Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » Livros Online: 56 sites para você baixar gratuitamente

Livros Online: 56 sites para você baixar gratuitamente

Olá, leitores!

Os homens, em sua maioria, aprendem a ler para satisfazer uma mesquinha conveniência, assim como aprendem a calcular a fim de organizarem sua contabilidade e não serem enganados no comércio, mas sabem pouco ou nada a respeito da leitura como um nobre exercício intelectual.”

Henry David Thoreau

O ato de ler tem como principais funções expandir a mente, estimular a memória e aprender mais sobre um assunto. Não importa o tempo dedicado a essa atividade, o que vale é aproveitar todos os benefícios que a leitura traz para nossa vida.

O Instituto Pró-Livro divulgou recentemente uma pesquisa mostrando que 56% da população brasileira tem o hábito da leitura. Para a obtenção desses resultados, foi necessário o entrevistado afirmar que leu ao menos um livro nos últimos três meses.

Apesar de parecer um número elevado, é fato que uma pequena parcela da população brasileira tem o costume de ler; geralmente, as pessoas alegam que não têm tempo para ler, que não têm interesse na leitura ou que não têm condições de comprar livros. Esse último problema está começando a ser solucionado, já que podemos baixar livros gratuitamente.

Por que ler livros é importante?

Ler é uma atividade fundamental que deveria fazer parte da nossa rotina. Entre os benefícios da leitura estão a maior capacidade de interpretação de texto, o aprimoramento do vocabulário e a apreensão de conhecimento e informação.

Além disso, durante a leitura, trabalhamos a capacidade de imaginar e idealizamos as palavras que o escritor apresentou naquelas linhas. Você exercita a criatividade, potencializa a interpretação de fatos e desenvolve a capacidade de argumentação.

Como disse o escritor Hermann Hesse:

“Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo.”

Ao ler com mais frequência, você desenvolve visão crítica sobre o que acontece ao seu redor, tem uma opinião mais realista e racional a respeito de determinadas situações e constrói argumentos sólidos acerca dos fatos.

Isso é exatamente o que Bill Gates quis dizer com sua famosa frase: “sem livros, sem leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever — inclusive a sua própria história.”

Ler ainda ajuda a aprimorar seus conhecimentos em relação à sua profissão. Como? Ao ler livros sobre sua área de atuação, você:

  • Adquire maior capacidade de persuasão;
  • Desenvolve oratória e formas de expressão;
  • Formula novas opiniões e pontos de vista;
  • Desenvolve senso crítico;
  • Conduz melhor as relações interpessoais;
  • Expande o repertório cultural;
  • Aumenta o autoconhecimento.

Como adquirir o hábito da leitura?

O ideal é incentivar que as crianças comecem a ler desde os primeiros anos de vida. Mas, se você não recebeu esse estímulo durante a infância, não se preocupe. Você pode adquirir esse hábito com o tempo, veja como:

Escolha um assunto que te interesse

Não adianta começar a ler um livro que não é do seu interesse. Se você não tem o costume de ler, isso poderá ser um verdadeiro martírio. Para adquirir o hábito da leitura, comece escolhendo livros sobre assuntos que te agradem. Amplie seus conhecimentos sobre os temas que mais chamam a sua atenção e, com o tempo, você começará naturalmente se interessar por outros assuntos.

Determine um horário para leitura

Os neurologistas explicam que o indicado é ler um livro trinta minutos antes de dormir, pois  temos a capacidade de assimilar melhor o conteúdo durante o sono. Isso é apenas uma sugestão, você pode determinar outros horários que sejam mais confortáveis para você.

Se você só consegue ler no ônibus, voltando do trabalho, então aproveite esse momento e viaje no universo das palavras. Baixe um livro da internet e comece a lê-lo, você verá como sua vida e sua percepção sobre o mundo irão mudar.

Trabalhe com metas

É interessante determinar metas para a leitura de livros. Por exemplo, se você estiver começando a adquirir o hábito da leitura, um livro por mês é um ótimo propósito.

Se você já está acostumado a ler, é possível aumentar esse objetivo para um livro por quinzena ou por semana. Faça uma lista de livros e planeje que irá ler todos eles em “x” meses.

Quando falamos sobre colocar metas e determinar horários, você não precisa entender isso como algo obrigatório, são apenas dicas para facilitar a aquisição do costume da leitura.

Faça da leitura um hábito e não uma obrigação

Essa dica é muito importante, pois se você fizer da leitura uma obrigação, o ânimo de ler irá “por água abaixo”. Ao ler um livro, é preciso que sintamos prazer, que sintamos vontade de entrar no universo que o autor criou. Ler é terminar um capítulo e ficar ansioso para começar o próximo.

Quais os livros mais lidos no Brasil?

De acordo com uma pesquisa recente, os 10 livros mais vendidos no Brasil em 2017 foram:

  1. Batalha Espiritual, de Padre Reginaldo Manzotti – 87 mil cópias vendidas;
  2. O Homem Mais Inteligente da História, de Augusto Cury – 85 mil cópias vendidas;
  3. Por que fazemos o que fazemos?, de Mario Sergio Cortella – 71 mil cópias vendidas;
  4. Rita Lee: uma autobiografia, de Rita Lee – 67 mil cópias vendidas;
  5. O Poder da Ação, de Paulo Vieira  – 61 mil cópias vendidas;
  6. Ansiedade: como curar o mal do século, de Augusto Cury – 59 mil cópias vendidas;
  7. Propósito: a coragem de ser quem somos, de Sri Prem Baba – 56 mil cópias vendidas;
  8. Quatro Vidas de um Cachorro, de Bruce Cameron – 52 mil cópias vendidas;
  9. Harry Potter e A Criança Amaldiçoada, de J.K. Rowling – 49 mil cópias vendidas;
  10. Depois de Você, de Jojo Moyes – 44 mil cópias vendidas.

Baixando livros online

Não é novidade que a internet facilita a leitura: existem sites que disponibilizam livros gratuitos e, para fazer o download, basta clicar sobre o livro selecionado e baixar o arquivo.

Sites para baixar livros gratuitos

sites para baixar livros gratuitos

Fonte: Reprodução

Estes são alguns sites para você baixar livros gratuitos, de forma segura e confiável, pois se tratam de sites especializados e que trabalham dentro da legalidade. Vamos a eles:

1. Biblioteca Digital Camões

Traz uma coleção de obras para baixar e ler gratuitamente, sobre temas como história, literatura, arquitetura, música e artes. O site não exige cadastro e os livros estão disponíveis para dispositivos móveis ou em PDF.

2. Google Books

O Google Books pesquisa a disponibilidade do titulo e, caso esteja entre os livros de domínio público, poderá ser feito o download em PDF.

3. Domínio público

Sob responsabilidade do Ministério da Educação, este site oferece milhares de livros para download, entre os quais se destacam as 21 obras de Fernando Pessoa.

4.  Universia

Esse site possui um acervo de 1.000 obras, entre elas textos científicos, clássicos da literatura e biografias de personalidades.

5. Open Library

A Open Library tem como objetivo catalogar todos os livros que já foram publicados no mundo. Atualmente, a plataforma conta com 1 milhão de títulos disponíveis para download, em praticamente todos os idiomas.

6. Brasiliana 

Esse site é desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP) e possui um acervo com mais de 3000 livros para download. Entre as obras, destacam-se manuscritos e documentos históricos considerados verdadeiras raridades.

7. Blog Midia8 

Outra plataforma que possui muitos livros online é o Blog Midia8. Nele, você encontrará mais de 200 obras sobre comunicação em português, inglês e espanhol.

8.  Casa de José de Alencar

Se você quer conhecer as obras de José de Alencar, esse é o site ideal, já que nele estão disponíveis para download 14 obras do autor, considerado o pai do romance no Brasil.

9. Read Print 

Se você fala, ou estuda, inglês, por que não adquirir o hábito de ler livros nesse idioma? No site Read Print, você encontra mais de 8 mil obras em inglês, para estudantes, professores e apaixonados por clássicos.

10. Biblioteca Digital de Obras Raras

Essa é outra plataforma desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP), mas seu conteúdo é voltado principalmente para pesquisadores. Atualmente, o site possui mais de 30 obras em diversos idiomas.

11.  Amazon

A Amazon é uma das maiores lojas virtuais da atualidade. No site, você encontrará milhares de e-books para comprar e também arquivos que podem ser baixados gratuitamente.

12. Biblioteca Nacional de Portugal

O portal da Biblioteca Nacional de Portugal traz livros online e conta com uma sessão exclusiva que contém os manuscritos de José Saramago.

13. Machado de Assis 

Essa plataforma foi criada pelo Ministério da Educação e disponibiliza a obra completa de Machado de Assis para leitura online. Lá, você encontra crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.

14. Biblioteca Mundial Digital 

Esse site oferece centenas de documentos históricos de todas as regiões do planeta. Os arquivos estão em diversos idiomas e disponíveis para leitura online.

15. Dear Reader 

Sabe quando você tem vontade de ler um livro, mas tem receio de gastar dinheiro com algo que não vai gostar? Se é o seu caso, esse site é para você. O Dear Reader disponibiliza para leitura online dois ou três capítulos do livro escolhido. Assim, você começa a ler o livro e decide se vale ou não a pena investir nessa obra literária.

16. eBooks Brasil

O eBooks Brasil permite baixar gratuitamente livros em diversos formatos. É só escolher o título e começar a leitura.

17. Projeto Gutenberg

O Projeto Gutenberg possui um acervo com mais de 100 mil títulos para você baixar e ler.

18. Unesp Aberta

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) criou o portal Unesp Aberta, que disponibiliza gratuitamente livros e outros materiais pedagógicos. Inicialmente, a plataforma foi desenvolvida para alunos da universidade, mas hoje está aberta para consulta.

19. Lê Livros

É uma plataforma que traz diversos livros para leitura online. Você pode adquirir o plano premium para baixar os arquivos, mas também há obras para download gratuito, como a coleção “Harry Potter”, por exemplo.

20. Feedbooks

O Feedbooks é um site francês que oferece obras de domínio público e obras disponibilizadas por seus autores. Na plataforma, há livros pagos e gratuitos e os textos estão em inglês.

21. Cultura Acadêmica

Esse é outro site desenvolvido pela Unesp. Nele, você encontra centenas de livros acadêmicos sobre diversas áreas do conhecimento. Grande parte das obras estão disponíveis para download gratuito.

22. Free-Ebooks.net

Essa plataforma disponibiliza obras de autores renomados, como Jane Austen, George Orwell, Agatha Christie e Emily Brontë. O site também traz a opção de baixar gratuitamente diversos títulos acadêmicos e, se você é apaixonado por culinária, no Free-Ebooks.net você encontrará diversos livros com receitas de pratos de vários países e de comidas especiais para vegetarianos.

23. Saraiva

A livraria Saraiva é uma das maiores do país. Como forma de agradecimento a seus clientes, a loja oferece, gratuitamente, mais de 170 livros digitais para download.

24. Smashwords

Esse site é destinado a autores independentes que buscam publicar suas obras sem recorrer às grandes editoras. Se você gosta de escritores e obras pouco usuais, esse é o lugar ideal para você baixar livros.

25. Loyal Books

O Loyal Books oferece aos leitores centenas de títulos para baixar gratuitamente e, se você se interessa por audiolivros, no site há diversas obras nesse formato, que você pode baixar e ouvir em MP3.

26.  Bookbub

O Bookbub traz uma série de ebooks gratuitos e recomenda livros de acordo com os interesses do usuário cadastrado no site. A plataforma ainda oferece algumas obras que podem ser baixadas a preços populares.

27. MobileRead Forums

Além de baixar livros gratuitamente e em diversos formatos, com o MobileRead Forums você pode participar de fóruns virtuais para discutir obras e dar e receber dicas sobre livros e autores.

28. ManyBooks

O site conta com um acervo de mais de 33 mil livros, os quais você pesquisar por título, autor ou gênero literário.

Conheça outros sites para baixar livros de graça:

29. Classic Bookshelf

30. Page by Page Books

31.  Classic Book Library

32. Classic Reader (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 04/12/2019)

33. Bibliomania

34. Bartleby

35. Fiction.u

36. Free Classic Literature

37. Textbook Revolution

38. Wikibooks

39. Know This Free Online Textbooks (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 04/12/2019)

40. Online Medical Textbooks

41. Online Science and Math Textbooks

42. MIT Open Courseware Supplemental Resources

43. Free Business Textbooks

44. Online Mathematics Texts

45. Science and Engineering Books for free download

46. FreeScience.info

47. International Children’s Digital Library

48. Ideology.us

49. Free Books on Yoga, Religion and Philosophy

50. Religion eBooks

51. The Complete Works of William Shakespeare

52. Public Bookshelf

53. Plays Online

54. The Internet Book Database of Fiction

55. Baen Free Library

56. John T. Cullen

Por onde começar?

Com tantas opções de sites para baixar livros, é possível que você fique em dúvida, sem saber por onde começar. Mas não se preocupe, pois preparamos uma lista com as obras mais lidas em meios digitais. Assim, você consegue definir com mais facilidade seu ponto de partida. Confira!

Você acha que faltou algum livro? Qual obra você mais gostou de ler? Compartilhe conosco!

Tenha uma ótima leitura e até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo