Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 corretores ortográficos online grátis para revisões de texto

5 corretores ortográficos online grátis para revisões de texto

Olá, leitor!

Com certeza você já teve alguma experiência ruim com o uso dos corretores ortográfico. Talvez alguns ajustes nas funções pode trazer soluções para a sua escrita.

Em especial, para aqueles que trabalham com a escrita e com alta demanda de produção literária, os corretores ortográficos podem ser considerados itens básicos.

Para oferecer uma leitura afinada nos padrões cognitivos do leitor, rende um bom trabalho, e a ortografia por vezes, não é captada no olhar de quem está focado na substância contextual daquilo que escreve.

Escrever e ler pode ser agradável, e se alguém possui talento para trabalhar com suas ideias através da escrita, ótimo! Mas, se você é daquelas pessoas que escreve por falta de opção, não se preocupe.

Você encontrará nesse conteúdo informações para eliminar o risco de falhar na ortografia.

Como treinar seus olhos contra falhas ortográficas?

corretor_ortografico

Existe uma técnica muito utilizada por estudantes que estão prestes a realizar uma prova importante, esta técnica permite que a leitura seja pontual e que garanta a revisão de leitura e estudos. Se trata da leitura dinâmica.

Esse método de leitura é ideal para reler resumos e ganhar um tempo de estudos com eficiência. No seu caso, que se interessa por correção ortográfica, é de grande valor saber um pouco sobre a leitura dinâmica, pois ela permitirá que você capture erros de ortografia através da imagem da palavra.

Mas, vamos direto ao assunto. O exercício é fácil, você só precisa ler as palavras de modo que o seu olhar fixe o meio da palavra, a sílaba central. E nisso consiste o treinamento para os olhos. Estudos realizados pelo Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Potencial Humano, afirmam que, fixar o olhar para o meio da palavra reduz o tempo de reconhecimento dela.

Pode fazer um teste, lendo silaba a sílaba, como você está fazendo agora, é mais demorado do que ler a palavra toda de uma vez. Agora façamos outro teste, foque o olhar as letras negritadas:

DESAPEGO É O SEGREDO DA LIBERDADE!

Você acabou de fazer o exercício básico da leitura dinâmica.

Faça uma revisão prévia, passe o olho na leitura como se a escaneasse. Depois, passe o corretor ortográfico online e perceba a diferença.

Como os corretores ortográficos podem lhe ajudar na escrita?

A primeira coisa que deve fazer, é ajudar o corretor a te ajudar, como já mencionamos no tópico acima, você deve adquirir um novo modo de leitura. É importante salientar que não se trata de abominar o modo tradicional de ler, mas sim aprender uma nova forma que tem como objetivo revisar em releitura.

Mas, você deve se responsabilizar pelo uso de sua linguagem escrita, são itens de instrução básico da Educação. Não é difícil aprender o básico para escrever bem, é preciso na verdade pouca coisa para uma boa escrita.

É muito comum para àqueles que trabalham ou usam a comunicação escrita, para diversas produções textuais todos os dias (roteiros, redações, questões dissertativas e até mesmo, e-mail e outras redes sociais), sabem quanto a falta de atenção pode modificar completamente o sentido de uma frase e o quanto isso pode afetar os rendimentos escolares por deficiência na escrita.

Os corretores ortográficos online podem te ajudar a fazer a revisão final em suas produções textuais. Para que eles funcionem adequadamente, com os seus objetivos de escrita, siga as instruções para ajustar as funções da aplicação:

  • Se o corretor online for estrangeiro, converta-o para o idioma Português/Brasil;
  • Caso o aplicativo não disponha de conversão, desconsidere-o, não será útil para textos escritos em língua portuguesa;
  • Antes de adotar qualquer corretor ortográfico online faça testes, para verificar se é para seus interesses específicos à escrita;
  • Realize a leitura dinâmica antes de executar a correção ortográfica online;
  • Sempre confira a correção online.

Como usar os corretores ortográficos de maneira eficiente?

Saber escrever e ter senso básico de ortografia sempre será o conselho que podemos dar. Mas, paras as horas de bloqueios mentais, um corretor ortográfico online é uma boa alternativa.

Em tempos tecnológicos, de comunicação rápida, esse é um ponto que muita gente se deixa negligenciar. As pessoas ficam menos preocupadas com a correção gramatical, usando abreviações para palavras e representações gráficas diversas de suas emoções (os emoticons).

No entanto, deve-se tomar muito cuidado com isso. O bom e correto Português continua sendo bastante exigido no meio acadêmico, corporativo e nos serviços que lidam com textos importantes. Pensando nisso, os corretores ortográficos grátis podem ser uma ferramenta importante e bastante útil para identificar e corrigir a tempo os erros no texto.

Para melhorar sua correção natural da ortografia e o uso correto da gramática, busque pelos conteúdos sobre Língua Portuguesa no Canal de Ensino, temos muitos guias para orientar seus objetivos da comunicação escrita.

Por fim, selecionamos os 5 mais eficientes corretores ortográficos online. Acompanhe!

5 sugestões de corretores ortográficos online e gratuitos para revisões de texto.

Corretorortografico.com

Livre e direto ao ponto. Assim é este website, que permite a correção ortográfica de até 10 mil caracteres de texto de uma vez. Escreva diretamente no quadro ou copie e cole o conteúdo a ser revisado no espaço indicado. A verificação tem cobertura para até onze idiomas, incluindo o Inglês, Alemão, Francês e Espanhol.

Nossa Língua Portuguesa

O portal R7 dá suporte para este website especialmente voltado para a língua portuguesa, sendo possível ter acesso a dicionário, tradutor, conjugação de verbos e um fórum em que o leitor pode tirar dúvidas.

A página oferece artigos diversos sobre assuntos dentro do idioma, como acentuação, palavras homógrafas, uso correto dos graus dos adjetivos, entre outros.O corretor está automaticamente ajustado à atual reforma ortográfica.

Flip 9

Trata-se de um pacote de corretores ortográficos, para o Português falado no Brasil e para o Português europeu, trazendo ferramentas de revisão e auxílio à escrita. O software possibilita a correção de erros ortográficos e sintáticos, sendo fácil de usar e instalar.

A versão completa é paga, mas é possível ter acesso a uma demonstração on-line de parte do programa, bastando colar o texto que se deseja verificar no quadro disponível no portal do Flip 9, limitado a três mil caracteres, e visualizar as alterações propostas. O utensílio é vinculado ao grupo de dicionários da Priberam.

Orangoo

Esse correto permite colar ou escrever diretamente no quadro disponibilizado no portal, o Orangoo cumpre a verificação ortográfica online de maneira confiável.

Além de fazer a correção em Português, o portal apresenta verificação gramatical em outros 24 idiomas, traz sinônimos e antônimos, e é alimentado pelo SpellChecker.net, considerado um dos melhores corretores ortográficos do mundo. É possível receber por e-mail, ainda, uma sugestão de correção ortográfica para seu website.

LibreOffice

Este na verdade é um corretor integrado em um software que processa e edita textos, que é de livre acesso aos usuários e abrange também outras funções, como planilhas e editor de apresentações.

Você pode baixar gratuitamente o software no seu computador e corrigir seus textos mesmo offline.

Agora você já sabe o que deve fazer para ter uma ortografia perfeita. Afinal, é desagradável ver textos mal configurados e palavras incorretas.

Dissemine conhecimento, compartilhe informação com os seus amigos.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo