Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 5 dicas para aliviar o estresse no trabalho

5 dicas para aliviar o estresse no trabalho

Olá,

O estresse no trabalho é uma situação quase que inevitável, principalmente em trabalhos que envolvam equipes, decisões arriscadas, pressão por produtividade ou sistemas de metas e certamente todas as pessoas já experimentaram sensações de estresse em algum momento de sua vida profissional. Por outro lado, o estresse excessivo no trabalho pode prejudicar bastante o rendimento e, muitas vezes até impedir que a pessoa continue suas atividades.

Além dos imensos prejuízos e atrasos que um estresse pode trazer ao trabalho, seus efeitos em cada pessoa são igualmente arrasadores, pois afeta o corpo atacando e fragilizando a sua imunidade, deixando a pessoa mais propensa a doenças virais e contaminações, afeta o ciclo de sono e vigília, o humor, equilíbrio emocional e os pensamentos, dentre diversos outros efeitos negativos. Por isso que administrar e controlar as tensões e estresses é de grande importância para qualquer pessoa em sua vida profissional, social e pessoal.

Como forma de ajudar a controlar o estresse, preparamos abaixo uma lista com cinco dicas de exercícios simples e rápidos, que podem ser feitos mesmo sentado na cadeira e são capazes de aliviar o estresse excessivo rapidamente.

5 dicas para aliviar o estresse no trabalho

Antes da realização de qualquer exercício desses, é importante que cada um de nós exercite a auto-observação, isto é, observar a si mesmo e todos os processos que ocorrem em nosso corpo para identificar o estresse em seu início e trata-lo, sem precisar testar seus limites de estresse para então tomar uma atitude.

  • Quando se sentir agitado: vá a algum outro ambiente onde você possa se movimentar. Então, dê quatro passos largos inspirando e expirando todo o ar lentamente. Repita esse exercício por três minutos tentando sempre fazer tempos maiores de respiração. Se possível, faça em um lugar aberto, como na rua, em uma praça ou jardim.
  • Quando precisar ficar só: são situações recorrentes após uma reunião ou telefonema estressante em que a pessoa precisa de um momento para se reequilibrar novamente. Se possível, sente-se no chão em uma posição confortável com a coluna alinhada. Olhando para um relógio, inspire por três segundos e expire lentamente por mais três. Repita também por mais três minutos.
  • “Exercício do gato”: sente-se em posição ereta em uma cadeira com as duas plantas dos pés no chão. Então, coloque as duas mãos nos joelhos e forme um movimento côncavo com a coluna. Expire enquanto estiver achando a posição e então, inspire curvando a coluna para a direção oposta e expire recurvando-a novamente, sempre com as mãos nos joelhos. Faça esse exercício cinco vezes.
  • “De um lado ao outro”: sentado inspire o ar e levante os braços ao máximo. Enquanto expira, mova-se para a direita. Inspire voltando ao centro e expire movendo para a esquerda. Repita essa sequência cinco vezes.
  • “Twist”: É bastante parecido com a atividade anterior. Com os braços flexionados na altura da cintura em uma posição sentada, expire e gire o tronco para a direita. Inspire para voltar à posição original e expire girando para a esquerda, repetindo a atividade por cinco vezes.

 

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo