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5 dicas de como se livrar da procrastinação no trabalho

Olá, leitores!

Deixar as tarefas importantes e compromissos para outro momento podem indicar um problema cada vez mais comum: a procrastinação. Você faz isso com certa frequência? Já se tornou um hábito? De que forma deixar as coisas para depois tem prejudicado a sua rotina? Saiba como superar o problema com apenas 5 dicas básicas, seja no trabalho ou na sua vida pessoal!

O que é a procrastinação?

 Provavelmente, você já deve ter se deparado com as consequências de deixar para amanhã o que você poderia muito bem ter feito hoje. Há inclusive um certo prazer momentâneo em fazer isso. Mas procrastinar pode ser um problema sério quando os compromissos começam a acumular e o prazo para executá-los já foi para o espaço faz tempo. A ansiedade aumenta e a qualidade do seu estudo ou do trabalho fica comprometida – isso porque procrastinamos não apenas com as tarefas de trabalho, mas com as atividades educacionais ou com qualquer demanda da vida diária também.

As consequências podem ser bem graves: o profissional ou estudante cai no descrédito de não apresentar aquilo que prometeu, a qualidade de vida e profissional fica em segundo plano, as demandas se acumulam e a pressão causa desconforto, outras pessoas que dependiam desta tarefa também são prejudicadas, etc.

Procrastinar significa adiar tarefas ou ações além do prazo combinado ou esperado. Mas não é só isso: essa atitude pode ser desencadeada por muitos motivos, e um deles é a insegurança de não conseguir concluir uma ação a tempo ou a confiança superestimada de que a pessoa vai dar um jeito em cima da hora. É um hábito, pois os especialistas garantem que essa atitude é repetida, e muitas vezes, compulsiva. Não importa se o que tem de fazer é algo importante ou uma simples tarefa: tudo fica para depois.

Quando a procrastinação se torna algo grave e que prejudica a vida do procrastinador, este se sente culpado, inseguro e angustiado – sensações que só são transcendidas pelo ínfimo prazer de conseguir cumprir uma tarefa no último segundo momento.

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Dica 1 – Assuma-se! Você está no controle!

Se a situação ficou incontrolável, pare tudo por um momento. É preciso entender por que você procrastina e ir a fundo quanto aos seus motivos: autossabotagem? Baixa autoestima? Sentimento de incapacidade? Ou apenas um hábito ruim? Descobrindo quais os possíveis motivos que o levam a procrastinar, é possível superá-los. Além disso, questione-se: quem está no comando destas atitudes? A resposta parece óbvia, mas não é. Muitas pessoas procrastinam por receio de assumirem a si mesmas. Você está no controle de suas ações e tem todo o poder de mudá-las!

Dica 2 – Seja mais organizado

Uma vez que você se assume como procrastinador, descobriu seus motivos e decidiu mudar seus hábitos, é preciso se organizar. Muitas pessoas postergam tarefas, pois acreditam que não têm tempo para nada – e nem sempre isso é verdade. Faça a sua gestão do tempo, usando uma agenda ou aplicativo que coloque em ordem os seus horários. Para isso, organize as suas tarefas por prioridades – o que você precisa estudar nesta semana, por exemplo? Quais os assuntos são mais importantes? Quais os menos importantes? Qual o horário destinado para cada um destes compromissos? Crie diferentes agendas para distintas funções: no trabalho, nos estudos, na rotina doméstica, etc.

Organize também o seu espaço, já que a procrastinação pode ser motivada pela bagunça, que leva à desatenção. Tenha tudo o que precisa ao seu alcance na hora de trabalhar. Desta forma, não se distrai e não corre o risco de adiar tarefas. Organize ainda seus arquivos, e-mails e outras ferramentas virtuais.

Dica 3 – Firme o compromisso

Firmar o compromisso é colocar as suas atitudes em ação de modo assertivo e positivo. E nada melhor do que criar prazos para as suas responsabilidades. Prometeu? Cumpra. Agendou um horário? Esteja disponível apenas para esta tarefa. Não confie na sua memória quando a questão são as suas tarefas – um dos motivos mais frequentes das pessoas não realizarem seus compromissos é por esquecerem. Anote sempre!

Dica 4 РDelegue tarefas ou pe̤a ajuda

Se está difícil cumprir uma agenda no seu trabalho ou estudar algum assunto específico, peça a ajuda de uma pessoa capacidade e de quem confie. Muitos, por receio ou vergonha, não pedem ajuda quando precisam e deixam as tarefas se acumularem. Se possível, delegue algumas tarefas. O importante é cumprir o que prometeu da melhor forma possível.

Dica 5 – Não se cobre demais

Tudo bem que atrasos e incidentes podem acontecer. Tudo bem que você pode ter procrastinado no passado. Mas não se culpe tanto. A culpa leva facilmente a continuação do ciclo de procrastinação. Foque a sua atenção na solução e não nos problemas.

Até logo!

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