Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 dicas para fazer leitura dinâmica

5 dicas para fazer leitura dinâmica

Olá leitores!

Com a leitura dinâmica, você não perderá mais tempo com textos grandes e qualquer um pode se tornar um The Flash dos livros. Pode ajudar também naquela prova que não deu tempo de estudar; bastará pegar o livro e mandar ver. Para se ter uma idéia, é possível ler Dom Casmurro, que tem mais de 65 mil palavras, em menos de 80 minutos.

Veja os 5 passos:

1 – Elimine os ruídos. Desligue a TV, coloque o computador para descansar, prenda o cachorro e esqueça o celular. Sente-se confortavelmente em um local bem iluminado e faça os exercicíos com algum texto que você já leu várias vezes. É importante treinar com alguma informação que você domina.

2 – Descubra sua marca inicial. Cronometre um minuto no relógio e conte quantas palavras você leu nesse tempo. Um leitor normal lê 150 palavras por minuto, com 60% de aproveitamento. Já um leitor dinâmico lê de 5 a 8 vezes melhor: 800 palavras, com 80% de aproveitamento.

3 РTome cuidado para ṇo pronunciar o que voc̻ l̻, mexendo a boca ou pronunciando as palavras mentalmente. Basta ir aumentando a velocidade. No come̤o, voc̻ ṇo vai entender nada, mas seu c̩rebro vai ser obrigado a captar as informa̵̤es; com treino, voc̻ fica cada vez melhor.

4 – Vizualize blocos. Com a aceleração, seu pensamento vai mudar e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra. É aí que acontece a mágica: você não verá o texto como uma sequência de letras, mas em unidades de pensamento. Para ler, você vai passar das sílabas para as palavras e das palavras para as idéias centrais do texto.

5 – Troque de leitura. Vá aos poucos mudando o tipo de texto. Passe daquela reportagem que você já decorou para outras coisas, como livros.

Aproveite!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (3)

  • Fabio

    Muito Boa essas 5 dicas para fazer uma boa leitura Dinâmica, realmente não adianta passar 2 dia lendo um livro e não lembrar de mais nada depois de alguns dias.

    Responder
  • Dina

    Miraldo, é para quando temos muito texto para ler em pouco tempo. Ler um romance, com calma, é ótimo, adoro, mas existe situações que exigem mais rapidez e dinamismo, certo? Mesmo não sabendo a técnica da leitura dinâmica, às vezes, faço um pouco parecido.

    Responder
  • Miraldo Ohse

    Não adiante ler todo um livro e naõ saber o que leu.
    Mais importante é ler o texto e entender, independente do tempo necessário.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo