Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 4 programas educacionais do governo paulista para jovens e adultos

4 programas educacionais do governo paulista para jovens e adultos

Olá, pessoal!

Você que é de São Paulo: conhece tudo o que o governo estadual tem para oferecer em termos de educação? Saiba tudo sobre os programas educacionais do governo de São Paulo para jovens e adultos.

Se você já é adulto ou passou da época de terminar o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade correta, pode conquistar o certificado de conclusão dessas etapas da escolaridade por meio desses programas educacionais gratuitos do governo voltados a esse público.

Entre eles estão o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

Programas educacionais do governo paulista para jovens e adultos

Conheça cada um desses programas:

Encceja: o exame, que é oferecido para jovens e adultos a partir de 15 anos, é exclusivamente voltado para a conclusão do Ensino Fundamental. Aqueles que não atingirem o desempenho necessário para obter o certificado ainda poderão solicitar o atestado parcial de conclusão nas áreas de conhecimento nas quais atingiu a nota necessária. A partir disso, o candidato pode prestar novamente o exame ou concluir as demais disciplinas por meio da EJA ou em um CEEJA. A avaliação é aplicada anualmente pelo Inep. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 03/10/2017)

EJA: mais de 1600 escolas estaduais paulistas oferecem as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse modelo é possível concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. As aulas do Ensino Fundamental são abertas para alunos a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o Ensino Médio precisam ter, no mínimo, 18 anos. Os módulos de 6 meses cada são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. O curso conta com quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira.

Enem: jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Médio podem fazê-lo por meio do Enem também. No momento da inscrição, os candidatos com mais de 18 anos que desejam obter o certificado dessa etapa devem assinalar essa opção. Quem não conquistar a nota exigida para obter o certificado poderá solicitar o atestado de conclusão parcial. As demais disciplinas também podem ser concluídas por meio da EJA e CEEJA.

CEEJA: o diferencial deste modelo é que ele oferece carga horária flexível e dá oportunidade a alunos com mais de 18 anos que querem voltar à sala de aula. No CEEJA, o aluno recebe o material de ensino no ato da matrícula e é orientado a criar um plano de estudos. Sempre que sentir necessidade, pode recorrer ao centro para tirar dúvidas presenciais com professores. São 31 unidades do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

Site da Secretaria de Educação

O site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo sobre o Educação para Jovens e Adultos explica em detalhes cada um dos programas educacionais acima e como fazer para participar deles. Lá você ainda encontra vídeos, notícias sobre escola, alunos, professores, educação, artigos, opiniões e as redes sociais para saber as novidades sobre ensino e aprendizagem.

Fique por dentro de tudo o que você tem direito para ter a educação que merece. Lembrando que todos esses projetos do governo para a educação são gratuitos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo