Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 dicas para organizar os estudos nas férias

5 dicas para organizar os estudos nas férias

Olá,

Para muitos, as férias é o momento perfeito para relaxar e esquecer todos os problemas e pesos que o afligiram durante todo o ano, mesmo as crianças costumam pensar dessa forma. Algo que pode ser perigoso, pois apesar de prazerosa as férias as vezes são idolatradas. Isso pode criar desgosto pelos estudos, estes que são essenciais para um crescimento adequado, profissional e pessoal.

Há muitas pessoas que após a primeira semana de aula já dizem: “esqueci tudo o que aprendi durante o ano”. Essa parada brusca de aprendizado pode ser prejudicial, e apesar do descanso merecido, é preciso fazer um esforço para continuar absorvendo sabedoria. O artigo de hoje apresentará 5 dicas para organizar os estudos nas férias, sem tirar o prazer do descanso.

Confira 5 dicas para organizar os estudos nas férias

1 – É preciso ter uma rotina

A primeira coisa que é preciso ser feito é a criação de rotinas. Não é porque a escola está parada que acordar um pouco mais cedo não pode ser bom. É claro que dormir até mais tarde é um prazer inestimável, porém exagerar nessas horas pode acabar com o dia e modificar a rotina completamente.

Evite dormir tarde e gaste ao menos uma hora e meia, do tempo que antes era utilizado para ir à escola, para rever alguma matéria ou ler algo novo. Sabe aquela disciplina que você teve maior dificuldade? Ela pode ser melhor compreendida agora que não há grande pressão para as notas.

2 – Ter um plano é ideal

Criar um plano de estudos é ideal para quem deseja continuar aprendendo nas férias. Em um dia você pode estudar matemática, no outro português, no seguinte biologia e assim por diante. Ter um plano elaborado para a semana irá fazer com que os estudos não sejam adiados ou dependam do improviso do dia. Sem essa estratégia, pegar em um livro didático não irá fazer sentido e nenhum conhecimento será absorvido.

3 – O livro é seu melhor amigo

Muitos professores e pedagogos já afirmam que a literatura ensinada nas escolas é feita de forma “opressora” e muito restritiva. Isso acaba impedindo o aluno  ter um interesse pela leitura. Porém, não é preciso se afastar dos livros.

Pegue um livro de aventura, um romance, uma fantasia. Não tenha comprometimento pelo saber, apenas em ler por prazer. São dessas estórias “descompromissadas” que podem vir os maiores conhecimentos do ser.

4 – Que tal uma visita à um museu?

O período de férias é o principal laboratório para se testar novas formas de estudar. Um museu ou um local histórico podem ser ideias para se ter novos conhecimentos e ainda por em prática aqueles que antes eram vistos apenas em livros e o melhor que nem precisa sair de casa, confira 50 museus virtuais para você visitar.

5 – Filmes são de grande ajuda

Filme? Isso mesmo, o universo do cinema não é construído apenas de entretenimento. Muitas das gravações, mesmo as mais populares, tem diversas ideologias e refletem algum pensamento. Também existem diversos filmes baseados em literatura clássica, que podem ser de diversos gêneros como comédia, terror, aventura, etc.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo