Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 5 dicas para conseguir uma vaga no Jovem Aprendiz

5 dicas para conseguir uma vaga no Jovem Aprendiz

Olá, leitores!

Para aqueles que querem conseguir uma vaga no programa Jovem Aprendiz e querem se destacar

O programa conhecido como Jovem Aprendiz tem o objetivo de valorizar os aspectos profissionais e educacionais dos jovens no Brasil.

Isso se caracteriza através da exigência feita pelo programa, o jovem deve estar matriculado regularmente numa escola pública e ter bom rendimento de notas e poucas faltas para se conseguir uma vaga.

A maioria das grandes empresas oferecem vagas para o Jovem Aprendiz, por isso o programa é considerado por muitos jovens na hora de se conseguir o primeiro emprego ou por necessitarem complementar a renda familiar sem ter que abandonar a escola ou simplesmente por querer uma independência financeira e deixar de depender do dinheiro dos pais.

Enfim, não importam os motivos, a questão é que a cada dia mais jovens aderem ao programa. Contudo, o despreparo prejudica os interessados pelas vagas.

Portanto, separamos cinco dicas de como se portar durante o processo de seleção das empresas para o Jovem Aprendiz e algumas observações relevantes sobre a conduta a se tomar quando se está em busca desse tipo de vaga de emprego.

Observações gerais sobre o programa Jovem Aprendiz

pessoa-trabalhando

O programa é regido pela Lei da Aprendizagem, que determina que as grandes e médias empresas a oferecerem vagas de emprego para jovens inexperientes (que nunca trabalharam), entre a faixa etária de 16 a 25 anos.

Os jovens interessados a se inserir no mercado de trabalho podem procurar pelo programa, porém, alertamos que é necessário ser persistente, pois a vaga às vezes são difíceis de se conseguir.

As empresas selecionam muito bem os jovens para as vagas disponíveis, então o candidato deverá estar determinado a conseguir aquela vaga, além de mostrar um bom currículo com seus atributos e experiências nas entrevistas. Jovens criativos, comunicativos e inovadores sempre se destacam dos demais.

O segredo para se destacar no Jovem Aprendiz é preparação

Agora, passaremos os passos para se ter uma boa preparação ao se candidatarem ao programa:

1 – Escolher as opções

Primeiramente, deve-se escolher o emprego na área desejada, o setor da empresa ou indústria que procurará para se candidatar uma vaga.

É importante escolher uma vaga de emprego num segmento que se tem algum conhecimento ou que goste e acredite que te agradará, trabalhar com algo que se gosta é o primeiro passo para se tornar um ótimo profissional.

Também é necessário traçar um perfil, como, por exemplo, decidir o horário disponível para o trabalho (a carga horária para jovens de 16 e 17 anos são reduzidas e adequadas aos seus períodos escolares).

2 – Estudar a empresa

Após a decisão da empresa e do segmento escolhidos, estudar a empresa para qual se quer candidatar à vaga de Jovem Aprendiz é outra dica essencial.

Buscar os sites de pesquisa da internet sobre s diretrizes da empresa e sobre sua atuação no mercado somente agregará informações para que vocês se saiam bem na entrevista.

Além disso, essas pesquisas também podem auxiliá-los na hora da decisão final sobre escolher realmente essa empresa, procure por depoimentos de clientes e até mesmo de funcionários para saber se o futuro ambiente de trabalho é adequado às suas expectativas.

pessoa-trabalhando

3 – Preparar a documentação

Depois disso, é necessário que o candidato separe a documentação necessária para o processo de seleção para a vaga.

Os documentos, originais e cópias, necessários são Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

Caso o jovem ainda seja estudante, deverá levar o comprovante de matrícula, como também, apresentar periodicamente comprovantes de rendimento escolar. No caso de menores, será preciso uma autorização assinada e autenticads pelos responsáveis.

4 – Preparar o currículo e preparar-se para a entrevista

Após as etapas anteriores, é hora de preparar um bom currículo e, em seguida, preparar-se para a entrevista.

Para a preparação do currículo não existem grandes segredos, sempre é aconselhável que ele seja simples e objetivo. Nele deve conter as informações pessoais básicas do candidato, experiências profissionais se houver (trabalhos voluntários são extremamente válidos nesse quesito), a escolaridade e as atividades extracurriculares (cursos) e uma breve apresentação do perfil do candidato.

Quando for chamado para a entrevista, conhecimento prévio sobre a empresa e a sua área de atuação serão imprescindíveis, como dissemos anteriormente. Escolher uma roupa adequada também é outro conselho dado pelos profissionais de RH, não é necessário ir vestido totalmente formal, roupas sóbrias são suficientes, a não ser que a vaga exija formalidade, como é o caso de bancos e escritórios.

Deve-se manter a calma acima de tudo e não ter vergonha de falar, ser comunicativo é um ponto extra.

5 – Mostrar interesse

Mostrem-se interessados pela vaga durante toda a entrevista de emprego, seja educado, preste atenção em tudo o que for falado pelo entrevistador e tente ser claro em suas respostas.

Não tenham medo de fazer perguntas, pode tirar dúvidas acerca da empresa na hora da entrevista, caso ainda tenha alguma. Perguntem sobre o processo de seleção, os próximos passos se for selecionado.

Aproveitem esse momento para deixar claro tudo o que podem oferecer para a empresa, todos as suas qualidades.

Após seguir todos as dicas é só aguardarem e torcerem. Contudo, como dissemos antes, poucas são as vagas de Jovem Aprendiz, por isso não desanime se não conseguirem logo nas primeiras tentativas, o importante é persistir e seguir todos esses passos e tentar novamente.

Esperamos tê-los ajudado.

Até a próxima!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo