Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 dicas para ser mais efetivo estudando em casa

5 dicas para ser mais efetivo estudando em casa

Olá, estudantes!

Pensando em estudar sozinho(a) para o vestibular ou para um concurso público? Apesar de ainda ser um percentual pequeno (em torno de 30%), a quantidade de pessoas que passam em exames classificatórios estudando sozinhas é cada vez maior. Este fato se deve, em grande parte, à tecnologia. Há uma quantidade grande de conteúdos e ferramentas de qualidade disponíveis na internet – como por exemplo dicas de fatores externos que auxiliam nos estudos direcionados ao autoestudo. Há videoaulas, apostilas, questões gabaritadas, aplicativos e muitos outros recursos que facilitam a aprendizagem.

Para estudar em casa, porém, é preciso organização, disciplina e planejamento, pois inúmeras são as possibilidades de deixar de lado os estudos e focar em qualquer outra coisa. É muito comum a tendência pela omissão dos estudos ou pelo exagero, com horas excessivas que apenas servem para desencadear processos de fadiga crônica e estresse. Portanto, para apoiar o seu processo de aprendizagem, alcançar suas metas e manter uma qualidade de vida necessária, veja as dicas a seguir.

alunos-nos estudos

 

  1. Tenha uma rotina: Quando você cria o hábito de fazer as mesmas atividades nos mesmos horários, o seu cérebro registra essas informações e, depois de determinado tempo (algo em torno de 20 dias), você já consegue seguir essa rotina sem nenhuma dificuldade. Uma vez estabelecida esta rotina, será mais difícil você se deixar influenciar pelos estímulos externos, que são muitos. Além disso, acordar, almoçar, estudar e fazer pequenas pausas para lanches ou descanso nos mesmos horários ajudará você a ter uma qualidade de vida melhor.
  1. Crie recursos para não sair do foco: Ao estudar em casa, você segue o seu ritmo e ainda evita gastos com cursos preparatórios, o que é uma grande vantagem. Mas também há uma desvantagem: as “interferências externas”.

Veja alguns recursos para contorná-las: faça um planejamento de estudos na noite anterior e siga-o à risca, só deixando para fazer outras coisas ao finalizá-lo, converse com as pessoas que moram com você e fale sobre a necessidade de não ser interrompido quando estiver estudando. Se for possível, tranque-se em um dos cômodos e coloque um aviso na porta, só retirando quando acabar de estudar. Limite o uso das redes sociais aos intervalos para lanche.

  1. Estude sempre no mesmo local: Estudar no mesmo ambiente irá lhe ajudar a criar aquela rotina de que falamos no item 1. Além disso, mantenha sua mesa organizada. O ambiente externo influencia o nosso estado mental. Logo, a organização do local onde você vai estudar irá facilitar a organização do seu pensamento, favorecendo a aprendizagem.
  1. Diversifique os estímulos para a aprendizagem: Na internet, existem diversos tipos de conteúdos para estudar. Você pode, por exemplo, assistir uma videoaula, resolver questões de provas anteriores e depois fazer fichas resumindo o conteúdo estudado. Estudar o mesmo conteúdo de diferentes formas irá facilitar a assimilação de tantas informações.
  1. Faça coisas que gosta: Assim como você deve criar uma rotina de estudos, deve também ter o hábito de fazer coisas que sejam importantes para você ou que lhe façam bem, como fazer uma atividade física, sair com amigos, ir ao cinema ou qualquer outra coisa que você goste. Esses momentos de lazer – ou até mesmo de ócio – serão fundamentais para que o seu cérebro descanse e esteja apto a assimilar novos conhecimentos.

Estas são as 5 dicas para que você seja mais efetivo estudando em casa. E você… tem alguma? Caso tenha, compartilhe também.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo