5 diferenças entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu
Olá, leitores!
A cada dia que passa o mercado de trabalho fica mais competitivo e o número de vagas está cada dia mais baixo.
Por conta dos problemas com o mercado, a procura por especializações, cursos, pós-graduação, graduação, entre outros, aumenta gradativamente.
Hoje em dia melhorar a carreira profissional é o objetivo da maioria das pessoas.
Sendo assim, a procura por cursos de pós-graduação aumentou muito ultimamente. Os estudantes que se graduaram e pretendem cursar a pós, muitas vezes acabam ficando em dúvida sobre qual tipo escolher.
O tipo de graduação varia perante o que o estudante pretende e entre esses tipos temos a pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.
Pós Graduação
Lato Sensu
As pessoas que resolvem cursar uma pós, normalmente são pessoas que estão trabalhando na área e precisam aperfeiçoar seu currículo ou pessoas que buscam novas chances no mercado.
Lato Sensu significa “em sentido amplo” e são voltados para alguma especialização.
Para participar do curso de Lato Sensu é preciso que o estudante tenha concluído a graduação. Todas as graduações são possíveis que o aluno curse Lato Sensu.
Os cursos de modalidade Lato Sensu precisam conter 360 horas de duração no mínimo. A conclusão do curso é marcada através de um certificado para comprovar.
O famoso MBA (Master Business Administration) é um exemplo de curso Lato Sensu. No Brasil é considerado apenas um curso de especialização na área, já no exterior é reconhecido como um mestrado.
No exterior o MBA é muito comum, sendo reconhecido por todo o mercado de trabalho.
Stricto Sensu
Para participar do curso de Stricto Sensu é necessário que o aluno tenha concluído a graduação, independente da área.
A palavra Stricto Sensu significa “em sentido limitado”, esse curso é voltado para o mestrado e o doutorado.
As pessoas que costumam optar pelo Stricto Sensu geralmente pretendem seguir uma carreira acadêmica, seja dando aulas ou atuando em projetos.
Os cursos de mestrado tem duração de três anos e os de doutorado em média cinco anos.
Na conclusão do curso o aluno recebe um diploma. Os cursos são aprovados e reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Ambos são muito interessantes e o mais importante é o profissional se preocupar em se especializar, para garantir boas chances no mercado de trabalho, conquistando bons salários, em boas empresas.
Lato Sensu
- Designa todo e qualquer curso que se segue à graduação para especialização e aperfeiçoamento;
- Tem objetivo técnico profissional específico, sem abranger o campo total do saber em que se insere a especialidade;
- São cursos destinados ao treinamento nas partes de que se compõe um ramo profissional ou científico. Sua meta é o domínio científico e técnico de uma certa e limitada área do saber ou da profissão, para formar o profissional especializado;
- Carga horária mínima obrigatória para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: 360 horas;
- Os cursos Lato Sensu são muito usados por profissionais das áreas de comunicação, porém há cursos para diversas áreas.
Stricto Sensu
- Se torna um ciclo de cursos regulares em segmento à graduação, sistematicamente organizados, visando desenvolver e aprofundar a formação adquirida na graduação e conduzindo à obtenção de grau acadêmico;
- É dividido entre mestrado e doutorado, sendo que ambos compreendem a definição de pós-graduação stricto sensu, diferenciando o grau de profundidade dedicado ao estudo do objeto de pesquisa;
- Esses cursos costumam ser considerados relativamente autônomos. Isto é, para fazer o doutorado, não é exigido que o aluno tenha feito mestrado e, para fazer mestrado, não é exigido que tenha feito especialização lato-sensu;
- São cursos para quem busca um direcionamento melhor, com um nível mais técnico para permitir que possa dar aulas;
- A lista de opções de curso costuma ser mais ampla do que os cursos de Lato Sensu.
Independente do que escolha o importante é aperfeiçoar o currículo e os cursos, para garantir melhor oportunidade no mercado e um grande desenvolvimento da carreira profissional.
Até mais!