Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » 5 Dicas Para Quem Estuda Para Vários Concursos ao Mesmo Tempo

5 Dicas Para Quem Estuda Para Vários Concursos ao Mesmo Tempo

Montar um plano de estudos antes de iniciar a preparação para um concurso público é o primeiro passo para conquistar a tão sonhada aprovação, a carreira pública e os seus diversos benefícios.

O plano de estudos para concursos, pode ser considerado semelhante ao planejamento de uma estratégia de negócios em uma empresa, afinal de contas, haverá um investimento de dinheiro e tempo para alcançar seus objetivos.

Para quem pretende prestar vários concursos ao mesmo tempo e fazer provas em datas próximas, deve ter em mente que o aconselhável é escolher cargos parecidos e concursos que exijam disciplinas parecidas, pois, assim, será mais fácil manter a motivação e a energia para estudar para as provas. Para facilitar essa tarefa, listamos 5 dicas para quem estuda para vários concursos ao mesmo tempo.

1.Saber o que deve estudar

Aqui começa, de fato, a montagem do plano de estudos para os concursos. Todo candidato a concurso público deve saber detalhadamente o que vai estudar em cada avaliação. Para isso, a primeira atitude é analisar o edital e separar em um calendário os temas que serão estudados em cada dia do mês.

Você pode começar pelas disciplinas fundamentais para provas de concursos, como Português, Atualidades, Raciocínio Lógico e Direito Administrativo.

Não se esqueça de estudar também por meio de provas anteriores dos concursos que vai prestar. Após dominar essas matérias, avance para as disciplinas específicas de cada cargo.

2.Dinheiro e tempo

Depois de definir o que vai estudar e os dias, delimite o tempo de cada uma das suas atividades diárias para saber quanto tempo livre você tem para os momentos de lazer e descanso. É muito importante balancear as suas tarefas diárias com momentos de relaxamento para que o seu processo de aprendizagem seja bem sucedido.

Com relação ao investimento nos estudos, você pode fazer uma poupança ou planejar os gastos mensais. No mínimo, você vai gastar com as taxas de inscrições, material didático e cursos online para concursos públicos, uma opção barata e focada em conteúdos e provas de concursos.

3.Otimize seu Tempo
Para ser aprovado em concursos, os concurseiros devem manter em sua rotina de estudos disciplina, foco e dedicação por um bom tempo.

O cotidiano de muitas pessoas é bem corrido, principalmente para quem trabalha e estuda ao mesmo tempo. Por isso, pequenos ajustes na rotina podem fazer toda a diferença, como planejar a agenda, disponibilizando, pelo menos, 1 hora para estudar; ou até mesmo estudar em fins de semana e na fila de espera do médico.

4.Provas similares
Muitos concurseiros iniciantes não sabem, mas a maioria das disciplinas que são exigidas em provas concursos são semelhantes, principalmente, se forem da mesma área.

Por exemplo, os cargos de técnico do INSS, analista do INSS e escrevente do TJ-SP exigem a matéria de Direito Administrativo, Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico, uma vez que são cargos da área administrativa. Identifique essas semelhanças e faça um planejamento de estudos com base nessas informações.

5.Cursos online para concursos
Uma ótima opção para quem vai estudar para vários concursos ao mesmo tempo são os cursos online, pois as videoaulas podem ser assistidas em qualquer hora e lugar.

Além disso, isso vai economizar seu tempo, pois não precisará se deslocar até a instituição de ensino para estudar. Pense bem: aqueles momentos em que você perde no trânsito ou na fila do banco, podem ser transformadas em estudo.

Não desista! Muitos concurseiros continuam estudando depois do primeiro concurso em que são aprovados. Depois que conseguem estabilidade no primeiro cargo público, procuram novas oportunidades e já começam a se preparar para cargos melhores.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo