Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 dicas para melhorar o aprendizado online

5 dicas para melhorar o aprendizado online

Olá leitores do Canal do Ensino!

Professores, pais, escola e alunos devem considerar alguns fatores para o aprendizado online e uso das mídias em sala de aula. Confira cinco dicas.

O uso da internet nas escolas já é muito popular. A novidade atualmente são os aparelhos móveis como tablets, smartphones, livros digitais e outras mídias disponíveis para o uso dentro e fora das salas de aulas. Educadores e alunos que desejam utilizar essas ferramentas devem se lembrar de que o foco não são os aparelhos e sim os conteúdos. Independentemente da metodologia e regras utilizadas, objetivo de professores e estudantes deve ser o mesmo.

Confira cinco dicas para o aprendizado online e o uso das mídias para o ensino:

1) Visão em comum

Sem uma visão em comum cada professor e aluno terá objetivos e maneiras diferentes de usar esses recursos. As escolas devem estabelecer padrões e desenvolver uma visão em comum daquilo que é esperado com o uso das mídias. Estabelecer metas é essencial para que o aprendizado online não seja um desperdício.

2) Diretrizes

Muitas escolas possuem regras que não contribuem para o aprendizado online. Essas normas devem modelar e dirigir o uso das mídias, garantindo o melhor aproveitamento possível dos estudantes e da própria escola. Além disso, professores devem ser respeitados para que as mídias sejam ferramentas e não distrações em sala de aula.

3) Facilidade e eficiência

A iniciativa de aprendizado online deve ser feita de maneira fácil e eficaz, para que os estudantes e professores tenham fácil acesso a essas ferramentas. Conteúdos, softwares, envio, compartilhamento e interação devem ser feitos de maneira descomplicada e rápida, sem comprometer o rendimento dos alunos.

4) Infraestrutura

Os estudantes usam mais de um aparelho – celulares, tablets, etc. Por conta disso, é importante que a escola disponibilize conexão de qualidade e que suporte todas essas exigências.

5) Acesso livre

Identificar maneiras para que os estudantes aprendam fora das salas de aula não deve se restringir ao uso das mídias dentro da escola. Conexão sem fio deve estar disponível em todo o terreno da escola ou faculdade, para possibilitar maior aproveitamento dos recursos online. Além disso, o uso constante dessas ferramentas irá capacitá-los para exigências do mercado de trabalho.

Aproveite!

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo