolvido inicialmente para aparelhos mobile. Ele permite uma mobilidade muito grande onde é possível preparar a aula enquanto se desloca para ir ao trabalho, por exemplo. Nele, existem modelos pré-formatados de slides e também um amplo banco de imagens da própria plataforma. Outra facilidade do programa é que os trabalhos realizados nele podem ser salvos como PDF e também como Power Point. A interação se completa com a possibilidade de compartilhar os arquivos nas redes sociais e até em plataformas como o WordPress.

3 – Prezi
O Prezi está disponível para MAC e Windows e permite o acesso total aos arquivos independentemente da situação. As apresentações feitas através dele podem ser salvas na nuvem, no drive e, com a versão Pro, que é paga, abrir os arquivos mesmo sem internet. As apresentações criadas no software são bastante dinâmicas, onde é possível observar os slides de vários ângulos, inclusive dar zoom.

4 – Zoho Presentation
O Zoho Presentation permite que diversos usuários editem um documento simultaneamente e também compartilha o arquivo no Dropbox. Além das apresentações de slides, é possível elaborar documentos de texto em uma plataforma bastante parecida com o Word e tabelas similares aos documentos gerados pelo Excel.

5 – Slideshare
Essa é uma plataforma que compila milhares de apresentações e também pode funcionar como um grande banco de dados. Com todas as suas apresentações em uma única conta, fica fácil disponibilizá-las aos alunos. Outra opção é criar um perfil para a sala, com a intenção de que os estudantes compartilhem seu trabalho online. Assim eles são incentivados a fazer um bom trabalho, uma vez que seus resultados terão visibilidade.

Usando esses sites para criar apresentações as suas aulas podem se tornar mais dinâmicas e produtivas.Abuse!

Até mais!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo