Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » 5 Dicas para fazer uma boa dissertação argumentativa

5 Dicas para fazer uma boa dissertação argumentativa

Olá,

Uma das maiores preocupações dos concurseiros é a etapa da redação, pois ela tem um impacto enorme na nota final e classificação do candidato na seleção do concurso público. Além disso, essa não é uma parte que se resolve apenas com os estudos: é necessário técnica, conhecimento e entender sobre a construção de um pensamento. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo no momento de formular uma dissertação, confira:

1 – Introdução

Como o próprio nome já diz, na dissertação argumentativa, é necessário que o autor do texto argumente sobre um determinado assunto, ou seja, defenda um determinado ponto de vista.

Para isso, antes, é necessário elaborar uma previa introdução sobre o tema ao leitor. Exponhas os fatos, prepare o texto para leitura e seja breve para evitar confusões.

2 – Argumentos

Para defender seu ponto de vista e elaborar uma boa tese, durante o desenvolvimento do texto, é preciso apresentar argumentos que estejam relacionados ao assunto e que tenham uma boa sustentação, ou seja, que não possam ser refutados facilmente. Um bom argumento é baseado em relações de causa e consequência, contextos históricos do problema e suas implicações no presente, além de exemplificações.

3 – Conclusão

Para concluir sua redação, você deve retomar as ideias que discutiu durante todo o texto, porém, de forma resumida, mostrando com clareza seu ponto de vista. Nesse momento, evite palavras e frases consideradas clichês e que não possuem uma conclusão exata.

4 – Revise e veja se adequa ao tema

É extremamente fundamental reler todo o texto que você escreveu, pois, somente na releitura perceberá falhas cometidas. Neste momento, não é somente os erros gramaticais que você deve estar atento, mas também se seu texto está de acordo com o que foi pedido na redação.

Outro erro comum é escrever usando os termos como, por exemplo, “eu acho/penso que”. Evite-os ao máximo. Com a releitura é possível identificar este e outros erros que você pode cometer durante a elaboração da dissertação.

5 – Pratique

É importante praticar bastante a escrita e as diversas formas de montar um texto. Enquanto estiver se preparando para a prova, é uma boa ideia pedir para outras pessoas lerem seu texto, e, se possível, procure um especialista no assunto, como um professor. Ele poderá apontar quais são os aspectos que devem ser melhorados e isso te ajudará no aprendizado.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo