Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » 5 desenhos animados que já previam a tecnologia do futuro

5 desenhos animados que já previam a tecnologia do futuro

Alguns filmes e desenhos antigos previram tecnologias que, para nós, são comuns hoje em dia

Olá, pessoal!

Os filmes e desenhos, geralmente, são criados para divertir, entreter, contar histórias, abordar alguns temas específicos  e, na maioria dos casos, ensinar valores para as crianças.

Como é de praxe, no meio das histórias sempre há alguma coisa que vai além da nossa imaginação, não é mesmo? No conto de Alladin, por exemplo, encontramos itens que fogem da nossa realidade – o tapete mágico, gênio da lâmpada, entre outros –, assim como em A Bela e a Fera, que nos deparamos com bules e xícaras falantes.

Muito além de objetos voadores, alguns desenhos se inspiraram no futuro como temática, ou melhor, o futuro se inspirou no passado. No entanto, quando criaram itens altamente tecnológicos, os desenvolvedores não imaginaram que, hoje em dia, eles seriam uma realidade comum do cotidiano.

Confira abaixo exemplos de desenhos animados que já previam a tecnologia do futuro:

desenho-de-robo

  1. Os Simpsons

    Esse é, talvez, um dos exemplos mais clássicos de animações que anteciparam tendências tecnológicas. Isso porque na internet é possível encontrar milhares de notícias e imagens relacionadas ao desenho que revelam que, há muito, eles já falavam do uso de smartwatches, videoconferência, GoPro, escutas telefônicas, impressoras 3D, entre outros.

  2. Os Jetsons

    O desenho que foi exibido originalmente, acreditem, entre 1962 e 1963, trazia uma família que vivia em uma época distante e totalmente tecnológica. Desde a sua criação, diversos objetos e sistemas que existiam na série foram desenvolvidos de verdade e, hoje, fazem parte do nosso dia a dia. Dentre os principais destaques, estão robôs, câmara de bronzeamento, videochamadas, clonagem, transporte por meio de tubo a vácuo – que, na verdade, refere-se a um elevador – e, por fim, os tablets.

  3. Futurama

    O desenho que, como o nome já diz, se passa no futuro, também trouxe algumas tecnologias. Enquanto a maioria ainda é apenas um sonho, outras já são reais, como o holograma, chips de celulares, sistema de transporte por meio de tubos – elevadores –, entre outras.

  4. Blade Runner

    O filme, na verdade, não se trata de um desenho. No entanto, ele traz uma tecnologia que, para nós hoje em dia, é muito comum. Trata-se dos painéis digitais, desses que a Times Square e outras grandes cidades estão cheias.

  5. De volta para o futuro

    Um dos filmes mais clássicos de todos os tempos e que também se tornou um desenho devido ao seu sucesso, traz tecnologias diversas que conhecemos hoje em dia. A história que se passa em 2015 mostra com detalhes tecnologias como 3D, Google Glass – computador de vestir, no filme –, televisores finos, videoconferências, entre outros. Uma das maiores sacadas, aliás, é a criação de videogames que não utilizam as mãos e nem controles, como as tecnologias do Nintendo Wii e do Xbox.

E você, se lembra de mais algum desenho que retratou tecnologias que já existem hoje em dia? Deixe o seu comentário!

Até a próxima!

comentários (1)

  • Edna

    Vocês esqueceram do melhor desenho animado de todos os tempos: Jota Quest. Ecologicamente correto, contém inclusão social e os melhores equipamentos tecnológicos!!!!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo