Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 dicas simples para um bom trabalho em grupo

5 dicas simples para um bom trabalho em grupo

Olá, leitores!

Trabalhar em grupo pode parecer fácil, mas é uma missão quase impossível para muitas pessoas, principalmente aquelas mais tímidas. Isso acontece porque exige de cada um dos integrantes diversas habilidades sociais e de organização/divisão de tarefas. Confira algumas dicas que lhe ajudarão a fazer um bom trabalho em grupo.

Como trabalhar em grupo?

1 – Paciência: Para trabalhar em grupo, é preciso desenvolver algumas habilidades. A primeira delas é a paciência, uma vez que você estará lidando com pessoas diferentes, com conhecimentos e habilidades diferentes, é preciso ter paciência para respeitar os limites de cada um.

2 – Diplomacia/Construtividade: Junto com a paciência, deve-se desenvolver um relacionamento construtivo e, para isso, é importante que você não critique/constranja os outros publicamente, que elogie e motive comportamentos, ouça e aceite as ideias dos outros, mesmo que você não concorde com elas, uma vez que todos tem o direito de opinar sobre alguma coisa.

3 – Comunicação clara: A base de todas as coisas está no diálogo; uma comunicação clara é fundamental para descobrir os pontos de vista, potencialidades e limites de cada pessoa, assim como perceber e resolver problemas internos.

4 – Saber dividir: Outro ponto fundamental em trabalhos em grupo é a divisão de tarefas. Ela precisa existir de forma que todos trabalhem de alguma forma e ninguém se sinta sobrecarregado. Chegue a um consenso sobre as tarefas e estabeleça organização e prazos para a sua realização.

5 – Saber planejar: Um trabalho em grupo deve ter um cronograma de atividades claro e visível para todos. O planejamento é essencial para o sucesso do trabalho pois, além de dar maior segurança e organização, também possibilita que cada membro possa se localizar no todo e o grupo possa avaliar possíveis problemas no decorrer do trabalho.

Benefícios de trabalhar em grupo

silhuetas-de-pessoas-em-perfil

Um dos maiores benefícios de se trabalhar em grupo é a possibilidade de realizar trabalhos muito mais complexos em tempos acessíveis, uma vez que as responsabilidades e atividades são fragmentadas e divididas entre os componentes.

Um trabalho em grupo bem executado com organização e harmonia é capaz de trazer imensos benefícios para toda uma organização/sociedade. Os trabalhos em grupo permitem a execução de atividades mais complexas por envolverem várias pessoas, com habilidades específicas. Dessa maneira, é possível alcançar níveis de resultados muito mais efetivos e confiáveis.

Quais são os desafios do trabalho em grupo?

Relacionamento: Os trabalhos em grupo requerem dos integrantes um amadurecimento social específico, sem ele é impossível desenvolver qualquer atividade em grupo. Pessoas tímidas demais podem ter dificuldades para trabalhar em grupo por não se sentirem a vontade para se expressar livremente; assim como pessoas que tem dificuldades em compreender e aceitar pontos de vista de outras pessoas.

Organização: Outro grande desafio dos trabalhos em grupo é manter uma organização interna que permita a fluência das atividades. Por envolver diversas pessoas, cada uma com sua rotina e prioridades, organizar as tarefas em um cronograma pode ser difícil. Por isso, para facilitar esse processo, é importante a existência de um líder (principalmente em grupos maiores), que seja responsável por organizar e articular as responsabilidades de cada integrante.

O que torna o trabalho em grupo mais proveitoso?

Para um trabalho em grupo ser proveitoso, cada integrante precisa curtir aquilo que está fazendo. É um processo complexo e, quando nos sentimos bem com nossas atividades e com os colegas, o trabalho se torna muito mais proveitoso.

Nesse caso, manter uma boa comunicação entre os membros é importantíssimo e todos devem estar atentos para as necessidades alheias. Ao se sentir desconfortável com alguma situação, é interessante, portanto, que a pessoa comunique seu problema com o grupo para que todos tentem resolvê-lo.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo