Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 4 Tecnologias Para Usar na Sala de Aula

4 Tecnologias Para Usar na Sala de Aula

Olá, leitores

A tecnologia é uma poderosa ferramenta nos dias de hoje, sem a tecnologia não seria possível escrever esse texto e publicá-lo na internet para que pessoas de qualquer lugar do mundo pudessem ler. A tecnologia deve ser incorporada em muitos aspectos da nossa vida, incluindo na educação.

Durante um bom tempo existia a proibição de celulares de outros aparelhos dentro da aula, mas isso está mudando com novas noções de educação e com novos aplicativos que podem ser usados com propósitos bem específicos.

Veja 4 tecnologias para usar na sala de aula

Como dissemos, é bem possível incorporar algumas tecnologias nas aulas para impulsionar o aprendizado, engajar os alunos e melhorar os estudos.

YouTube e outras plataformas de vídeo

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Então imagine quantas palavras vale um vídeo. O YouTube, assim como outras plataformas de vídeo, oferece centenas de conteúdos diferentes relacionados a várias áreas da educação.

Quase certo que é possível encontrar um vídeo ou minidocumentário que irá complementar a lição que está sendo ensinada.

Jogos e aplicativos

Smartphones e Tablets estão cada vez mais comuns hoje em dia, assim como jogos e aplicativos educacionais. Crianças e pré-adolescentes adoram jogos, eles são divertidos e tem muito mais facilidade em engajar os alunos na hora de aprender alguma matéria, os jogos também podem criar uma competição saudável entre os alunos, aumentando ainda mais o aprendizado.

Redes sociais

O Facebook e outras mídias sociais podem ser um problema. Afinal os alunos não querem desgrudar do celular para ficar checando as atualizações de todo mundo que eles seguem, mas é possível utilizar essas redes sociais para o bem.

Através do Facebook, por exemplo, é possível criar um grupo da sala, ou um tópico para a matéria ser discutida. Os alunos se sentirão mais livres para entrarem na discussão. O melhor que isso pode ser feito até mesmo fora da sala de aula dano uma “esticadinha” na aula.

Blogs

Os blogs também podem funcionar como uma extensão da sala de aula. Como mais espaço que um post do Facebook e com mais recursos, é possível criar postagens para estender a lição dada. Melhorar o aprendizado dos alunos através de recursos multimídias, poder passar recomendações de vídeos e por aí vai.

Com um blog, mesmo que simples, é possível criar explicações sobre a matéria, uma área para responder dúvidas nos comentários e muitos outros recursos.

Então leitores, qual a sua opinião sobre a tecnologia em sala de aula?

Até o próximo texto!

comentários (1)

  • custodio carlota

    Na minha óptica, as redes sociais na sala de aula não farão o sentido, pós estes não despertaria atenção do aluno na sala de aula, pois desviaria a quilo que seria o objectivo da aula .

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo