Você está aqui:Home » Enem » 5 Assuntos que Mais Caem no Enem

5 Assuntos que Mais Caem no Enem

Olá, leitor

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a prova mais importante para os estudantes brasileiros atualmente. Ela se oficializou como a porta de entrada para muitas universidades e, os candidatos que desejam iniciar os estudos para a avaliação, podem contar com cinco dicas de temas que costumam cair com bastante frequência.

Recomendamos também que o aluno pegue provas anteriores para se ter uma ideia de como é o exame e pegar o jeito. Veja os temas mais comuns:

1 – Interpretação de texto

Todo o Enem é baseado na interpretação de texto. Esse é o segredo para se ir bem na prova, pois é possível economizar tempo ao entender bem o enunciado. Uma grande reclamação dos estudantes era de que a prova era enorme, com questões extensas. Isso melhorou um pouco, mas continua com foco na interpretação da pergunta. Em algumas situações, a resposta pode estar nela. Por isso, concentre-se, faça com atenção e as chances de dar certo aumentam.

2 – Linguagem

O conhecimento de movimentos literários são bastante exigidos, principalmente o Modernismo. Na prova de 2013, por exemplo, comemorou-se os 100 anos do nascimento de Vinícius de Moraes, que acabou sendo o tema da prova. O Romantismo vem em segundo como tema escolhido.

3 – Atualidades

Leia os jornais, fique por dentro. O Enem exige assuntos da atualidade que podem ser tema da redação e de questões de história, desde a Primeira República. Quando mais informação e argumento você tiver para construir e propor suas ideias, melhor deverá ser o seu desempenho.

4 – Ciência

As Leis de Newton caem praticamente em todas as provas, assim como assuntos de células-tronco e DNA. É importante ter os temas bem esclarecidos porque são conceitos da física e biologia que foram abordados nos últimos exames.

5 – Matemática

Acredite, você não precisa saber grandes fórmulas para se dar bem no Enem. A prova de matemática é longa, com perguntas grandes, mas você vai se dar bem se investir na interpretação de texto. Do mais, a regra de três vai te salvar em muitas situações.

Boa prova!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo