Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 5 dicas rápidas para ensinar com ajuda do YouTube

5 dicas rápidas para ensinar com ajuda do YouTube

Olá professores!

Curtir, compartilhar, seguir, tuitar e comentar. Esses provavelmente são os verbos mais ouvidos atualmente da boca dos jovens. Então que tal incorporar isso tudo ao seu método de ensino e, dessa forma, incentivar o aprendizado dos seus alunos? Veja aqui 5 dicas rápidas para ensinar com a ajuda do YouTube.

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online, 79% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos, que utilizam a internet, possuem perfil em alguma das redes sociais mais famosas. Então o jeito é aproveitar o interesse dos alunos e utilizar essas ferramentas como estratégia útil para promover o aprendizado.

O site Porvir reuniu dicas para professores de como utilizar as redes sociais como um recurso educativo. As sugestões foram retiradas a partir de referências encontradas em diferentes publicações, guias e sites especializados em educação e tecnologia.

5 dicas para ensinar com YouTube

Aqui disponibilizamos algumas dicas simples e objetivas para usar o YouTube em sala de aula. Veja só:

1 – Escolha vídeos curtos para apresentar em sala de aula. Isso garante que os alunos tenham um tempo para discutir com base no que foi mostrado.

2 – Faça uma conta Google para a escola e utilize o YouTubeEDU com os alunos. Esse ambiente possui conteúdos com foco educativo e permite que os professores e administradores da escola selecionem os vídeos que aparecem como visíveis para o seus alunos.

3 – Inverta a sua sala de aula. Mande vídeos para que os alunos assistam os conceitos básicos em casa. Aproveite o tempo em classe para promover a aplicação desses conceitos e incentivar trabalhos colaborativos.

4 – Crie listas de reprodução que contemplem temas relacionados às aulas, contextualização para assuntos do mundo real e visões divergentes para fortalecer o posicionamento e o senso crítico.

5 – Engaje os alunos com dicas de vídeos que são relevantes para eles e fomente a discussão de diferentes pontos de vista.

Você vai ver como essa interação com seus alunos, vai fazer sua aula e o aprendizado deles render muito mais.

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo