Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » 5 Aplicativos Para Usar na Sala de Aula 

5 Aplicativos Para Usar na Sala de Aula 

Olá, Leitores

Hoje em dia existe uma grande variedade de aplicativos em celulares, tablets e até mesmo computadores. Esses aplicativos fazem uma infinidade de coisas, desde entretenimento até coisas impressionantes como cálculo de distância e tamanho de objetos.

Esses aplicativos vivem em uma área meio cinza para muitos educadores e pessoas ligadas a educação, isso quer dizer que não existe uma opinião unanime sobre as vantagens ou desvantagens desses programas. Alguns dizem que eles atrapalham o desempenho na escola, outros dizem que eles são capazes de ajudar.

Os dois lados estão certo, não há como ter um ponto de vista firmado e sem falhas sobre o assunto. O meu ponto de vista é que a tecnologia é e sempre será uma força imparável, você precisa se adaptar a ela para conseguir avançar em muitos meios da sociedade, principalmente a educação.

Para exemplificar isso listamos alguns aplicativos que podem ser usados em sala de aula e como eles podem ser usados.

Veja 5 Aplicativos Para Usar na Sala de Aula

1- MathBoard

O MathBoard é um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS. Ele ajuda os alunos na hora de resolver cálculos, achar fórmulas matemáticas e também possui questionários e outras maneiras de ensinar o aluno.

Ele não funciona apenas como uma calculadora, ele também é uma ferramenta de ensino que pode ser usada em aulas de matemática.

O grande trunfo desse aplicativo é a interatividade com a tecnologia. Essa interatividade encanta crianças mais do que o caderno e a lousa e por isso pode ser uma melhor opção para ensinar matemática de uma maneira divertida.

2- Dicionário de língua portuguesa

O Dicionário é uma das mais importantes ferramentas no âmbito escolar. Em alguns casos ele é até obrigatório em algumas listas de material.

Esse é um app genérico, você poderá encontrar muitas versões de diversas publicadoras, mas aqui está uma sugestão para Android e iOS.

3- Stack the Countries

Geografia é uma matéria consideravelmente complicada para alguns alunos, principalmente os alunos mais novos. Lembrar dos continentes, países que formam continentes, capitais desses países, tudo isso é difícil de decorar.

Mas se você praticar o conceito de gameficação (transformar algo em jogo), o sucesso é bem maior.

Com o Stack the Countries é possível aprender a identificar países, continentes, capitais, bandeiras e outros aspectos através de joguinhos simples e divertidos. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

4- Khan Academy

Esse é um aplicativo que tem como objetivo ensinar Ciência, Economia, Artes e muitos outros assuntos. O método de ensino é feito através de vídeos. Cada área de ensino tem suas subdivisões (Biologia, Química e Física são subdivisões da área de ciência).

O aplicativo está todo em inglês, portanto ele é uma excelente ferramenta para ensinar essa língua estrangeira.

5- TED

A essa altura o TED já mostrou ser uma das principais fontes para as mais importantes palestras nas mais diversas áreas. Quer um exemplo? Dê uma olhada nos 10 TEDs para aprender sobre educação.

Com o aplicativo os alunos têm acessos a mais de 1.500 palestras ricas em conhecimento. Uma excelente ferramenta não só para a vida escolar, mas para a construção do caráter.

Então leitores, o que acharam dessas dicas?

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo