Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 5 dicas rápidas para ensinar com ajuda do Instagram

5 dicas rápidas para ensinar com ajuda do Instagram

Olá, professores!

Curtir, compartilhar, seguir, tuitar e comentar. Esses provavelmente ṣo os verbos mais ouvidos atualmente da boca dos jovens. Enṭo que tal incorporar isso tudo ao seu m̩todo de ensino e, dessa forma, incentivar o aprendizado dos seus alunos nessas novas plataformas Рat̩ mesmo educacionais Рque ṣo as redes sociais, como, por exemplo, o Instagram?

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online, 79% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos, que utilizam a internet, possuem perfil em alguma das redes sociais mais famosas. Então o jeito é aproveitar o interesse dos alunos e utilizar essas ferramentas como estratégia útil para promover o aprendizado.

O site Porvir reuniu dicas para professores de como utilizar as redes sociais como um recurso educativo. As sugestões foram retiradas a partir de referências encontradas em diferentes publicações, guias e sites especializados em educação e tecnologia.

5 dicas rápidas para ensinar com ajuda do Instagram

Aqui disponibilizamos algumas dicas simples e objetivas para usar o Instagram em sala de aula. Veja só:

  • Crie uma conta para a sua sala e registre momentos como apresentações, desenvolvimento de projetos e excursões. Para manter a privacidade, deixe o conteúdo fechado para acesso restrito aos alunos.
  • Poste uma foto como prévia para o assunto da próxima aula. É possível interagir com os alunos, pedindo para que eles façam uma pesquisa ou comentem o que já sabem sobre o tema.
  • Destaque habilidades dos estudantes. Tire fotos de bons trabalhos e projetos realizados por eles.
  • Ensine conceitos básicos de fotografia para os seus alunos, trabalhando iluminação, enquadramento, composição e linguagem. Incentive que eles registrem imagens do cotidiano escolar.
  • Deixe os alunos explorarem seus interesses e diferentes identidades, compartilhando opiniões e comentários por meio de imagens.

Você vai ver como essa interação com seus alunos, vai fazer sua aula e o aprendizado deles render muito mais. Ensine com a ajuda do Instagram!

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo