Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » 5 dicas para ter uma rotina de estudo para concurso de alta performance

5 dicas para ter uma rotina de estudo para concurso de alta performance

Olá, leitor!

Muitos concurseiros enfrentam dificuldades na hora de estudar e se preparar para um exame. A maioria se perde em relação ao tempo, não sabem quantas horas precisam se dedicar aos estudos, falta preparação e compreensão de técnicas de estudo apropriadas para cada etapa da rotina de estudos para concursos.

Isso tudo pode levar à ansiedade e a uma chance de ir mal no dia do exame e ser reprovado num concurso depois de meses de estudo.

Esses tipos de problemas são comuns a muitos concurseiros, mas podem ser evitados aplicando algumas dicas para organizar uma rotina de estudo eficiente e produtiva. Confira as dicas que preparamos!

Veja 5 dicas para ter uma rotina de estudo para concurso

Rotina_de_estudo_para_concurso_publico_como_ser_aprovado_em_concurso_publico_passar_primeira_quanto_tempo_demora_para_passar_em_quantas_horas_por_dia_devo_estudar_para_concurso_porcentagem_de_acertos_para_passar _dicas_para_passar

1 – Antes de estabelecer uma rotina de estudo para concursos cuide da sua motivação

Manter o interesse nos estudos e a motivação para aprender muitas matérias durante alguns meses pode ser um desafio. Por isso antes de iniciar sua jornada e planejar sua rotina de estudos avalie sua motivação, isso mesmo, sua motivação será a energia que o manterá focado a não desistir.

Sem energia e motivação a sua rotina de estudo será tarefa difícil de manter, tarefa chata e sem sentido. Você pode ter os melhores métodos de estudo disponíveis e todos os materiais, mas se não cuidar da sua motivação irá desistir na primeira apostila.

Então procure exames e áreas de interesse para prestar um concurso. Tenha clareza dos seus objetivos pessoais e ganhos (financeiros, emocionais) quando alcançar sua meta de aprovação num concurso.

Escreva seus objetivos, recorte imagens e tenha um cartão com uma frase motivadora para te lembrar sempre que o objetivo não é só o de passar no concurso, vai trazer vários benefícios para sua vida pessoal e profissional.

2 – Faça um cronograma de estudos para se preparar para o concurso

Elabore um cronograma de estudos, verifique quais os dias e horários disponíveis para estudar, e faça uma tabela com os horários, use o calendário e a agenda para marcar os dias de simulados e também as datas dos exames.

Já compartilhamos aqui no Canal do Ensino 5 aplicativos que vão facilitar o planejamento mensal de estudos para concursos e provas, confira neste link.

Além de estipular o horário que irá estudar é importante distribuir as disciplinas de forma a dedicar um tempo adequado para cada uma. Por exemplo, as segundas e quintas podem ser reservadas para estudar matemática, estatística, lógica, enquanto as terças e sextas são dedicadas ao português, interpretação de texto e redação. Ou você poderá adaptar para estudar um pouco de cada disciplina por dia se tiver mais tempo para estudar.

Compartilhamos aqui no Canal do Ensino um modelo de cronograma para quem está se preparando para o ENEM e que pode ser personalizado para fazer uma rotina de estudos para concursos públicos.

Clique aqui para fazer o download da planilha de horário de estudos gratuitamente e faça a sua rotina de estudos.

Utilize a técnica de pomodoro para ganhar produtividade

O ideal é estipular blocos de tempo de pelo menos 50 minutos e estudar com foco total uma matéria, depois descansar por 5 a 10 minutos e seguir para outra disciplina.

Dentro de cada bloco de tempo de 50 minutos estipule um período para teoria (20 minutos) onde irá ler e fazer anotações, criar esquemas e mapas mentais, um tempo para exercícios e questões (20 minutos) e um tempo para correção e revisão (10 minutos).

Confira outras técnicas para estudar para provas e concursos públicos que já compartilhamos aqui.

Utilize apostilas e livros textos para orientar os tópicos que precisa dominar

Para cada disciplina você precisa também ter uma lista dos tópicos para estudar. Você pode fazer lista de verificação e ir marcando à medida que avança ou usar uma apostila ou livro texto para cada disciplina e ir seguindo os capítulos.

Se tiver dúvida sobre quais tópicos precisa estudar, verifique o edital do concurso que pretende fazer e pesquise os livros que pode utilizar como apoio.

Já compartilhamos várias dicas de livros que todos os concurseiros precisam ler, confira:

3 – Evite estas armadilhas na sua rotina de estudos para concursos e exames

As vezes você esta estudando muito, mas pode se perder em algumas armadilhas, então observe algumas dicas para ser mais produtivo:

  • Evite dedicar muito tempo em fazer resumos em vez de prestar atenção nas aulas ou videoaulas e  abandonar outras etapas de fortalecimento da memória como as revisões (por exemplo, questões de revisão e simulados)
  • Evite destacar muito os textos que irão te confundir sobre o que é realmente importante, já que está quase tudo colorido! Procure destacar palavras-chave, fórmulas, sequencias e estruturas;
  • Evite utilizar apenas questões de revisão de capítulo (e suas respostas) como método principal de estudo em vez de usar estas questões para treinar e testar seu conhecimento;
  • Evite estudar com um amigo que não está comprometido; se seu colega não está motivado para estudar e a te ajudar com questões de revisão, criando exemplos, ou revisando notas, é melhor deixar para conversar com ele nas horas de lazer;
  • Evite tudo que possa te distrair durante sua rotina de estudos: assistir televisão, mensagens de texto ou navegar na internet enquanto estuda;
  • Se esquecer de fazer outras atividades é aceitável, e até mesmo recomendado, programar tempo para exercícios físicos, pequenos passeios e horas de lazer. Quando estiver estudando, lembre-se de fazer pausas de 5 a 10 minutos para alongar, tomar água, fazer um lanche para evitar se sentir sobrecarregado.

4 – Faça sempre revisões para fortalecer o aprendizado

Muitos concurseiros acreditam ter uma memória fraca e que se esquecem com facilidade das matérias estudadas. Chegam no dia do exame e travam em tópicos que haviam estudado.

Mas na realidade não é que estão com a memória ruim ou com problemas de concentração, é que não fortaleceram mecanismos de recuperação dos tópicos.

Para ter uma ótima performance no dia do exame e se lembrar de tantos assuntos você precisa organizar sua rotina de estudo para concurso considerando etapas de revisão dos conteúdos que já estudou.

A ideia é traçar uma estratégia que facilita recuperar e fortalecer a memorização a longo prazo dos conteúdos do concurso.

Como fazer isso na prática?

Inclua na sua rotina de estudos para concurso um cronograma de revisão, você poderá fazer isso num dia específico da semana ou estabelecer um horário do dia para revisar tópicos anteriores.

O ideal é distribuir pontos de revisão na sua rotina de estudos para concurso, considere etapas para:

  • revisar o material recém aprendido;
  • estabelecer uma sessão de revisão intermediária;
  • estabelecer uma sessão de revisão final antes da prova do concurso.

As etapas de revisão inicial e intermediária irão te ajudar também a estabelecer conexões com outros assuntos e reforçar conceitos importantes. Outra vantagem de organizar uma rotina de estudos com etapas de revisão, é que você recupera os temas que apresentam dificuldades, podendo tirar dúvidas a tempo antes de deixar para última hora ou se dar conta que não dominou bem o assunto só no dia da prova.

Utilize Mnemônicos na sua rotina de estudos para concurso público

Uma das técnicas de estudo que ajudam muito nas revisões são os mnemônicos. Os mnemônicos ajudam a relembrar facilmente fórmulas etapas e conceitos importantes.

Então invista em escrever e organizar os mnemônicos no seu material para as etapas de revisão.

Esta técnica é eficiente, pois ajuda na memorização e aprendizagem utilizando associação, organização, visualização, que podem incluir abreviaturas, siglas, rimas, imagens, números, fonética, e assim por diante.

Para citar alguns exemplos, para memorizar e revisar com mnemônicos:

  • Sequência dos níveis taxonômicos dos seres vivos, que é Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie: O Rei Ficou Claramente Orgulhoso da Família do Genro Escolhido Ou Raio Forte Caiu Ontem, Fazendo Grande Estrago.
  • MARTE – Sobre a finalidade dos atos jurídicos M – Modificar A – Adquirir R – Resguardar  T – Transferir  E – Extinguir (direitos)

Outras técnicas para revisar conteúdos para concurso

Você pode utilizar várias técnicas de estudos para revisar conteúdos para provas e exames de concurso publico, confira algumas:

Faça perguntas-chave sobre os conceitos e tópicos do exame

Você pode fazer perguntas chaves e escrever em cartões, e revisar estes cartões na sua na sua rotina de estudos para concurso naqueles estágios de revisão que estipulou para cada tópico.

Outra forma é também revisar com outros colegas, forme um grupo de estudo para concursos e utilize os cartões para revisar os conteúdos.

Utilize aplicativos de cartões de memorização

Durante sua rotina de estudos utilize um aplicativo e insira os conceitos, perguntas-chave com respostas, fórmulas, mnemônicos com definição dos significados e organize por tópicos. Um aplicativo que poderá utilizar é o Anki.

Veja como instalar o aplicativo Anki. Quando você utiliza o aplicativo ele estipula os intervalos de revisão dos tópicos e conteúdos que inseriu. Para ter o melhor aproveitamento inclua um horário da sua rotina diária de estudos para revisão dos conteúdos, assim você fortalece sua memória de longo prazo.

5 – Faça simulados e resolva questões reais de concursos públicos

Inclua na sua rotina de estudos a resolução de questões de provas anteriores e também dias de simulado.

Na data que estipular para fazer o simulado da prova, cronometre o tempo máximo da prova, anote o tempo que gastou para resolver a prova e verifique seu rendimento, se você precisa melhorar seu tempo de respostas ou se para fazer a redação você precisaria ser mais rápido para organizar suas ideias. Estipule metas para melhorar no próximo simulado e avance na sua rotina de estudos.

Você pode encontrar questões de concursos em vários sites e também utilizar aplicativos. Confira neste artigo aqui os melhores sites e aplicativos para questões de concurso grátis.

Se você está se preparando para a prova da OAB irá gostar deste guia aqui para te ajudar a estudar pela internet.

Bons estudos e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo