Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 canais com experiências de química que você deveria conhecer

5 canais com experiências de química que você deveria conhecer

Olá,

As aulas de química costumam ser cheias de teorias, cálculos e um monte de fórmulas que confundem a cabeça dos alunos, não é verdade? Talvez por esse motivo é que alguns alunos não gostam muito desta matéria. Realizar experiências de química pode ser uma alternativa mais prática e atrativa para explicar aos alunos todas essas teorias.

Mas se você é um aluno que adora conhecer novas experiências de química e acha este assunto magnífico. Separamos aqui alguns canais do YouTube para você aprender mais sobre o universo da química.

Se você é um professor, também é uma ótima oportunidade para deixar suas aulas mais criativas, deixar os alunos mais engajados e interessados em suas aulas práticas. Confira 5 canais inspiradores do YouTube para praticar já!

Regras básicas de segurança para laboratórios de química

Antes de aprender as experiências de química mais incríveis, você precisa estar ciente de algumas dicas de segurança para que tudo aconteça como você espera e nenhum imprevisto atrapalhe.

O ambiente de laboratório exige certas responsabilidades para não tornar o local perigoso. Para isso, algumas precauções devem ser tomadas. É muito importante que exista um responsável para gerenciar o local e torna-lo seguro para quem está fazendo o experimento e para quem está observando.

Segurança em primeiro lugar, anote essas regras essenciais para usar o laboratório ou até mesmo em casa:

  • Utilize um avental ou jaleco próprio para proteger o seu corpo contra respingos de produtos químicos.
  • Use uma luva de borracha grossa para proteger suas mãos ao manusear recipientes que contém produtos químicos.
  • Nunca realize experiências químicas sozinho, você pode precisar de ajuda.
  • Nunca cheire diretamente uma substância química, alguns produtos podem causar danos irreversíveis se forem aspirados.
  • Nunca misture substâncias ao acaso. Algumas reações podem ser perigosas.
  • Utilize óculos de segurança para evitar possíveis respingos das reações químicas.
  • Se uma experiência exige diluição de ácido, é sempre importante colocar primeiro a água e em seguida a substância ácida, sempre nesta ordem.
  • Não toque a tampa dos frascos sem uma luva esterilizada para não contaminar as substâncias.
  • É muito importante que você limpe muito bem a bancada em que serão realizadas as experiências. Pois qualquer resquício de sujeira ou impureza pode causar um acidente inesperado.
  • Utilize sempre máscaras respiratórias no caso de experiências que envolvam liberação de gases ou produção de poeira.
  • Use sempre o cabelo preso para não causar acidentes.

Canais do YouTube mais famosos com experiências de Química

quimica-canais-youtube

1 – Manual do mundo

É definitivamente o canal mais famoso que traz experiências exclusivas, dicas de sobrevivência, origamis, desafios e até mágicas. Iberê Thenório é quem apresenta os vídeos e com a ajuda de sua companheira Mariana Fulfaro, eles apresentam passo a passo de várias experiências de química que vale a pena aprender.

O canal surgiu timidamente em 2008 e de lá pra cá, os seguidores e as experiências mais incríveis só crescem. O dia exato de exibição das experiências é sempre nas terças. Se quiser dar uma conferida, é só clicar neste link aqui.

2 – Química extrema

O Química Extrema é um canal cheio de experiências de química, física, biologia e até matemática. Vídeos muito explicativos que ensinam passo a passo para várias experiências interessantes. Para conferir, clique aqui.

3 – Ciência curiosa

O canal ensina várias experiências de química interessantes como: Experimento de osmose da batata, Experimento do amido e iodo e Experimento com a erosão do solo. Além disso, o canal apresenta também debates, entrevistas e análises científicas com a presença de profissionais renomados. Se quiser conferir os vídeos do canal, clique neste link aqui.

4 – Ciência hoje das crianças

Um canal ideal para auxiliar no aprendizado das crianças. Uma forma mais interativa de ensinar química através de experimentos super simples. Além disso, conta também com uma parceria com a TV Cultura, onde é apresentado um programa de animação infantil. Clique aqui para conferir o conteúdo.

5 – Área secreta

Área secreta é um canal apresentado por Vlad. Lá ele ensina de maneira descontraída várias experiências interessantes e truques que você pode usar no dia a dia. Dá ainda dicas de sobrevivência em vídeos cheios de humor. Confira aqui o canal.

Melhores experiências de química para estudar

1 – Como fazer fogo?

Neste vídeo, Iberê Thenório do Manual do Mundo, ensina como fazer fogo utilizando apenas 3 ingredientes. Experiência genial e de utilidade quando você precisar de fogo. É uma reação exotérmica capaz de produzir o fogo. Veja o vídeo abaixo.

2 – Como encher balões?

Neste vídeo do canal ABC do Saber, você aprenderá como encher balões de uma maneira totalmente diferente. Uma alternativa interessante de criar balões de hidrogênio. Confira no vídeo abaixo todo o processo:

3 – Que tal uma lâmpada de lava?

Este vídeo do canal ABC do Saber, ensina como fazer uma bela lâmpada de “lava”. O efeito é surpreendente. São 2 vídeos e um tutorial completo de como fazer esta lâmpada diferenciada. No segundo vídeo existe a explicação de como toda a reação química ocorre. Veja abaixo os vídeos:

Parte 1

Parte 2

4 – Tornado luminoso

Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, ensina neste vídeo como fazer tornado luminoso. Se você adora lâmpadas fluorescentes e luzes de neon, vai gostar dessa experiência. É realmente um efeito maravilhoso. Veja o vídeo:

5 – Mudando a cor dos metais

Neste vídeo, você aprenderá como é feita uma eletrólise por meio aquoso. A reação química é incrível, através desta experiência é possível criar uma camada de cobre sobre qualquer objeto escolhido. Confira o vídeo abaixo do canal Química Extrema como banhar objetos com cobre:

6 – O que acontece quando você mistura Gálio com Alumínio?

Neste vídeo do canal Área Secreta você verá uma experiência muito interessante que faz com que uma lata de alumínio se transforme em “papel alumínio”. Dois metais da tabela periódica que causam uma reação curiosa ao se encontrarem. Confira o vídeo abaixo:

Pronto para realizar seus experimentos químicos?

A química é uma das ciências que mais está presente no meio de sobrevivência do ser humano. A prática de experimentos de química pode ajudar a solucionar vários desafios do dia a dia e também ajudar a desenvolver soluções para necessidades reais, a exemplo de medicações para saúde.

Experiências de química estimulam a criatividade, desenvolvem o senso crítico e ainda ajuda na compreensão de fórmulas e conceitos complexos. Por isso, é altamente recomendada para complementar o ensino de alunos de vários níveis escolares.

Como você pôde ver, existem experiências químicas de vários níveis de complexidade. Crianças podem aprender com a ajuda de um adulto e também adultos podem aumentar ainda mais seus conhecimentos em experimentos mais elaborados.

Muito cuidado ao tentar alguma experiência encontrada na internet. Leia sempre a descrição dos vídeos e analise os comentários para se prevenir de informações falsas. Isso pode lhe causar prejuízos.

Esperamos ter lhe ajudado através destas dicas de melhores vídeos de experiências de química. Compartilhe estas informações para ajudar mais pessoas a terem maior conhecimento neste ramo científico espetacular.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo