Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 4 métodos eficazes para praticar redação

4 métodos eficazes para praticar redação

Além das questões alternativas, os principais vestibulares do Brasil exigem que os estudantes façam uma redação que, em alguns casos, tem caráter eliminatório

Olá, pessoal!

Um dos maiores medos dos estudantes que vão prestar vestibular e fazer a prova do Enem é a redação. Isso porque, apesar do nome pequeno, ela tem o poder de classificar ou desclassificar um estudante devido ao peso de sua nota que influencia e compõe o resultado final do exame.

Sem alternativas ou opção de chute, na redação o que conta é a criatividade e, principalmente, a qualidade. Ao contrário das demais questões, também não existem exercícios ou conteúdos para serem estudados anteriormente, ou seja, para se sair bem, só mesmo lendo muito e, claro, escrevendo.

Pensar em um texto e transformar as ideias em palavras e frases coerentes exige muito do estudante. Além da criatividade, do vocabulário e da gramática, é preciso ter conhecimento sobre diversos temas, principalmente o que foi proposto no exercício. Afinal, no Enem e na maioria dos vestibulares, o maior objetivo é fazer com que os jovens reflitam sobre os problemas que afetam a vida dos brasileiros em geral, demonstrando o que eles pensam sobre a questão.

Por isso, especialistas recomendam aproveitar um bom tempo para treinar a redação. O ideal é que antes das provas os alunos já tenham desenvolvido o seu senso crítico em relação a temas da atualidade e que estão sempre em pauta nas conversas  e situações do dia a dia.

Dessa forma, alguns métodos podem ajudar os estudantes a treinarem a redação. Abaixo, selecionamos as principais dicas e técnicas para garantir uma boa nota na redação e, claro, a tão sonhada vaga na faculdade:

pessoa-escrevendo

  • Leia revistas e jornais. Para desenvolver o senso crítico é preciso se informar nas mais variadas fontes. Os jornais e as revistas trazem todos os dias problemas enfrentados pelos brasileiros diariamente e que podem ser o tema da redação. De política à questões sociais e ambientais, é preciso saber o que está acontecendo no país e no mundo para não ser pego de surpresa na hora da prova;
  • Aposte em documentários e leitura de textos críticos. A opinião dos outros é de extrema importância para a criação de uma opinião própria. Uma boa dica é ler textos em revistas e sites de pessoas com as quais você se identifica para formar a sua crítica sobre determinados temas e entender o motivo do debate de algumas questões. Além disso, documentários geralmente reúnem nomes importantes e trazem uma visão mais ampla de algumas situações, o que pode enriquecer a discussão;
  • Filmes e novelas. As novelas geralmente discutem temas atuais, fazendo com que os estudantes estimulem o cérebro inconscientemente;
  • Livros. O vocabulário conta e muito na hora da redação. Além disso, os livros são uma ótima fonte de conhecimento e, principalmente, de ideias. Os tipos de narrativa, de emprego de palavras e frases, bem como as histórias, são itens que podem ajudar a estimular a criatividade.

E qual é o seu método preferido?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo