Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 5 aplicativos grátis para usar na sala de aula

5 aplicativos grátis para usar na sala de aula

Olá,

Já não é surpresa para ninguém que a escola mudou, a forma de ensinar os alunos e de aprender é outra, muito diferente de alguns anos atrás. Se você se formou há mais de 10 anos já vai perceber uma grande diferença na forma de aprender, os alunos hoje tem ao seu lado a tecnologia. Por isso vamos mostrar aqui 5 aplicativos grátis para usar na sala de aula.

Você que é professor precisa conhecer esses aplicativos, saber como usar e mostrar para seus alunos que é possível aprender dessa forma também. Muitos alunos, principalmente os mais novos, enxergam o celular ou qualquer outro aparelho apenas como brincadeira, eles não sabem que é possível aprender usando um aplicativo, por exemplo. É sua função mostrar para eles que dá para brincar e também dá para estudar com os aplicativos oferecidos.

Por isso veja os 5 aplicativos que separamos e mostre seus alunos, você pode fazer uma atividade diferente com eles e criar uma nova forma de ensinar aos alunos. O mais interessante é que todos os aplicativos que vamos mostrar aqui são gratuitos, isso quer dizer que os estudantes não terão nenhum gasto com o aplicativo, só vão precisar de tempo para usar e aprender um pouco.

Duolingo – Vamos começar com um aplicativo muito conhecido, ele já virou febre entre muitos adolescentes e jovens, provavelmente você já escutou falar sobre esse aplicativo, ele é muito bom e perfeito para quem quer estudar uma outra língua. Ele não é interessante para estudar português, mas se você é professor de inglês, espanhol ou qualquer outra língua vale a pena apresentar para os alunos. O aplicativo é gratuito e tem várias atividades interessantes, além disso você vai passando de fase ao longo do tempo e isso é bem motivador.

Baixe e experimente esse aplicativo, pode ter certeza que vai curtir muito, ele é interessante e vale a pena ter no celular ou tablet para estudar por ele.

Kahoot – Esse aplicativo você vai adorar, também é gratuito e com  ele você como professor pode criar um quiz pelo seu computador, depois é só liberar para os alunos. Os estudantes vão responder o quiz pelo aparelho móvel ou pelo computador, é uma forma de aprender bem divertida, os alunos vão estudar dentro de um conceito de games e sua aula vai ficar com cara de um game show, pode ter certeza que eles vão adorar a ideia.

Letterschool – O aplicativo é bem simples, é ideal para as crianças que estão na fase de alfabetização, com o aplicativo as crianças vão aprender as palavras e como desenhar cada uma delas. Vai ajudar a familiarizar com as letras e números, é bem interessante e pode facilitar o aprendizado já que as crianças de 3 anos já sabem mexer no aparelho celular sem mesmo saber ler ou escrever. É até interessante para as crianças que ainda não estão na escola mas os pais já querem ensinar um pouco de alfabetização para elas.

Peak – Separamos um estilo um pouco diferente mas que deveria estar entre os 5 aplicativos grátis para usar na sala de aula. Com o Peak seus alunos vão desenvolver de forma diferente, ele é um aplicativo de desenvolvimento cerebral, o app ajuda a aperfeiçoar algumas habilidades. Nesse aplicativo o aluno vai trabalhar técnicas e terá um kit de jogos diários de acordo com a necessidade que ele apresentou, é realmente muito interessante e vale a pena tentar com seus alunos. Os estudantes não podem apenas aprender as matérias, eles precisam ter uma boa memória, boas habilidades cognitivas, entre outros.

Khan Academy – O aplicativo é também bem conhecido e uma das iniciativas de educação online que ganhou maior destaque. No app é possível conferir aulas das mais diversas matérias e áreas do conhecimento, vale a pena baixar e conferir, você não vai pagar nada por nenhum desses aplicativos que mostramos.

Aproveite a oportunidade que a tecnologia nos apresenta e mostre seus alunos que existem outras formas de aprender, formas mais motivadoras e interessantes. Não deixe de compartilhar com outros professores esses 5 aplicativos grátis para usar na sala de aula, pode ter certeza que eles também vão adorar e sua escola só tem a ganhar.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo