Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 dicas para manter a motivação nos estudos

5 dicas para manter a motivação nos estudos

Oi Pessoal!

Todo mundo sabe que a vida de vestibulando é bem difícil, estudando dia o dia e pensando no Enem e nos vestibular que ainda vão demorar pra acontecer. A pessoa estuda tanto, se esforça e aí chega aquela matéria complicada que não entra na cabeça de jeito nenhum, e o desanimo começa a bater na porta e traz junto a desmotivação. De repente aparecem também todas aquelas preocupações com a dificuldade do vestibular, a importância de tomar a decisão correta sobre a carreira, a preocupação com a nota de corte. Tudo isso sobrecarrega a pessoa e pode muitas vezes mexer com o emocional desse estudante.

Se você se identificou com tudo isso, fique calmo, respire e saiba que tem solução. Seguindo 5 dicas bem bacanas e preciosas, você vai conseguir manter a motivação nos estudos e tirar essa fase de letra!

As dicas para se manter motivado nos estudos são:

1) Pense menos nas dificuldades

Não fique nervoso demais pensando no tanto que você ainda precisa estudar e o pouco tempo que você tem para fazer isso. Mantenha o pensamento positivo. Se você tem matérias acumuladas, refaça seu cronograma encaixando o que ainda falta ser estudado, talvez você tenha que sacrificar um ou outro final de semana para colocar tudo em dia, mas com certeza valerá a pena. Se continuar com aquela dúvida cruel em alguma matéria, procure um professor ou o plantão de dúvidas para esclarecê-la. Não se irrite consigo mesmo caso cometa algum erro ou não consiga cumprir seu cronograma de estudos, isso só vai te atrapalhar. Mantenha a calma.

2) Faça uma lista do que aprendeu no dia

Um dia inteiro de estudos com certeza traz avanços e resultados positivos nessa jornada de preparação para o vestibular. Então, reconheça seus méritos, no final de cada dia faça uma lista do que você estudou e conseguiu aprender em cada matéria. Dessa maneira, além de manter o controle sobre seus estudos, você também se mantém motivado com suas conquistas.

3) Reconheça pequenas vitórias

Assim como dito no item anterior, é preciso reconhecer seus méritos e vitórias. Cada conquista é um degrau a mais que você subiu para alcançar o sonho de passar no vestibular. Por isso é importante anotá-las. Por exemplo:
Livros da lista obrigatória que você terminou de ler
Conseguir refazer uma prova do Enem de anos anteriores em 4 horas e meia
Conseguir resolver a lista inteira de exercícios de uma determinada matéria
Conseguir dominar por inteiro algum tópico de determinada disciplina

4) Cuide do básico

Para se manter motivado, é essencial que cuide de si mesmo mantendo seu corpo saudável. Se acabar estudando virando noites inteiras, dormindo pouco e se alimentando mal afeta muito a disposição e os estudos não rendem. Isso acaba fazendo com que você fique desmotivado. Estudar é bom, mas não fique bitolado.

5)Mantenha o foco no que seu objetivo significa para você

Pense no curso que você quer fazer e enumere os motivos pelos quais deseja seguir essa carreira. As razões podem ser muitas como ter afinidade com as matérias, ser o que mais se encaixa no seu perfil, ganhar bastante dinheiro e etc. Todas as razões são legítimas, então tire um tempo para pensar no que te leva a querer se esforçar para passar nesse curso, o que isso significa para você, e o que isso vai mudar na sua vida. E, mais importante, pense que tudo isso vai te fazer seguir em frente muito mais motivado.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo