Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 5 documentários que ensinam biologia

5 documentários que ensinam biologia

Olá, professores!

Os professores estão cada vez mais atentos a outras formas de ensino, os alunos não se interessam tanto por um professor falando o tempo todo. Os estudantes precisam de algo a mais para chamar atenção, se envolver e, os documentários, são para isso, principalmente em algumas matérias como a biologia. Essa é uma matéria que pode ser bastante explorada. Você como professor pode usar diversos recursos interativos para envolver os alunos.

Vamos citar aqui 5 documentários bem interessantes que ensinam biologia de uma forma diferente e que vão fascinar os alunos. Se você é professor de biologia e está procurando documentários para incentivar seus alunos no estudo dessa matéria, então anote esses filmes.

Vida Eterna

elementos-do-corpo-humano

Esse é um documentário criado pela History e tem cerca de 2 horas e meia de vídeo, é um documentário bem grande, mas que trata de um assunto bem interessante, a Vida Eterna. Muitas vezes o ser humano busca viver para sempre, não são todos, mas sempre escutamos notícias de pessoas que querem congelar o próprio corpo para viver para sempre enquanto a ciência permitir.

Nesse documentário eles exploram os métodos científicos que tentam prolongar a vida e criar órgãos do corpo humano em laboratório, clonando seres e construindo robôs para acabar com doenças dentro dos nossos corpos. É um documentário bem interessante que você não pode deixar de compartilhar com seus alunos.

O antigo Amazonas

Esse documentário pode ser explorado por várias matérias, é um ótimo vídeo para ser trabalhado em conjunto com outros professores como o de geografia e meio ambiente. O documentário “O antigo Amazonas” fala do rio, o maior da América, que nasce no alto dos Andes, passa por um continente inteiro e pela maior floresta tropical do planeta. Esse é um rio muito rico, cheio de seres vivos e muito importante para nosso sistema ecológico.

Por que Sonhamos

Com certeza esse é um documentário que vai interessar muito aos alunos, o sonho é muito fascinante. Estudiosos afirmam que sonhamos todas as noites, mas nem sempre conseguimos lembrar e, o mais interessante é que, nunca paramos de sonhar. Você sonha desde que nasce e isso é muito curioso, esse é o tipo de assunto que um professor de biologia precisaria de muito estudo para conseguir explicar aos alunos, mas com o documentário não é preciso.

Por quê sonhamos? De onde vêm os sonhos? Eles têm algum significado? Essas são algumas perguntas que o documentário tenta responder.

A Aventura do Antibiótico

Todo mundo já tomou antibiótico na vida, ele foi uma das maiores descobertas no campo da saúde. Por causa da sua existência, o homem conseguiu neutralizar os micróbios pela primeira vez na história. Esse documentário mostra os antibióticos e o progresso que eles passaram, a evolução e também a ilusão que ele pode passar, essa ilusão de que o homem pode controlar uma doença.

Segredos do relógio Biológico

Esse documentário criado pela Discovery tem pouco menos de 1 hora, ele mostra como funciona o relógio biológico de uma pessoa, desde que nascemos até o último suspiro. Mostra cada um dos órgão mais importantes do nosso corpo e como eles funcionam com o decorrer do tempo. É um documentário bem interessante que pode ser passado para todas as idades, se você é professor de biologia não pode deixar de passar esse vídeo, ele é bem interessante e vai render muita reflexão.

Esses são só alguns dos inúmeros documentários que você pode passar para seus alunos, existem muitos e você precisa usar esses recursos para ajudá-los no aprendizado. Mostramos aqui documentários mais abrangentes, mas se você quer algo mais específicos falando sobre o que está dando aula, também irá encontrar.

Vamos deixar aqui mais uma lista com outros documentários bem interessantes para você conferir.

  • Parasitas e saúde humana – distribuidora: Log on;
  • Vida e Obra de Charles Darwin – distribuidora: Log On;
  • Atlas do Corpo Humano – distribuidora: True Tech;
  • Dentro do corpo humano – distribuidora: Europa Filmes;
  • A Batalha pela Vida – distribuidora: Som Livre

Compartilhe com outros professores essas dicas de documentário, eles são importantes para a formação dos alunos e podem ajudar bastante na formação de cada um deles. A biologia é muito importante e todos precisam saber um pouco sobre ela.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo