Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 41 opções para aprender inglês intermediário de forma gratuita

41 opções para aprender inglês intermediário de forma gratuita

Olá, leitores do Canal do Ensino!

A essa altura a maioria já sabe da importância de aprender inglês para a vida profissional. O idioma como uma segunda língua já nem é mais exigência, é quase uma obrigatoriedade, principalmente no mundo corporativo. Pensando nessa necessidade, separamos aqui 39 opções para aprender inglês online.

Você que já sabe um pouco mais e se vira no idioma, pode aperfeiçoar estudando aonde, quando e do modo que quiser. Tem sites de textos, áudios, vídeos, quizzes, avaliações e todo tipo de ensino que você imaginar, inclusive curso de inglês online. Então, sem enrolação, vamos a eles. Conheça!

41 opções para aprender inglês intermediário

5 minute English

As lições são apresentadas em forma de textos explicativos, em inglês, sobre o tema escolhido. Em alguns casos, no inicio da lição, os alunos são apresentados a uma lista de vocabulário específico que será utilizado e, após, podem responder entre quizzes e exercícios sobre o assunto. Em outros casos, só há a apresentação do vocabulário, sem prática. É um site com estilo bastante tradicional e com foco na estrutura.

Aardvark’s English Forum

O site oferece exercícios variados que focam em questões gramaticais, vocabulário, expressões idiomáticas e leitura. Os exercícios são todos estruturais, mas há um espaço de interação social com outros alunos que frequentam o site e uma sessão específica para professores de língua. Apesar de visualmente poluído, tem vários recursos (tais como links para outros sites).

[O site não exibe mais o conteúdo. Conheça a plataforma gratuita de Cambridge para aprender inglês online!]

ABA English

Este site só é válido para quem está acompanhando o curso. Na seção “Vocabulário” o aluno encontra todas as palavras novas aprendidas ao longo da unidade com a tradução para o português e a pronúncia. As palavras são apresentadas em forma de lista em ordem alfabética, fora de contexto.

Para completar a seção, o aluno deve fazer o exercício “Escute-Grave-Compare” (LRC®) com pelo menos 50% de todas as palavras. O site também oferece o “Dicionário do curso” que consiste em um glossário sonoro de todas as palavras que aparecem na seção “Vocabulário” de cada unidade, também em ordem alfabética, com a respectiva tradução. São mais de 5000 palavras.

Academic English Café

O ponto forte desse site é ser direcionado a acadêmicos. Sendo assim, o vocabulário é específico da área e pode ser muito útil para aprendizes que não estejam acostumados a usar o inglês acadêmico. Também traz uma série de links para outras páginas onde há quizzes e listas de palavras.

Activities for ESL/EFL students

O design do site é simples e fácil de acessar. Há uma série de exercícios, como quizzes e jogos. Os conteúdos são divididos em gramática, vocabulário e palavras cruzadas e há uma parte do site direcionada a professores de língua inglesa. O site também apresenta atividades bilíngues.

Alison – A New World of Free Certified Learning

Comunidade de aprendizagem de cinco milhões de usuário, repleto de recursos de educação gratuitas, de alta qualidade online para ajudá-lo a desenvolver habilidades essenciais no local de trabalho. Além de cursos de língua inglesa, o site oferece aprendizado sobre outros assuntos como literatura e negócios. Os cursos possuem módulos que são apresentados por vídeos ou por exercícios interativos e, no caso da língua inglesa, esse módulos são divididos por habilidade. Apesar de a navegação do site não ser tão simples, oferece boas atividades (bastante focadas na estrutura) de vocabulário.

BBC Learning English

Bom site para adquirir e exercitar vocabulário de forma contextualizada. São oferecidos textos de diversos gêneros, entre notícias e vídeos, com exercícios e as respectivas respostas. É também oferecida a opção de baixar os áudios e os textos (em PDF). Há um link para uma seção de exercícios para exames de proficiência, com atividades de vocabulário, entre outras. Predomina o inglês britânico.

Better English

A organização do site é bem clara. Após clicar no link vocabulário, o aluno é apresentado a uma lista de categorias de vocabulário (incluindo vocabulário para negócios, viagem, expressões idiomáticas). Cada uma dessas categorias é praticada por meio de quizzes e exercícios controlados. Há pouco espaço para desenvolvimento da habilidade comunicativa com foco no significado.

[O site não exibe mais o conteúdo. Conheça a plataforma gratuita de Cambridge para aprender inglês online!]

Busuu – Aprender idiomas online grátis

Além de disponibilizar lições com diversas atividades divididas por temas variados, o site é uma rede social onde os alunos podem interagir, criar grupos de discussão e ajudar um ao outro em relação à língua (o estudante receberá feedback de falantes de língua inglesa e dará feedback para aprendizes de língua portuguesa). As instruções são claras e objetivas fazendo o site fácil para navegar.

Cambridge English

Não apresenta muitas opções de vocabulário, mas as atividades são geralmente comunicativas e contextualizadas e com o endosso da Cambridge, o que traz credibilidade. É um site bastante interativo e apresenta recursos variados, o que pode ser especialmente bom para iniciantes.

Duolingo

O site é uma espécie de rede social/jogo, no qual é possível ver quais outros amigos (do Facebook) estão inscritos e o que estão fazendo. Além de auxiliar no aprendizado de vocabulário, o site também traz a pronúncia das palavras e solicita a tradução de expressões (inglês-português) para a melhor fixação do conteúdo. Apresenta grande variedade de atividades e vocabulário, é bastante interativo, e de fácil navegação.

English Central

É de fácil navegação e de organização clara. É possível escolher lições por temas e nível. As lições são apresentadas em forma de vídeos em inglês (com legendas em inglês), sendo que alguns são feitos por professores de inglês e outros são vídeos autênticos. As legendas são também utilizadas de forma a destacar vocabulário novo e após cada vídeo, os aprendizes podem responder a um quiz autocorretivo sobre o assunto trabalhado.

O site também oferece a chance de gravar a fala e receber feedback comparativo. Apesar dos vídeos serem em inglês, geralmente a explicação gramatical e a interação com o aluno é feita na língua nativa do estudante, a qual é obrigatoriamente informada no registro do site.

English Club

Seleção de lições por temas e nível, apresentadas em forma de textos explicativos, em inglês. Após o término de cada lição, os alunos são apresentados a uma lista de vocabulário específico utilizado. O site também recomenda outros sites para serem visitados para cada habilidade. Há pouco espaço para desenvolvimento da habilidade comunicativa com foco no significado, sendo a maioria das atividades apresentadas de forma controlada, com texto e áudio não autênticos.

English Daily

Boa ferramenta para usuários que já possuam conhecimento da língua e desejem se aprofundar. Apresenta atividades variadas e a inovação fica por conta de um gráfico em forma de pizza através do qual o participante pode acompanhar o seu escore nas atividades desenvolvidas. Pode-se exercitar o vocabulário em temas específicos ou escolher, por exemplo, gírias e expressões idiomáticas, além de provérbios e charadas. Bom uso de imagens ao longo das site também apresenta a vantagem de listar outros recursos gratuitos online complementares.

English experts

A parte de vocabulário do site fornece todas as explicações em português, o que pode facilitar para quem está tendo o primeiro contato com a língua. Não existem exercícios de vocabulário, somente dicas para aprender palavras. Entretanto, na seção de gramática, há alguns exercícios cujas respostas são postadas pelo administrador na parte de comentários.

O site não tem o propósito de propor atividades para praticar o inglês, mas de oferecer dicas para aprender o idioma, algumas vezes indicando outros sites gratuitos para exercitar o inglês.

English for Everybody

O site é dividido por cursos (multimídia, business, para exames, ESP, etc.) Para cada um, existem vários níveis. A maioria dos exercícios pode ser feita sem auxílio de professor, basta clicar nos links das respostas, quando houver. Há também games que podem ser jogados online ou baixados.

O inglês britânico é predominante. Se o aluno tem dúvida sobre alguma questão, há o link para o “Ask the Prof.” onde as perguntas podem ser postadas e respondidas por um professor.

English for Life

O site é da Oxford, o que traz credibilidade. É interativo, trabalha com vocabulário e gramática. Há textos nos quais o aluno deve preencher as palavras faltantes, alguns jogos (nada muito sofisticado, mas podem ser eficientes) e testes, o que possibilita ao aprendiz acompanhar o seu progresso. O site é limpo e fácil de acessar.

English Grammar for You

A parte de vocabulário está dividida nas seguintes categorias: numbers; communication situations; common phrases; e easily confused words. Estas, por sua vez, estão organizadas em subcategorias e cada uma remete a uma página onde estão listadas palavras relacionadas. Em alguns casos, há um link para exercícios para serem feitos online.

English Grammar Secrets

É de fácil navegação e de organização clara, é possível escolher lições por categoria gramatical e, dentre essas, há uma categoria chamada ‘vocabulary’. Que remete a uma série de exercícios guiados para o aprendizado/fixação de vocabulário. O site também recomenda outras páginas para serem visitadas para cada habilidade, incluindo um para English for presentations.

English Leap

Este site tem uma proposta diferente da maioria dos outros, no sentido que ele traz uma série de dicas para a aprendizagem de vocabulário. Ao clicar em ‘improve English vocabulary’ (dentro de ‘helpful tips’), o estudante será direcionado a uma seção com uma série de dicas para a aprendizagem de vocabulário. É bastante estrutural, focando em memorização de palavras de forma descontextualizada, mas pode ser um recurso interessante para consulta.

EngVid

As lições são apresentadas em forma de vídeos feitos por professores de inglês (com legendas também em inglês) e, após o término de cada vídeo, os alunos podem responder a um quiz autocorretivo sobre o assunto trabalhado.

Apesar de haver pouco espaço para o desenvolvimento da habilidade comunicativa com foco no significado, a linguagem utilizada no vídeo é bastante comunicativa, oferecendo oportunidades de negociação de significado. Os vídeos oferecem diferentes registros e sotaques.

ESL Podcast

A versão gratuita consiste em diálogos em áudio, contendo frases e expressões do dia a dia, construídos para fins didáticos e pronunciados vagarosamente para o aluno acompanhar lendo a versão escrita. Após a reprodução da gravação de cada diálogo, um professor explica cada parte do diálogo, em inglês, e fornece a definição dos temos destacados no texto.

ESOL courses – Free English lessons online

É um site com várias atividades, que podem ser selecionadas por habilidade, nível, ou tipo. Elas são bastante simples, mas o escopo do vocabulário é o mais variado possível. Uma seção interessante é de quizzes (gap filling) com músicas (inclusive atuais!).

Goethe Tests

Esse site oferece cerca de 200 testes de vocabulário. Não há uma versão com português brasileiro, então algumas expressões podem causar certo estranhamento em função de serem com o português de Portugal. Os testes são um pouco descontextualizados, mas essa parece ser uma tendência geral da grande maioria dos sites – e há usuários que gostam desse estilo de aprendizagem. O site é bem simples e de fácil navegação.

Language.com’s Online English Courses

70 unidades, divididas em níveis desde o iniciante até o intermediário superior. É apresentado em inglês. As chaves explicativas do vocabulário a ser empregado ao longo dos exercícios é o ponto de sistematização para guiar o participante, mas é importante que ele tenha em mãos um dicionário ou faça uso de um recurso online para compreensão da gramática utilizada.

Learn American English Online

As palavras são agrupadas por categoria semântica e vêm acompanhadas da ilustração. Na maioria das vezes, a palavra não é contextualizada, mas, em alguns casos, ela tem um link que direciona para um vídeo em que várias palavras daquele grupo semântico são pronunciadas enquanto as figuras aparecem ou para um pequeno diálogo, na modalidade escrita, produzido para fins didáticos.

Existem também links para exercícios que remetem a arquivos em PDF com questões de múltipla escolha cujas respostas são fornecidas no rodapé. No nível mais avançado, são oferecidos links para textos não didáticos.

Learn English for free with Elllo!

O site é não tem uma navegação tão simples, mas tem bastante conteúdo interessante e comunicativo; os alunos podem acessar quizzes e jogos para praticar. O site disponibiliza vídeos de miniaulas e diálogos em áudio (e transcritos) sobre assuntos diários.

Learn English Through Songs

São 131 aulas através de músicas que devem ser ouvidas junto com os exercícios que o aprendiz pode fazer no computador ou impressos. O vocabulário é bastante variado e nas folhas de exercícios (e mesmo no vídeo de cada música) há boas explicações sobre o vocabulário. A navegação é simples. A única ressalva é o fato de as músicas não serem atuais (anos 70, 80 na sua maioria).

Learn English Online

Bom site para iniciantes reais na aprendizagem do inglês e para aprender a praticar a gramática básica com testes de vocabulário ao final de cada lição. Mesmo apresentado em formato monolíngue, as lições avançam do nível iniciante até uma proficiência intermediária e oferecem uma variedade de temas gerais.

Destaca-se um quadro explicativo de como o usuário pode melhor aproveitar o recurso oferecido, indicando do que é necessário fazer download. Como opção, são sugeridos livros que podem ser adquiridos para aprofundar a aprendizagem dos temas tratados. Acompanham ilustrações indicativas das ordens das atividades para beneficiar aprendizes iniciantes. A coleção de atividades é variada.

Learning English online

Um bom site para se aprender vocabulário contextualizado de forma lúdica. Há 190 páginas de palavras disponíveis. Há dois links principais: um com explicações e outro com diversos tipos de exercícios e jogos, que envolvem desde palavras cruzadas a diálogos com o áudio e o roteiro incluindo palavras que remetem para os respectivos significados e exemplos de uso.

Learning English online at Warwick

A parte de vocabulário traz listas de vocabulário acadêmico, para palestras e técnico. Há apenas 3 quizzes de vocabulário para serem feitos, o que acaba por transformar o site em um repositório. De qualquer forma, é mais vocabulário para fins específicos, o que o torna atraente para alguns aprendizes. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 10/08/2017)

Lessons for Learning Well

Este é o site que apresenta um contexto de uso real do campo semântico da alimentação. É portal que tem por objetivo ensinar os usuários a fazerem escolhas gastronômicas saudáveis e, através do tema, desenvolver a língua de modo interessante. As lições enfatizam a aprendizagem do vocabulário de modo aplicado e contextual. Excelente para aprendizes já com nível de proficiência intermediária. Destaque-se que o site apresenta variações linguísticas nas falas, um aspecto contemporâneo e rico relacionado aos usuários e contextos de utilização da língua inglesa.

LingoHut

O site disponibiliza 109 lições divididas em temas e estruturas linguísticas. Cada lição acontece em uma janela interativa na qual usuários leem e escutam os vocabulários em ingês e sua tradução, tanto quanto fazem atividades de tradução e gravam sua pronuncia para comparar com a disponível pelo site.

Livemocha

A parte de vocabulário mostra palavras e expressões com links para a gravação da pronúncia, a figura ilustrativa, a tradução e a definição da palavra ou expressão com um exemplo de uso. Não há exercícios específicos de vocabulário. Há atividades com habilidades integradas (ler/escrever, ler/falar, ouvir/escrever e ouvir/falar), o que é um ponto positivo do site, em que o aluno é levado a exercitar o vocabulário e as estruturas da língua.

My English Pages

Apresenta grande variedade de assuntos e habilidades. Contém testes de múltipla escolha e explicações gramaticais diversas. É de fácil navegação e de organização clara (há uma coluna no lado esquerdo da tela com as opções oferecidas pelo site).

Palabea

É um ponto de encontro. Um site no qual as pessoas se inscrevem para aprender uma língua estrangeira através de vídeo chats com falantes nativos da LE. As pessoas tanto podem oferecer uma ‘aula’ sobre um assunto que o/a interesse e esperar o interesse de alguém, quanto pode procurar da língua.

TED

É um repositório de vídeos feitos em TED (Technology, Entertainment and Design) Conferences. Os vídeos trazem legendas em português, o que permite que mesmo aprendizes não tão fluentes na língua consigam entender as falas. É conteúdo autêntico e de qualidade, mas não há nenhum tipo de interação ou feedback, já que não oferece oportunidades para prática.

U.S.A. Learns – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 21/12/2015)

Bom recurso online que fomenta a aprendizagem do vocabulário da língua com base em imagens de qualidade. Embora a língua seja apresentada em formato monolíngue, a compreensão é bastante facilitada para o usuário iniciante. Destina-se ao acesso por telefone ou ipad. As unidades são temáticas e a consolidação lexical é o ponto alto, a partir de atividades variadas, jogos e ênfase em prática e uso.

Using English for Academic Purposes

De fácil navegação, este site traz, na parte de vocabulário, vocabulário acadêmico em geral e seções de áreas especificas. Na seção ‘background’, há um glossário cheio de palavras ligadas ao inglês acadêmico, que foi o ponto alto do site. Há uma seção de links que direciona a outros sites que oferecem suporte ao inglês acadêmico.

Verbling

São oferecidas aulas online através de vídeo conferência. Até nove alunos podem participar das aulas simultaneamente. Para se inscrever para aulas ao vivo, é preciso pagar. Entretanto, os vídeos com as aulas passadas e o arquivo com as atividades são disponibilizados gratuitamente no site. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 07/12/2015)

Vocabulary.com

Este site contém um dicionário e também uma ferramenta construída para a aprendizagem de vocabulário. São 100.000 perguntas sobre o significado de palavras (através de sinônimos e paráfrases, tudo em inglês). Conforme o aprendiz vai avançando nessa ‘challenge’ (é o nome do mecanismo de testes), ele/a vai ganhando pontos. O interessante é que o site mantém o registro das palavras que você errou, ou para as quais pediu ajuda e volta a apresentá-las para o aprendiz de tempos em tempos, até que ele acerte seu significado. É visualmente atraente e de fácil navegação.

Ufa! Sem desculpa para não aprender inglês, hein. Antes você se virava na língua, agora já pode sair falando!

Aproveite!

Até mais.

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo