Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 5 ferramentas educativas online que você deveria conhecer

5 ferramentas educativas online que você deveria conhecer

Olá, leitor!

Ensinar não é uma tarefa fácil, principalmente quando os alunos estão sujeitos às distrações oferecidas pelos avanços tecnológicos. Os desafios da educação são cada vez maiores, mas é preciso descobrir a melhor maneira de superá-los. Assim, a tecnologia que parece ser a inimiga número um dos professores pode ser também sua melhor aliada.

Hoje, existem diversas maneiras de tornar a aula mais simples e didática.  Algumas ferramentas tecnológicas estão aí para isso. É importante que o professor as conheça, não só para que o processo de aprendizagem ocorra de forma eficiente, mas também para que ele possa ter certeza de estar transmitindo aos alunos o conteúdo que eles precisam em uma linguagem acessível. 

Entenda porque buscar ferramentas educativas pode melhorar suas aulas

Com os cortes de orçamento e a crise politica e econômica que o Brasil está vivenciando, buscar maneiras de ensinar que atinjam todos os estudantes e facilitem o trabalho do professor é uma forma de superar estes tempos tão incertos.  Os professores, na grande maioria dos casos, não possuem muito apoio e têm que lidar com uma série de dificuldades. Estas ferramentas os auxiliarão a contornar os empecilhos.

Além disso, usar a tecnologia ajuda a criar uma conexão maior com os alunos, já que a informatização está próxima da realidade deles.  Estes instrumentos, que estão disponíveis de forma gratuita, trazem conteúdos com apelo visual e geram mais participação dos estudantes. O educador será capaz de fazer com que sua aula seja divertida e dinâmica.

O professor deve escolher as ferramentas certas e estar pronto para adaptar os assuntos sempre que for necessário. Nem todos os alunos, principalmente em escolas públicas, têm acesso ao material de estudo fora da sala de aula. O docente precisa estar atento a estas questões, que serão diferenciais no processo de aprendizagem.

Ao selecionar o instrumento, o professor deve ter certeza de que conhece muito bem o seu funcionamento. Infelizmente, a rotina desses profissionais é puxada e, em muitos casos, eles não têm como realizar pesquisas. Por isso, trazemos aqui explicações sobre cinco ferramentas educativas que podem ajudá-lo a administrar as aulas.

Ferramentas educativas online

Fonte: Reprodução

5 ferramentas educativas que você deve conhecer

Nem sempre é fácil estar a par das novidades que podem ajudá-lo a preparar uma aula mais dinâmica e completa.  As possibilidades são inúmeras e, para te orientar, selecionamos cinco instrumentos que você pode utilizar para incrementar suas aulas. Saiba quais são e como usá-los.

Este é um site pago, no qual há conteúdos digitais em vários formatos. Os materiais também podem ser acessados por meio do aplicativo para tablets e smartphones. A metodologia do Inspira Digital é baseada nas ideias de teóricos como Guy Brousseau, Jerome Bruner, David Ausubel, John Dewey e Pierre Lévy.  

Nada como ter acesso a livros e conteúdos de forma gratuita, principalmente quando se trata de ensinar. O portal tem como objetivo disponibilizar obras de domínio público e gerar debates e conhecimentos não só sobre estes livros, mas também sobre outros assuntos.  O site oferece materiais em formatos como texto, áudio ou vídeo, sendo a ferramenta ideal para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.

Outra dica é o site Escola Digital, plataforma governamental na qual estão disponíveis aulas e conteúdos em diversos formatos, sobre inúmeros assuntos e destinados a várias fases escolares. O portal é totalmente gratuito.

O Evernote é ótimo para os professores que buscam uma forma de tomar notas e se comunicar com seus alunos de modo ágil. Este instrumento é um aplicativo gratuito que organiza suas anotações, sendo possível planejar e disponibilizar o conteúdo de um jeito prático e rápido.  

O YoutubeEdu é uma plataforma de vídeos educacionais lançada pelo Google Brasil que conta com mais de 8 mil arquivos, a maioria voltada para conteúdos do Ensino Médio.  O YoutubeEdu é totalmente gratuito e o professor cadastrado ainda tem como avaliá-lo.

Saber utilizar as ferramentas educacionais da melhor forma possível tornará sua aula mais agradável e fará diferença na vida dos alunos.

Boa aula e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo