Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » 5 dicas para acabar com o medo dos vestibulares

5 dicas para acabar com o medo dos vestibulares

As dúvidas e as incertezas que acometem os estudantes que estão prestes a prestar as provas dos vestibulares são muitas, por isso, separamos uma série de 5 dicas para acabar com o medo dos vestibulares.

Olá, leitor!

Muitas dúvidas surgem ao longo da vida e não seria diferente na hora de escolher sua carreira ou sua profissão. Escolher aquilo que você quer seguir e se dedicar por muitos anos não é fácil. Todo mundo sonha em ser bem-sucedido na vida profissional. Contudo, as dúvidas em escolher a carreira certa sempre aparecem.

Todos têm aptidões, vocações e sonhos diferentes, sendo que para atingi-los é necessário ultrapassar muitos obstáculos na vida e um dos maiores é o medo. Ele paralisa muitas pessoas, impedindo que elas cheguem a realizar seus maiores sonhos.

Um passo muito importante é ter certeza de suas escolhas, pois quando se sabe o que realmente quer, fica mais fácil traçar metas e objetivos a serem alcançados ao longo da vida.

Depois de feita a sua escolha profissional, o segundo passo mais importante é estudar e se aprimorar na área que deseja atuar. Para isso é necessário ter um bom currículo.

Para ser um bom profissional é de suma importância que faça faculdade. Para isso é necessário também passar na prova do vestibular, mas muitas pessoas temem esse momento.

Contudo, para ajudá-los a superar esse obstáculo, preparamos 5 dicas para acabar com o medo dos vestibulares. Confira:

Dica nº 1 – Estude

A primeira dica é mais óbvia de todas: estude, pois, sem conhecimento, fica impossível passar em qualquer prova de qualquer vestibular. Dedique boa parte de seu tempo livre ao estudo, mas não veja isso como algo ruim, pelo contrário, veja como um desafio. Não é apenas o desafio de prestar a prova dos vestibulares, mas, também, de se superar. Ou seja, mostrar a si mesmo sua capacidade de concentração e aprendizado, mas para isso é importante deixar o medo do vestibular de lado.

Busque conhecimento em vários âmbitos, nos livros, na internet e nas pessoas que tem mais experiência que você. Tome posse desse conhecimento, discuta com as pessoas sobre assuntos importantes, leia bastante e procure assimilar as ideias. Quando você internaliza o conhecimento, nunca mais ele sairá de da sua cabeça e pertencerá a você para sempre, independentemente da situação. Por isso, essa é a primeira dica sobre como acabar com o medo dos vestibulares, porque, mesmo com a ansiedade, estresse e nervosismo, se você ter conhecimento, nada disso o atingirá de forma exagerada.

Portanto, para fazer uma prova de vestibular, ter estudado o suficiente fará com que, na hora da prova, todo esse conhecimento dentro de você aflore.

Dica nº 2 – Autoconfiança

pessoa-com-polegar-para-cima

Acredite em você, a autoconfiança é um fator muito importante para não ter medo dos vestibulares.

Isso, como dissemos acima, começa a partir do próprio estudo e da aplicação diária e incisiva dos exercícios.

Pense para frente, não desanime no primeiro obstáculo ou no primeiro vestibular que você prestar e não passar. Sempre pense que você pode ser o primeiro e, de fato, você pode, todos podemos, só precisamos acreditar e se dedicar intensamente aos estudos.

Busque o autocontrole em todos os aspectos, pois tendo controle dificilmente o medo do vestibular te apanhará. É preciso estar bem tanto emocional, quanto fisicamente, para se aplicar de verdade e se dedicar aos estudos com afinco e determinação para alcançar seus objetivos.

Acredite na sua capacidade, você vale muito mais do que pensa, não deixe o medo dominá-lo na hora da prova dos vestibulares, seja confiante. Além disso, tenha garra e determinação.

Dica nº3 – Profissão

É muito importante fazer aquilo que realmente gosta, que vai dar prazer de fazer, que vai trazer felicidade. É claro que o fator financeiro também conta muito na hora de escolher uma profissão. Porém não se engane achando que sua profissão pode fazer de você um milionário do dia para a noite, nenhuma carreira pode garantir isso.

É interessante falar com seus amigos, professores e profissionais da área para saber como anda o mercado e se é realmente aquilo que você deseja fazer.

Isso é importante, pois, quando estamos motivados a seguir uma carreira que gostamos, a força de vontade faz com que o medo do vestibular diminua e se torne determinação.

Leve em consideração as perspectivas de crescimento profissional na área que deseja atuar, isso pode fazer você mudar de opinião ou seguir em frente. Contudo, o mais importante é que você tenha a certeza daquilo que quer fazer. Assim, o medo não lhe afetará tanto durante o processo do vestibular.

Dica nº 4 – Equilíbrio

Nesse momento que antecede os dias de vestibular é necessário ter equilíbrio emocional e físico, dessa forma o medo não conseguirá dominar o estudante completamente. Não se desespere, mantenha-se estável e saudável.

Dedique um tempo para você. Fazer atividades físicas ajuda contra o estresse, e libera endorfina, que faz com que você se sinta melhor e mais relaxado. Com isso, você dorme melhor e tem uma qualidade de vida mais equilibrada para se concentrar no que realmente quer.

Converse com as pessoas, cultive amigos. Estabelecer relações sociais é necessário para alegrar a vida. Procure manter-se sempre bem.

Dê preferência às comidas leves e saudáveis, que contenham proteínas, vitaminas e sais minerais. As frituras não são aconselhadas, pois causam transtornos gastrointestinais. Nesses momentos de ansiedade, qualquer problema pode fazer com que o medo do vestibular pareça ainda mais forte.

Dica nº 5 – Organização

Seja organizado para seus estudos, como também na sua organização no dia da prova. Deixe tudo acertado e pronto. Assim o medo e o desespero do vestibular não se juntam com os medos de última hora.

Confirme o horário da prova e apresente-se com antecedência, pois os vestibulares costumam ser bem rigorosos quanto aos horários de chegada dos candidatos. Melhor do que passar por confusões e ter medo de perder a prova é fazer tudo com antecedência.

Não se esqueça de levar um documento de identificação que tenha foto, geralmente é exigida a apresentação de um documento desse tipo. Não cometa esses tipos de erros bobos, pois o medo do vestibular pode fazer com que os estudantes esqueçam esses tipos de detalhes.

Leve mais de uma caneta e mais de um lápis, por precaução. Procure usar roupas leves para que você se sinta mais confortável.

Enfim, o importante é sempre se manter calmo, organizar tudo com antecedência e preparar-se. Seguindo tudo isso, o medo dos vestibulares não conseguirá vencê-lo.

Esperamos tê-los ajudado, bons estudos, boas provas e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo