Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » 5 dicas de exercícios e alimentação para véspera do concurso público

5 dicas de exercícios e alimentação para véspera do concurso público

Olá,

Depois da preparação, dos estudos, quando chega o dia da prova do concurso público, a ansiedade aumenta. E neste momento que o corpo e a mente precisam estar bem. Até porque de nada adianta muito estudo, e chegar no dia da prova com ansiedade, ou ainda passar mal porque não se alimentou de forma correta. Nós selecionamos dicas importantes que podem ajudar você, mas se as colocar em prática e ainda, aumentar as chances de aprovação.

Normalmente a véspera do concurso público é um momento tenso para os candidatos. Eles se sentem cobrados, querem fazer uma boa prova e conseguir à tão sonhada aprovação. E os especialistas em aprovação aconselham que além do estudo, cuidar da alimentação e praticar exercício físico são fundamentais para um bom desempenho.

1-Buscando o equilíbrio

5-dicas-gerais-sobre-exercicio-fisico-e-alimentacao-na-vespera-do-concurso-publico_Prancheta 1

As pesquisas vêm mostrando o quanto os exercícios físicos e uma alimentação saudável são importantes para quem se prepara para o concurso público. Ambos ajudam e proporcionam equilíbrio para o corpo e a mente. E não pense que é perda de tempo, é investimento em sua qualidade de vida.

Nada de achar que ao fazer uma caminhada você irá perder tempo. Você estará trazendo ao seu corpo mais motivação e vivacidade para conseguir se concentrar nos estudos. Porque a rotina de estudos trás sim um desgaste físico e mental que atrapalha a preparação.

O mesmo vale para uma boa alimentação. Ingerir água, comer alimentos saudáveis, e evitar comida industrializada e refrigerantes. Até porque é grande o número de pessoas que engordam estudando para concurso público, por isso é tão importante focar em uma atividade física e na alimentação.

A junção dos dois pode trazer o equilíbrio para o seu corpo e mente. Com o corpo cheio de energia, você terá mais motivação para estudar. E com a mente relaxada ocorre o mesmo, você terá foco para prestar atenção nos estudos.

2-A véspera da prova

Os cuidados com a alimentação e exercício físico devem ser feitos não somente na véspera do concurso público, mas assim que se inicia a rotina de estudos.

O dia que antecede a prova costuma ser um dia difícil para muitos candidatos. Neste sentido, comer de forma adequada, e dar uma pausa na rotina de estudo e fazer uma caminhada ou corrida, vai ajudar na oxigenação do cérebro, e consequentemente o candidato relaxa.

Não é necessário fazer uma atividade física muito puxada, mas 20 minutos já são suficientes e vão ajudar no processo de relaxamento. Com a alimentação, a mesma coisa. Uma má alimentação influencia diretamente no intestino.

Como se sabe, o intestino é considerado o segundo cérebro, por ter a capacidade de executar suas funções independentemente do sistema nervoso central, em razão dos diversos neurônios e neurotransmissores responsáveis pela comunicação entre as células nervosas.

Então a dica é evitar o consumo de comidas pesadas como as industrializadas, e comer pratos saudáveis com a presença de legumes, verduras, sucos naturais e muitas frutas. Você não irá se sentir tão pesado assim, e se sentirá leve para fazer a prova.

3-Os benefícios da atividade física

Em relação à saúde física não é somente procurar fazer uma atividade física, como por exemplo, corrida, mas ter um sono reparador, uma postura correta e condicionamento físico. Isso de fato precisa ser cultivado.

Os benefícios da atividade física regular são muitos. Além de emagrecer ela é forte aliada do raciocínio lógico e da memória. Não pense que é perda de tempo, é tática. Inclusive ela é adotada por grandes mestres e vencedores.

E você pode escolher aquela que mais gosta. Mas precisa ser feita com regularidade e paixão. O resultado é mais disposição. E mais, fazendo atividade física você melhora também a sua aparência e, de quebra, aumenta nossa autoestima e autoconfiança.

Alguns benefícios gerais da corrida: Melhora a qualidade do sono, melhora da autoestima, aumento do metabolismo, previne o sobrepeso e a obesidade, é aliado contra o tabagismo, melhora da vida sexual, previne o câncer   entre outros benefícios para o seu organismo.

Estes benefícios são comprovados por pesquisas científicas que há mais de 100 anos vem mostrando a importância que fazer exercício físico tem para o nosso corpo.

O seu corpo agradece. Você irá sentir os benefícios assim que começar a fazer qualquer atividade. Não há perda de tempo, mas investimento em sua saúde e bem estar. O mais importante é começar a organizar a sua rotina e também fazer regularmente para que os benefícios possam aparecer.

Assim, como nos estudos para concurso público, a persistência e a dedicação também valem para qualquer atividade física.

4-Os benefícios da alimentação

Aliado a prática regular de exercícios físicos, cuidar da alimentação vai promover o equilíbrio total para o seu organismo.

Alguns benefícios da alimentação para o seu organismo: ajuda a manter a disposição, ajuda na manutenção do peso, reduz os efeitos colaterais do tratamento, reduz o risco de infecção e dá mais disposição ao corpo para fazer diversas atividades, desde estudar até trabalhar.

Com uma alimentação mais equilibrada e saudável, você sente o seu corpo mais disposto e não sente aqueles mal estares. Por isso, a importância de consumir nutrientes, como proteínas (em peixes, aves, carne vermelha magra, ovos, produtos feijões secos), carboidratos ( pães, batatas, arroz, macarrão, massas, cereais, milho, ervilha).

E além de comer de forma saudável, tenha o hábito de ingerir muita água, pois ela ajuda na hidratação do seu organismo.

Outro benefício é que ter uma alimentação saudável melhora o seu humor. E é bem comum no período de estudo do concurseiro, ele se sentir irritado, perder a paciência. Ou seja, a comida mais saudável vai trazer uma sensação de alegria e bem-estar. É o caso, por exemplo, da banana, que ajuda efetivamente na formação da serotonina, hormônio da felicidade.

Se for difícil realmente introduzir verduras, legumes, hortaliças e frutas em seu cardápio, vale a pena marcar uma consulta com o seu nutricionista para ele lhe ajudar neste processo. Você pode ter certeza que será um bom investimento para a sua saúde.

Outra questão, é que se você ficar mantendo uma má alimentação, além de prejudicar a sua rotina de estudo, você pode aumentar o peso e a gordura. Aliado a isso, a ansiedade e a depressão que são duas doenças correlacionadas diretamente com uma má alimentação.

 5-Equilíbrio para a mente

E para finalizar e ajudar ainda mais os concurseiros, além de cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos, quem pode e consegue deve incluir a Yoga e meditação.

Yoga é um autoconhecimento profundo que é constituído por posturas, relaxamento, respiração, meditação, e ajuda a pessoa a relaxar, trazer o foco para o presente.

Os benefícios são inúmeros.  A mente de grande parte dos concurseiros oscila muito. É uma rotina de estudos, para aqueles que trabalham se torna mais cansativo ainda. E a cobrança é muito grande, o que pode acabar gerando ansiedade, estresse e dependendo até depressão.

Logo, a yoga acaba sendo uma grande aliada para um equilíbrio para a mente. Pois, você fica mais focado, relaxado, conseguir ter uma visão das coisas como são, sem se sentir culpado.

E a meditação é a mesma coisa. Cada vez mais as pesquisas vêm mostrando os benefícios que a meditação pode trazer para as pessoas. Os benefícios para o cérebro são muitos. Entre os benefícios podemos citar:

  • redução dos níveis de estresse;
  • aumento da capacidade de concentração;
  • aumento da capacidade de memorização;
  • desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático;
  • desenvolvimento da criatividade;
  • redução significativa da violência;
  • equilíbrio do campo emocional;

Há vários tipos de meditação, assim como na yoga. Até no youtube há várias técnicas que ensinam. Se tiver na sua cidade procure fazer uma aula experimental para usufruir as vantagens de ambos.

É importante manter uma prática regular para então conseguir perceber melhor os benefícios. Com as dicas de alimentação e exercícios físicos fica muito mais fácil você ter foco em seus estudos e conseguir manter o equilíbrio na véspera do concurso público.

Outra dica em especial sobre a véspera do concurso público é não aumentar o ritmo de estudo. Acredite, em um dia você não vai conseguir memorizar todo o conteúdo. Claro que uma revisão é importante, mas não se canse estudando muito.

E como falado, opte por uma alimentação saudável. Pode até comer em um restaurante, convidar quem gosta para distrair. Mas se preferir ficar sozinho, a opção é sua.

Não fique olhando noticiários, aproveite e faça uma reflexão sobre a sua rotina de estudos até o momento e não se julgue. Já no dia da prova, vá com antecedência, verifique documentos que devem ser levados, evite conversas paralelas e respire fundo.

Depois de feita a prova, aproveite e descanse até o resultado sair. Se for aprovado, aproveite e comemore muito. Mas se a aprovação não chegou, não desanime, reveja os seus erros, e trace metas e objetivos para melhorar para o próximo concurso público.

Com dedicação, organização, esforço, fé, e muito estudo é possível conseguir a tão sonhada aprovação. Não deixe a alimentação saudável de lado e a pratica de exercícios físicos, eles são importante e além de lhe trazer mais energia, você irá se sentir vital para estudar novamente!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo