Você está aqui:Home » Enem » 5 dicas para se preparar para o Enem na reta final

5 dicas para se preparar para o Enem na reta final

Olá, estudantes!

Já faltam menos de dois meses para o Enem. Nesta reta final, é comum bater o desespero nos candidatos que vão prestar o exame. Para ajudar os alunos, o QG do Enem, empresa de cursos online, preparou uma lista de 5 dicas para o Enem, para você se preparar para a prova. Confira.

A fase de organização dos estudos já passou, agora é hora de foco. Este é o momento você já deveria saber identificar aonde seus estudos precisam ser aprofundados.

Preparação para o Enem

Nestes menos de 50 dias até a prova do Enem, não deixe de fazer resumos sobre o que você estudou. Assim, o conteúdo aprendido será memorizado ainda com mais afinco. Quando faltar apenas 1 mês para o exame, chega a hora do foco ser total nos resumos e simulados (confira um simulado completo com gabarito comentado).

Ao fazer provas antigas, você aprende a administrar seu tempo e entende quais questões demandam mais sua atenção. Dessa forma, o candidato fica mais calmo na hora da prova.

Outros aspectos importantes para a preparação são: ficar de olho nos últimos acontecimentos do Brasil e do mundo (confira informações sobre o curso de atualidades do QG do Enem).

Também é fundamental saber interpretar corretamente o que a questão está cobrando (confira uma aula gratuita de interpretação, com análise da prova do Enem de 2014).

Dicas rápidas para se preparar para o Enem

Como queremos que você arrase no Enem 2015, deixamos aqui mais algumas dicas para seus estudos:

Dica 1: durma e se alimente bem.

Seu cérebro precisa descansar para gravar o que você estudou. Manter uma boa alimentação, aliada do sono (que sim, é preferível ser de 8 horas por noite) e da postura correta para sentar ao estudar ajudará a aumentar seu foco, pique e, consequentemente, seu rendimento nos estudos e prova.

Dica 2: se organize.

Programe diariamente seus estudos e não desista. Use planos de estudos semanais intensivos para que você não perca o foco.

Dica 3: divida seu tempo.

É natural que você se dedique mais nos conteúdos que tem mais afinidade. Mas como a prova cobra todas as áreas do conhecimento, organize bem seu tempo para se preparar em todas as disciplinas e claro, não se esqueça de treinar a redação.

Dica 4: se organize.

Aproveite para fazer revisões dos conteúdos, além de realizar simulados para efetivamente treinar para a prova. Também evite brigas e desentendimentos nesta reta final. Nada atrapalha mais uma prova do que problemas afetivos ou familiares que podem derivar ou ser motivo de tensão

Dica 5: anote, leia e releia.

Uma boa técnica para quem tenha certa dificuldade em lembrar o que foi estudado é utilizar mais de um método para estudar aquela matéria. Combinar resumos com mapas mentais ou com esquemas, ou mapas mentais com esquemas e etc., ajuda bastante na hora em que é preciso recordar datas ou detalhes que normalmente escapam de nossa memória.

Siga essas dicas para o Enem e sinta-se preparado para a tão aguardada prova.

Bons estudos e boa prova!

Até mais

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo