Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 dicas para você conciliar trabalho e estudo

5 dicas para você conciliar trabalho e estudo

Olá Amigos!

A transição da adolescência para fase adulta vem carregada de um turbilhão de emoções e responsabilidades. E se você já trabalha e sabe da importância de uma boa nota nas provas, o melhor a fazer é criar estratégias para vencer todos esses obstáculos e alcançar um resultado satisfatório ao final.

  1. Concentração

    O uso de redes sociais facilita o contato com amigos de longa data, atualiza os usuários sobre as noticias do mundo, e também acaba com o poder de concentração de quem tem outras atividades a realizar. Esqueça o celular, não abra o Facebook durante as rodadas de estudo, desligue a mente dos problemas profissionais e pessoais e foque nos estudos para absorver o máximo de conteúdo possível.

  2. Tecnologia como aliada

    Se qualquer matéria não ficou clara para você, é possível utilizar Youtube para assistir aulas com diferentes abordagens. Além disso, você pode filmar aulas, caso faça cursinho, e assisti-las em casa depois com mais calma e atenção.

    Assista a noticiários, saiba o que está acontecendo no mundo, pois qualquer informação é recurso para compor uma redação coesa e coerente.

  3. Organize grupos de estudo

    A união faz a força! Chame seus amigos, organize rodadas de estudo em bibliotecas, aproveite o ambiente propício e esclareça todas as dúvidas que surgirem.

    Além de tudo isso, existe material disponível para sanar todos os questionamentos, além de reviver o passado, folhear um bom livro sempre remete a boas sensações, e se você não for dos que usam livros físicos, as bibliotecas disponibilizam computadores para uso, ou então wifi para uso de seu próprio computador.

    E a desculpa não é o lugar, grupos de estudo podem ser formados em casa, na praça perto de casa, o que importa é compartilhar conhecimento e multiplicar sabedoria.

  4. Descanso

    Permita-se dormir 8 horas por dia, os momentos de repouso são fundamentais para concluir essa maratona estressante.

    Quando deitar, desligue o celular ou deixe-o no modo silencioso, evite responder mensagens instantâneas, e não caia no truque soneca, prolongando o sono e quebrando todo o ritmo. O melhor é acordar no primeiro toque, tomar um banho e se for o caso, aproveitar as propriedades da cafeína tomando um bom e revigorante café.

  5. Organize seu tempo

    O dia tem 24 horas, parece bastante, mas quando não há planejamento, é possível desperdiçar suas horas sem concluir nenhuma atividade com êxito. Programe os períodos de estudo, com intervalos a cada 2 horas, isso aumenta o rendimento, e finais de semana também são feitos para descansar, insira lazer em sua rotina para que não ocorra uma pane! Dedicação é fundamental, e saúde mais ainda!

Traçadas as diretrizes, agora é montar sua estratégia levando em conta suas particularidades.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo