Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 5 dicas para criar o hábito de leitura

5 dicas para criar o hábito de leitura

Olá, leitores!

Internet, TV, Smartphone… O que não faltam são opções de entretenimento. E com isso tudo, a leitura acaba ficando em segundo plano, mas não deveria. Ler é essencial para o nosso desenvolvimento e ajuda a exercitar a imaginação. Então, se você não tem isso como hábito, anote estas 5 dicas para criar o hábito de leitura e aprenda um novo modo de se divertir.

Não há como negar os benefícios que a leitura nos traz. Além dos já citados, ler ainda melhora a escrita, amplia o vocabulário, faz você viajar sem sair do lugar, amplia a visão de mundo, entre muitas outras. No entanto, muita gente ainda vê esse ato como algo chato. Só que muitas vezes, a pessoa não soube escolher o tema e o tipo de texto certo para o seu gosto.

Veja abaixo algumas dicas para embarcar de vez no mundo maravilhoso dos livros.

Como criar o hábito da leitura

1- Identifique o que você gosta

Busque temas e estilos que te chamem a atenção. Esse é o passo inicial para que você possa desenvolver o hábito. Opções não faltam: romance, fantasia, biográfico, drama, aventura, autoajuda, religiosidade e muitos outros. É importante também o tipo de texto, o gênero literário, pois o mesmo assunto pode ser abordado em formatos diferentes (romance, HQ, conto, poema etc.). Escolher o estilo que mais combina com você faz muita diferença.

2- Crie um espaço e um horário de leitura

O local pode ser onde você quiser, de preferência que seja bem iluminado, arejado e confortável. Aproveite o tempinho que sobra em sua rotina. Hora do almoço, no caminho de ida e volta para casa, antes de dormir, nos intervalos das aulas, etc. É interessante criar essa rotina de ler sempre no mesmo horário.

3- Aposte nos famosos

Procure saber quais são os livros mais vendidos atualmente, e também não se esqueça dos clássicos. Se você não tem ideia de por onde começar, veja as indicações de pessoas que estão habituadas a ler e anote os mais bem avaliados entre publicações recentes e livros clássicos. Leitores vorazes são mais criteriosos para selecionar livros.

4- Visite uma biblioteca ou livraria

O “clima” é completamente diferente. Você vai se sentir inundado pela ambientação toda da livraria. Além disso, em bibliotecas municipais é possível emprestar livros, ou seja, não precisa nem gastar uma grana para cultivar o hábito.

5- Integre-se em redes sociais

Comece a integrar grupos de pessoas interessadas em leitura. Além de boas indicações de leitura, falar sobre o assunto ajudará você a ficar mais próximo da prática de ler. Uma dica é a rede social Skoob é específica para leitores. Converse sobre livros pedindo sugestões a amigos e familiares. Outra sugestão é criar blog, assim você pode fazer resenhas, críticas, avaliar e criar uma rede de amigos interessados no mesmo tema.

Além do mais, com a internet, não é por falta de oportunidade que você não vai ler. Existem inúmeros sites onde você pode baixar livros digitais gratuitos (e-Books) e ler aonde e quando quiser, direto de seu aparelho eletrônico como smartphone ou tablet.

Mergulhe fundo na leitura e descubra novos mundos, novos conhecimentos e meios cada vez mais diversos de aprender se divertindo com os livros.

Boa leitura!

Até mais.

comentários (1)

  • Carlos Eduardo

    Acho que deveria acrescentar a seguinte dica:
    Discuta com amigos sobre um livro que você já leu ou esta lendo.
    isso ajuda muito,pois você ficará com mais vontade de ler para falar mais sobre o livro com seu amigos.
    obrigado, parabéns pelo site e dicas.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo