5 dicas rápidas para ensinar com ajuda do Twitter
Olá, professores!
Curtir, compartilhar, seguir, tuitar e comentar. Esses provavelmente são os verbos mais ouvidos atualmente da boca dos jovens. Então que tal incorporar isso tudo ao seu método de ensino e, dessa forma, incentivar o aprendizado dos seus alunos nessas novas plataformas – até mesmo educacionais – que são as redes sociais, como, por exemplo, o Twitter?
De acordo com a pesquisa TIC Kids Online, 79% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos, que utilizam a internet, possuem perfil em alguma das redes sociais mais famosas. Então o jeito é aproveitar o interesse dos alunos e utilizar essas ferramentas gratuitas como estratégia útil para promover o aprendizado.
O site Porvir reuniu dicas para professores de como utilizar as redes sociais como um recurso educativo. As sugestões foram retiradas a partir de referências encontradas em diferentes publicações, guias e sites especializados em educação e tecnologia.
5 dicas rápidas para ensinar com ajuda das redes sociais
Aqui disponibilizamos algumas dicas simples e objetivas para usar o Twitter em sala de aula. Veja só:
- Faça tuÃtes diários com informações sobre diferentes carreiras. Isso pode ajudar seus alunos a conhecer diferentes profissões e conseguir identificar seus interesses.
- Publique desafios diários para os alunos. Professores de disciplinas como matemática, quÃmica e fÃsica também podem incentivar alunos a resolver problemas e a compartilhar o resultado na rede social.
- Crie uma hashtag original (ex: #auladoprofwagner) e incentive os alunos tuitarem suas anotações durante a aula.
- Apresente estratégias de pesquisa para que os alunos possam encontrar conteúdos relevantes com o uso de hashtags.
- Use o Twitter como ferramenta para criar histórias coletivas com os alunos. Escreva o começo de uma narrativa e fale para eles tuitarem a continuação.
Você vai ver como essa interação com seus alunos, vai fazer sua aula e o aprendizado deles render muito mais. Ensine com a ajuda do Twitter!
Até a próxima!