Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 ferramentas para aprender espanhol usando a internet

5 ferramentas para aprender espanhol usando a internet

Olá!

Se você deseja aprender espanhol e está procurando por dicas para estudar a língua vai gostar da seleção que preparamos para você.

Nem todos os estudantes podem investir em cursos presenciais de espanhol e, graças à internet, há muitos recursos disponíveis gratuitamente, que ajudam a criar um cronograma de estudos bem sucedido de forma bem mais dinâmica e até divertida.

Existem muitos sites e aplicativos gratuitos de aprendizado de idiomas, mas além destes há outras ferramentas para aprender espanhol. Reunimos uma lista em 5 categorias com melhores sites de idiomas para ajudá-lo a aprender com sucesso o espanhol.

1 – Aplicativos para aprender espanhol

Ferramentas_para_aprender_gratis_rapido_dicas_para_aprender aprender_falar como_falar_espanhol_basico_download_aplicativos_para_aprender_espanhol_aprender_espanhol_sozinho_livro

a.      Forvo

Forvo é um site que oferece aos usuários um guia de pronuncia para o estudante de idiomas ouvirem palavras com auxilio de falantes nativos. Para aprender espanhol com esse aplicativo basta procurar uma palavra em espanhol digitando-a na barra de pesquisa. A partir daí, você terá a opção de escolher o tipo de falante nativo que gostaria de ouvir para pronunciar a palavra.

Há também os recursos no site para aprender o conteúdo mais utilizado em espanhol, com os tópicos essenciais de saudações, lugares, bebidas e comidas, meios de transporte, corpo humano, cores, números, dias, meses e estações, meteorologia, profissões, frases do cotidiano etc.

Você pode adaptar suas sessões de estudo para aprender como falar espanhol básico e aprender as pronuncias com áudios com as vozes dos oradores como arquivos de áudio ou baixar o aplicativo para que você possa aprender em qualquer lugar.

Se você está aprendendo espanhol sozinho e não tem como ter contato com falantes nativos ou professores fluentes é uma ótima forma para você treinar a audição e a fala. Você tem a oportunidade de pesquisar a pronúncia correta de novas palavras que você aprende e usar os áudios para sessões de revisão e também para praticar sua pronúncia.

b.      Memrise

Memrise é um site para ajudar os usuários a aprender idiomas incluindo o espanhol utilizando os recursos de memorização a longo prazo. O site pode ser configurado para português, e está organizado para estudantes no estágio inicial e também para quem já avançou um pouco mais na fluência.  Então você não precisa se preocupar se está apenas começando a aprender espanhol sozinho, pois os exercícios e técnicas são utilizados para fazer conexões com o que já está em sua memória de longo prazo com base em suas experiências de vida. Bem legal!

Após o seu registro que pode até ser feito com seu login de uma rede social o site te pergunta sobre sua experiência com o idioma e após alguns cliques já cria uma “aula” para o seu cérebro que é adaptado para você. Ao final da sessão há avaliação do seu progresso, com os pontos acumulados na aula, sua velocidade e porcentagem de acertos.

De acordo com a pesquisa deles, quanto mais o cérebro trabalha para lembrar uma palavra ou frase, maior a probabilidade de você se lembrar delas em longo prazo.

Você pode marcar para o site te lembrar de frases e palavras e ainda criar um “meme” para te ajudar a memorizar de forma bem divertida. Esse cartão com o “meme” irá retornar em outras sessões de estudos para que você fortaleça sua memorização.

O Memrise lhe dará uma base de palavras de vocabulário que você pode construir e conceitos gramaticais. E como você envolve os canais sensoriais ouvindo, vendo e escrevendo as palavras do vocabulário repetidas vezes, elas são fortalecidas em sua memória e depois para formar frases e ter conversas ficará muito mais fácil.

O site Memrise pode ser utilizado para quem já tem uma boa base também, para testar seu conhecimento de vocabulário e fazer uma revisão rápida. O acesso aos recursos básicos é gratuito e há os serviços pagos através de mensalidades ou assinatura anual.

2 – Vídeos de dicas para aprender espanhol

Com pouca pesquisa você encontra muitos canais no Youtube com dicas para aprender qualquer idioma sozinho pela internet, porém nem todos os canais estão atualizados com as ferramentas para aprender espanhol com informações relevantes ou dividas por categorias para iniciantes, intermediário e nível avançado. Para ajudar pesquisamos alguns canais para você conferir, veja:

  1. Tio Spanish: aprender español online – é um canal com tutoriais animadas para aprender descrever objetos, pessoas, situações do dia a dia, há muitos vídeos para estudantes que estão iniciando sua jornada pela cultura e língua hispânica. Há playslits que facilitam na hora de estudar e acessar conteúdos pelo nível de fluência e também por assuntos.
  2. Profe Gislaine Morais – Portugués y Español – o canal da Professora Gislaine tem muitos vídeos com dicas de como estudar e também há playlist dedicadas para aprender o espanhol chileno.
  3. Portal do Chaves: você pode aprender espanhol com os vídeos dos fãs dos episódios da série Chaves e Chapolim Colorado estrelados pelo Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chespirito no México.

3 – Filmes para aprender espanhol rapidamente

Aprender espanhol assistindo filmes e séries é muito mais divertido. Mesmo se tiver uma rotina corrida facilmente você pode incluir um filme no seu final de semana e depois escolher um para incluir no seu cronograma de estudos para reprisar e estudar durante a semana. Procure alternar as cenas com áudio original e legenda em português e depois de algumas vezes assista com a legenda em espanhol. Após algumas sessões experimente assistir ao filme em espanhol sem nenhuma legenda.  Depois de assistir o mesmo filme algumas vezes seguindo essa sequencia irá perceber o quanto já absorveu do idioma hispânico.

Confira alguns filmes para suas sessões de cinema, um com espanhol das Américas e outro da Espanha:

  1. Elefante Branco: o filme argentino se desenrola em 1h45min, com direção de Pablo Trapero traz no elenco Ricardo Darín, Jérémie Renier e Martina Gusman retratando o drama de 2 padres que lutam pela justiça social num cenário de pobreza e corrupção política.
  2. Namoro à espanhola (Ocho Apellidos Vascos): o filme com 1h38min dirigido por Emilio Martínez-Lázaro é uma comedia romântica que retrata a diversidade cultural da Espanha com os atores Carmen Machi, Clara Lago, Dani Rovira, Karra Elejalde e Aitziber Garmendia. O interessante é que cada personagem retrata os costumes das regiões de Andaluzia, Catalunha e o País Basco, o que faz ser um ótimo filme para compreender as diferentes formas do espanhol e até gírias nos dialetos regionais, isso é muito importante para contextualizar o idioma.

4 – Jogos online para se divertir e aprender espanhol

Se você procura um jeito descontraído para aprender espanhol poderá contar com os jogos online. Selecionamos algumas opções, confira:

  1. Babadum: este site é uma ótima ferramenta para aprender espanhol e também outros idiomas. Para jogar não é necessário fazer um cadastro, mas caso queira criar uma conta é bem simples e rápido. Você escolhe o idioma e seleciona um dos jogos disponíveis para treinar no idioma, sua pontuação fica armazenada no aplicativo e você vai avançando no jogo com o acerto das palavras, dá para treinar a escrita também.
  2. Duolingo: traz lições de espanhol num formato de jogo super interativo e que estimula o usuário a passar pelas fases e avançar na fluência.

Confira mais 20 jogos para aprender idiomas aqui.

5 – Canais de TV em espanhol grátis online

Outra forma de aprender espanhol sozinho com vídeos é assistindo canais de TV online. Você pode incluir no seu cronograma de estudos uma hora em alguns dias durante sua semana para você assistir aos canais e ter contato com a língua espanhola, é uma forma de aprender também sobre a cultura e estar informado com as noticias de países como a Espanha e México por exemplo.

Com o passar do tempo quanto mais contato com o idioma e a cultura dos países de língua hispana você tiver mais fácil será se lembrar da pronúncia e também identificar diferenças de sotaque regionais.

Confira alguns canais de TV em espanhol para você acessar gratuitamente pela internet:

  1. Telemadrid da Espanha: com opção de transmissão ao vivo em espanhol e também com acesso aos programas gravados;
  2. Milenio TV do México: há transmissão ao vivo, vídeos e vários programas com noticias em espanhol e entretenimento variado.

Gostou destas ferramentas para aprender espanhol? Compartilhe com seus amigos e já marque uma sessão pipoca para assistir a um filme ou vídeo com você.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo